Mapeando Calafate: navegando pelos Rios de Hielo

Rios de Hielo em El Calafate

Impossível negar que os glaciares são a principal atração para quem visita Calafate. No nosso segundo dia por lá, fomos novamente para o Parque Nacional Los Glaciares para fazer a navegação Rios de Hielo e conhecer outros glaciares.

Parque Nacional Los Glaciares

Localizado na Patagônia Argentina é o segundo maior parque do país. Em sua área abriga grandes glaciares que perdem em tamanho apenas para os da Antártida.

Além do Perito Moreno, os canais do Lago Argentino abrigam importantes glaciares como o Spegazzini, Upsala, Onelli entre outros.

Navegando pelos Rios de Hielo

Como eu já disse nos posts anteriores, fechei todos os passeios em Ushuaia e El Calafate com os Brasileiros em Ushuaia. Em Calafate, fomos atendidos pela agência Tiempo Libre e tudo correu super bem. Bem cedinho, partimos em direção ao Puerto Bandera a 47 quilômetros de Calafate.

É preciso pagar novamente a taxa de ingresso no parque que custa ARS 700,00 (Março/2019, clique aqui para consultar os valores vigentes). Como eu contei no post do Perito Moreno, se você for dois dias consecutivos, há um abono de 50% no valor do segundo ingresso.

Chegamos no porto e ingressamos em um catamarã bem parecido com o que usamos para a navegação pinguinera em Ushuaia. Havia a parte externa, uma cabine aquecida com lanchonete e banheiros.

Glaciares e icebergs pelos Rios de Hielo

Começamos a nossa navegação e logo começamos a avistar alguns icebergs. Depois de algum tempo, avistamos o Upsala, glaciar onde os campos de gelo cobrem 765 quilômetros quadrados. as paredes alcançam 40 metros de altura e infelizmente encontra-se em retrocesso, daí a quantidade de icebergs no canal oriundo do degelo.

Após mais um tempo de navegação, entramos no canal Spegazzini onde avistamos o Glaciar Seco, considerado o mais alto dos glaciares e logo em seguida o Spegazzini.

O Spegazzini foi o último glaciar visitado e é uma das geleiras mais importantes do parque. São 1,3 quilômetros de largura, 17 quilômetros de comprimento e paredes de desprendimentos consideradas as mais altas do parque com picos de até 130 metros.

Glaciar Upsala
Glaciar Spegazzini – Foto: Elice Caldas
Rios de Hielo
Rios de Hielo – Foto: Mapeando Mundo

Navegar pelos Rios de Hielo, vale a pena?

Se você gosta de paisagens exuberantes esse é o passeio ideal para você. A vista é realmente incrível. Os glaciares são imponentes e eu fiquei realmente impressionada. O que me incomodou um pouco, mas isso é mal de lugares muito turísticos, foi o barco muito lotado. Quando o catamarã para e sai todo mundo para tirar fotos, passear pelo lado externo é bem difícil.

Fora isso, vale muito a pena a experiência. Chegamos bem perto dos icebergs e também dos glaciares. Obviamente considerando a distância segura para não cair nenhum pedaço de gelo na nossa cabeça. 😜

Clique aqui para reservar seus passeios em Ushuaia e El Calafate e use o cupom “mapeandomundo” para um desconto exclusivo!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 El Calafate: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Ushuaia: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Calafate: Glaciar Perito Moreno

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Rios de Hielo

20 comments

1. Sim! Realmente o Perito Moreno é o mais conhecido mas os outros são tão bonitos quanto. Realmente precisamos cuidar do nosso planeta =/

1. Que tour fantástico, este, Tharsila! Não fiz este passeio quando fui a El Calafate, fiquei babando. Tentei fazer o de caiaque no Upsala, mas achei o serviço de reservas online péssimo e quando cheguei não havia mais vagas. Se um dia voltar, vou tentar esta agência que você indicou.

2. Oi Tharsila, essa região é muito bonita né? Rios de Hielo eu não conheço. Na verdade conheci muito pouco daí durante um cruzeiro pela Patagônia e desde então tenho vontade de voltar e ver os glaciares mais de perto. As fotos estão lindas!

1. Oi Mariana! Conhecer a Patagônia sempre foi um sonho. Consegui realizar esse sonho e fiquei encantada. Vale sim a pena explorar essa região com carinho. Obrigada.

3. Senti o frio daqui! Que lugar maravilhoso! Esse passeio deve ser mesmo incrível! Sou louca pra conhecer a região, até pensei em acompanhar um amigo na Corrida do Fim do Mundo por aí. Rios de Hielo, super exótico!

4. Tarsila,

Chegando em El Calafate ficamos na dúvida entre Rios de Hielo e Estância Cristina, acabou que optamos pela Estância e foi sensacional, o ponto crucial para nossa decisão foi que, nos Rios de Hielo fica-se o tempo todo dentro do barco, e na Estância descemos e avistamos de cima o Glaciar Upsala, uma vista INDESCRITÍVEL, enfim, queria só deixar registrado que suas dicas nos ajudaram bastante.