El Calafate: tudo o que você precisa saber antes de viajar!

El Calafate

Localizada na província de Santa Cruz, El Calafate é a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares. A apenas 80 quilômetros da maior geleira de extensão horizontal do mundo, o Perito Moreno a cidade é base para quem quer explorar os glaciares e muitos outros atrativos da região.

Como Chegar

Atualmente não existem voos saindo do Brasil direto para El Calafate. A companhia aéreas que faz o trajeto atualmente é apenas a Aerolíneas Argentinas saindo de Buenos Aires. Fique atento a troca de aeroportos, já que existem dois em Buenos Aires. A Aerolíneas Argentinas oferece transfer gratuito entre os aeroportos.

O aeroporto Internacional Comandante Armando Tola fica a 21 quilômetros do centro da cidade e foi inaugurado em 2000. Está apto a receber todo o tipo de aeronaves mas achei bem caótico. É pequeno e não consegue absorver o fluxo de pessoas que chega e sai da cidade. Se seu voo estiver ok ótimo! Se for cancelado, senta e chora. Resolver algo por lá é um trampo gigante.

Idioma Oficial

A língua oficial é o castelhano, uma língua derivada do espanhol. Dá pra se virar tranquilo com o portunhol, já que a maioria dos Argentinos entende muito bem o Português.

Como se locomover em El Calafate

A cidade é pequena então é tranquilo andar a pé pelo centro. Pegar um táxi é tranquilo também por lá e as tarifas são baratas. Porém, vale ressaltar que o Parque Nacional Los Glaciares que abriga as mais importante atrações da cidade fica a 80 quilômetros de Calafate. No meu caso, contratei todos os passeios com o Brasileiros em Ushuaia e o transfer já estava incluso. Caso esteja de carro, as estadas são muito boas e bem sinalizadas.

Clique aqui para reservar seus passeios em Ushuaia e use o cupom “mapeandomundo” para um desconto exclusivo!

Passaporte & visto

Os documentos necessários para entrada na Argentina são Passaporte ou RG. Certidão de Nascimento e outros documentos de identificação não serão aceitos. A carteira de motorista serve apenas para alugar carros. Não é obrigatória a apresentação de seguro-viagem, nem vacina específica mas eu recomendo fortemente que você faça um seguro viagem. O prazo de permanência como turista é de 180 dias.

Quando ir para El Calafate

A vantagem de El Calafate é que você conseguirá ver gelo o ano inteiro. E para manter esse gelo todo por lá dá pra imaginar que o clima é bem frio. O verão é ameno com temperaturas que chegam a 18°C. O inverno é bem rigoroso  com temperaturas que chegam a -2°C com grande possibilidade de neve entre maio e meados de agosto. Fui em março/2019 e achei o clima extremamente seco, por isso se hidrate bastante e use a abuse dos hidratantes. Venta bastante o ano todo e por causa da neve o do inverno rigoroso muitos passeios são suspensos no inverno. Uma boa é tentar ir nas meias estações. O clima está ameno e você foge das altas temporadas do verão.

Dinheiro

A moeda oficial do país é o Peso Argentino (ARS). Apesar de Ushuaia possui uma casa de cambio oficial, consegui uma taxa melhor trocando dinheiro em Buenos Aires durante minha conexão. Além disso, praticamente todas as lojas aceitam cartão e muitas também aceitam o real e dólar como forma de pagamento.

Clique aqui para fechar seu seguro viagem pelo menor preço! 

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Ushuaia: tudo o que você precisa saber antes de viajar!

P.S. Esse é um post feito em parceria com os Brasileiros em Ushuaia. Independente disso, o texto que acabei de compartilhar reflete minha experiência pessoal de forma honesta e transparente como todo o conteúdo criado no Mapeando Mundo

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

El Calafate

5 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *