Com um território incomum, o Chile é um dos países mais versáteis da América do Sul. Com 4.300 quilômetros de comprimento e em média 175 quilômetros de largura, possui clima variado, indo do Atacama, o deserto mais seco do mundo, a um clima alpino, com neve, geleiras, vulcões e belíssimos lagos. A cordilheira dos Andes está localizada por toda a fronteira oriental do Chile, tornando o país um dos integrantes da América Andina.
No centro desse país de contrastes e paisagens diversas está localizado Santiago, a capital chilena. Limpa, organizada e moderna, a cidade também é o polo financeiro do país.
Conhecida pelos seus cerros, vinhos e vistas exuberantes, Santiago foi pra nós um grata surpresa. É uma das cidades mais ecléticas que já conheci! Moderna mas com seu toque histórico, viajando para Santiago você conseguirá visitar excelentes museus, comer em ótimos restaurantes, tomar um bom vinho, apreciar lindos parques e castelos e, se for inverno, esquiar. Mesmo sem neve, os passeios para a cordilheira oferecem vistas e paisagens inesquecíveis. Neste post, darei algumas dicas do que fazer em Santiago com dicas e informações úteis para tornar sua experiência tão boa quanto foi a minha.
Ficamos em Santiago sete dias. Aconselho reservar um dia inteiro para visitar o Valle Nevado ou para um passeio na Cordilheira, caso as pista de esqui não estejam abertas. Também reserve um dia completo para um bate e volta em Valparaíso e Viña del Mar.
Viajamos para Santiago em Setembro de 2014. Não tinha pousado ainda e já estava encantada com a beleza do lugar. Sobrevoando a cordilheira ao pôr do sol, percebi que visitar Santiago seria uma experiência inesquecível.
Como Chegar
A melhor opção para chegar em Santiago é indo de avião. O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez recebe vôos de todos os continentes. Saindo do Brasil, a companhia que oferece as melhores opções de preços é a LATAM com vôos diretos de São Paulo e Rio. A Gol e a Aerolíneas Argentinas também possuem vôos para Santiago. É possível fazer o trajeto de ônibus ou carro também, mas a viagem é longa e cansativa. Caso esteja planejando alugar um carro, as meninas do blog Elas Viajando tem um post completo sobre aluguel de carro no Chile: documentos necessários e dicas.
Idioma Oficial
A língua oficial é o castelhano, uma língua derivada do espanhol. Dá pra se virar tranquilo com o portunhol, mas é preciso se esforçar bastante pra entender. Os chilenos falam na velocidade da luz! 😂
Quando ir
Santiago possui um clima temperado, com chuvas no inverno e estação seca prolongada. O período chuvoso geralmente acontece de maio a setembro, onde há precipitação de chuva, granizo e neve. No verão há grande variações de temperatura, com máxima de 30°C, mas à noite a temperatura cai podendo chegar a 12°C. No outono e inverno a temperatura cai com máxima de 9°C de dia e 0°C à noite. A temperatura média anual da cidade é de 13,7°C, sendo a quarta capital mais fria da América do Sul.
Acho importante ressaltar também que, por estar na junção das placas tectônicas, há sempre o risco de terremotos e pequenos tremores. Por ser uma realidade para os chilenos, os prédios já estão preparados para esse tipo de fenômeno e maior parte dos hotéis possuem alertas de terremotos. O importante é manter a calma e seguir a orientação dos funcionários.
Minha dica é sempre a mesma, antes de fazer as malas confira a previsão do tempo. Apesar de não ser 100% de certeza pode te ajudar a se livrar de apuros climáticos na viagem. 😅
Os documentos necessários para entrada no Chile são Passaporte ou RG. Certidão de Nascimento e outro documentos de identificação não serão aceitos. A CNH serve apenas para alugar carros. Não é obrigatória a apresentação de seguro-viagem nem nenhuma vacina específica.
Dinheiro
A moeda oficial do país é o Peso Chileno (CLP). A conversão é um pouco complicada devido a quantidade de zeros. Atualmente, mil pesos chilenos equivalem a mais ou menos R$ 5,00. É possível trocar dinheiro no aeroporto ou na calle Agustina no centro de Santiago onde você consegue cotações melhores.
O que comer?
O pessoa do blog Caminhos me Levem tem um post super completo sobre comidas e bebidas típicas do Chile! Dá uma passada lá para não perder nada que o gastronomia chilena tem a oferecer.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Até breve!
Posts Relacionados
🌎 Valle Nevado: A maior estação de esqui da América do Sul
🌎 Bate e volta em Val Paraíso e Viña Del Mar
🌎 Mapeando Santiago: Centro Histórico, Plaza de Armas & La Moneda
🌎 Mapeando Santiago: Cerro de Santa Lucia & Cerro de San Cristóban