Mapeando Santiago: Centro Histórico, Plaza de Armas & La Moneda

O contraste no centro histórico é impressionante, quando os prédios históricos se misturam às modernas construções da cidade. A melhor forma de chegar até o centro histórico é pelo metrô, estação Plaza de armas (Linha 5) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Santiago

Centro Histórico & Plaza de Armas

A Plaza de Armas é a principal praça de Santiago e é cercada por monumentos históricos e importantes para a história da capital chilena. Surgiu com a fundação da cidade em 12 de fevereiro de 1541. Infelizmente quando visitamos Santiago, a praça estava fechada para reforma e só pudemos vê-la de cima da torre do relógio do Museu Histórico Nacional. Aliás, vale a pena separar um tempinho pra visita-lo. Além de mostrar a história do Chile, há possibilidade de subir na torre e ver o relógio que ainda funciona perfeitamente. Para chegar ao topo é preciso subir 4 lances de degraus mas a vista vale a pena. A entrada é gratuita mas as visitas devem ser agendadas previamente aqui.

Plaza de Armas vista da Torre do Relógio do Museu Histórico Nacional no Centro Histórico
Plaza de Armas vista da Torre do Relógio do Museu Histórico Nacional – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Plaza de Armas, 951
Telefone: +56(02) 2411-7010
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 10h às 17h
Como chegar: Metrô – Estação Plaza de Armas (Linha 5) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Santiago
Para saber mais: http://www.museohistoriconacional.cl/618/w3-channel.html

Na praça também está localizada a Catedral Metropolitana de Santiago. Construída em 1748 foi declarada oficialmente concluída em 1800 com o estilo de construção é predominantemente neoclássico. A catedral é linda mas, assim como a plaza de armas, sua fachada estava fechada para reparos.

Ainda nas redondezas da praça, está um dos principais museus de Santiago. O Museu chileno de arte pré-colombiana. Inaugurado em 1981, possui 3 andares que abrigam duas exposições permanentes e algumas temporárias. A exposição permanente “Chile antes do Chile” expõe a história e objetos feitos pelos nativos antes da colonização espanhola. A “América Pré-colombiana en el arte” é subdividida por áreas culturais. O Museu abre de terça a domingo das 10h às 17h. A entrada custa CPL 4.500,00.

Para finalizar a visita ao centro histórico, sendo apreciador de frutos do mar, vale a pena ir visitar e almoçar no Mercado Municipal de Santiago. Lá existe uma diversidade de restaurantes onde poderá degustar a centolla, uma espécie de caranguejo gigante cultivado no sul do Chile, além de outros frutos do mar, queijos e artesanato.

Palácio de La Moneda

Projetado originalmente para abrigar a Casa da Moeda quando o Chile era uma colônia espanhola, o Palácio foi inaugurado em 1805, sendo uma das poucas construções da era colonial que ainda permanecem conservadas em Santiago. Foi também palco do golpe militar que ocorreu em 11 de Setembro de 1973. Hoje é sede da presidência da República do Chile, abrigando também secretarias importantes para o governo.

É possível fazer uma visita guiada por todo o Palácio, inclusive pelo gabinete do presidente, caso ele não esteja trabalhando. A visita é gratuita mas tem que ser agendada. (Clique aqui para agendar sua visita). Na Plaza Constituición em frente ao Palácio acontece também, em dias alternados a troca da guarda de Carabineiros. A cerimônia dura em média 40 minutos e acontece às 10 horas durante a semana e às 11 horas nos finais de semana e feriados. Tente agendar sua visita ao La Moneda para perto desse horário pra ter uma visão privilegiada e ver a troca da guarda de dentro do Palácio.

Frente do Palácio de La Moneda
Frente do Palácio de La Moneda – Foto: Felipe Beiragrande
Troca da guarda no Palácio de La Moneda
Troca da guarda no Palácio de La Moneda – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Moneda S/N
Telefone: +56 (02) 2690-4000
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 9h30 às 16h30
Como chegar: Metrô – Estação La Moneda (Linha 1) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Santiago
Para saber mais: http://visitasguiadas.presidencia.cl/

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu! Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌎 Valle Nevado: A maior estação de esqui da América do Sul
🌎 Bate e volta em Val Paraíso e Viña Del Mar
🌎 Santiago, do Chile!
🌎 Mapeando Santiago: Cerro de Santa Lucia & Cerro de San Cristóban
🌎 Mapeando Santiago: Parque Forestal & Museu de Belas Artes
🌎 Mapeando Santiago: Vinícola Concha Y Toro

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Visitando o Palácio de La Moneda

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *