Mapeando Chile: bate e volta em Val Paraíso e Viña Del Mar

A 120 quilômetros da capital chilena, a região de Valparaíso é uma opção para um bate e volta saindo de Santiago. Às margens do Pacífico, a região abrange duas cidades próximas, mas com um enorme contraste entre elas.

Valparaíso é uma região portuária e sede da armada chilena, é uma cidade conhecida pelos seus morros, mirantes e casas coloridas que foram tombadas como patrimônio da humanidade. Além disso, é uma cidade com personalidade própria, mas totalmente caótica. É quase impossível pegar um táxi e subir os morros é uma tarefa árdua, ainda mais que muitos ascensores, elevadores que te levam a parte mais alta da cidade, às vezes estão em manutenção ou não funcionam, mas a vista e o colorido das casas valem a pena.

Viña del Mar fica ao lado da cidade de Valparaíso, mas é totalmente diferente. Muito charmosa, é conhecida pelos chilenos como “cidade jardim”. Seus balneários e sua orla bem estruturada atraem muitos turistas e chilenos, principalmente no verão.

Como chegar

Você pode chegar na região de várias formas. Alugando um carro, comprando um pacote em uma agência de viagens local ou de ônibus, que foi o nosso caso.

Acordamos bem cedo e fomos até o Terminal Alameda de metrô. Esse terminal é particular e pertence às empresas Turbus e Pullman e possui acesso direto ao metrô, na estação “Universidad de Santiago” (clique aqui para acessar o mapa do metrô de Santiago). Compramos as passagens no guichê da Turbus ao chegar no terminal sem dificuldades. Não se preocupe em comprar com antecedência, já que tem ônibus saindo de 15 em 15 minutos. A viagem foi bem confortável e aproveitamos o trajeto de duas horas pra tirar um cochilo.

Valparaíso

Decidimos começar nossa viagem por Valparaíso, já que em nossas pesquisas vimos que em Viña Del Mar teríamos mais opções de pontos turísticos. Descemos na rodoviária e já sentimos o choque 😅. Uma bagunça geral, muitas pessoas abordando os passageiros oferecendo passeios turísticos e tours pela cidade.

Nossa primeira parada era o Museu Marítimo Nacional e o Passeo 21 de Mayo. Andamos da rodoviária até o ascensor que nos levaria ao museu, mas chegando lá ele estava fora de operação. Poderíamos ter poupado uma boa parte dessa caminhada pegando o metrô, mas a moça do guichê disse que era perto e dava pra ir à pé tranquilo. 😂

Começamos nossa subida morro acima, o local era um pouco sinistro, mas subimos com tranquilidade, aproveitando as casinhas coloridas e a vista.

Vista do Porto de Valparaíso
Vista do Porto de Valparaíso – Foto: Felipe Beiragrande
Valparaiso
Valparaiso – Foto: Felipe Beiragrande

Museu Marítimo Nacional foi uma grata surpresa. Lá está exposta a cápsula Fênix que resgatou os mineiros presos no Chile, além de muitas relíquias e peças da marinha chilena. O museu é organizado e o seu acervo bem completo com direito a navio pirata e tudo! Funciona de terça a domingo e o ingresso custa CLP 1.000,00.

Museu Marítimo Nacional
Museu Marítimo Nacional – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Paseo 21 de Mayo
Telefone: +56 (32) 253-7651
Horário de funcionamento: De terça a domingo, de 10h às 17h30
Para saber mais: http://www.mmn.cl/

Saindo do museu, seguimos para o Passeo 21 de Mayo, que é a rua do museu e tem um mirante incrível. De lá você tem uma visão para o porto de Valpo (apelido carinhoso 😂) e uma feirinha de artesanato para comprar todo tipo de bugigangas. Como nosso foco era Viña del Mar, descemos o morro e pegamos o metrô, aliás uma ótima forma de andar entre as cidades. Para acesso ao metrô é preciso ter um cartão chamado Metroval. Depois de comprar o cartão, você faz a recarga de acordo com a estação de origem e de destino. Os valores dependem do percurso e da hora do dia.

Viña Del Mar

Quinze minutos e algumas poucas estações depois estávamos em Viña Del Mar! Se eu não tivesse acordada não acreditaria que as duas cidades ficam coladas uma na outra. Após nosso almoço em um restaurante bem simpático, chamado Fellini, iniciamos nosso passeio pela cidade.

Começamos nossa visita indo ao Castelo Wulff. Datado de 1904, o castelo foi construído em cima de pedras na orla da praia de Miramar. Em 1960, foi comprado por Viña del Mar e é utilizado para exposições temporárias. Também possui lindos vitrais e um chão de vidro onde você pode observar o mar. A entrada é gratuita.

Castelo Wulff em Viña Del Mar
Castelo Wulff em Viña Del Mar – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Avenida Marina, 37
Horário de funcionamento: De terça a domingo, de 10h às 13h30 e de 15h às 17h

Depois da visita e uma surra de fotos, fizemos uma caminhada agradável pela orla. Depois de tocarmos nas águas do Pacífico (estava bem frio então não rolou o mergulho), partimos para o Museu Fonk. Na parte externa do Museu está o único Moai do mundo retirado da Ilha de Páscoa. É impressionante, e olha que ele é um dos pequenos. O museu abre todos os dias e vale a pena a visita.

Museo Fonk
Museo Fonk – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: 4 Norte, 784
Telefone: +56 (32) 268-6753
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 18h. Domingos e feriados de 10h às 14h.
Para saber mais: http://www.museofonck.cl/new_site/

Após o Museu, tínhamos uma visita programada para o Parque Quinta Vergara, mas infelizmente já estava fechado. Como estávamos bem cansados por causa das andanças do dia, pegamos um táxi para voltar à Rodoviária de Valpo. O taxista foi bem legal e ainda parou no Relógio de Flores para tirarmos a icônica foto de Viña Del Mar.

Reloj de Flores
Reloj de Flores – Foto: Felipe Beiragrande

Vale a pena?

Se você tem um dia sobrando em Santiago, sim! Não tanto por Valparaíso, mas por Viña Del Mar que é um lugar encantador. Se seu objetivo é conhecer a fundo essa região, um bate e volta não é suficiente e se for pernoitar o melhor lugar é Viña por oferecer maior infra estrutura para turistas.

Caso queira opções de hospedagem, a Fábia do Blog Estrangeira ficou mais tempo por lá e falou mais sobre Valparaíso. Clique aqui para ler!

Se quiser aproveitar os principais pontos e dar um alô pro Pacífico, um bate e volta é mais que suficiente.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas redes sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!