Mapeando Ushuaia: Parque Nacional Terra do Fogo

Parque Nacional Terra do Fogo
Parque Nacional Terra do Fogo – Foto: Elice Carina

O último dia no fim do mundo foi o dia de visitar o famoso Parque Nacional Terra do Fogo. A equipe do Brasileiros em Ushuaia nos pegou cedo no hotel e saímos pela Rota 3 até a entrada do parque.

Parque Nacional Terra do Fogo

Localizado no extremo sudoeste da Isla Grande de Tierra del Fuego o parque nacional argentino tem uma área de aproximadamente 68 mil hectares. Apenas dois mil hectares estão abertos ao público. Além das belas paisagens a atração principal é o tren del fin del mundo que parte da estação a apenas oito quilômetros de Ushuaia. E foi por lá que começamos nosso passeio.

Para entrada no parque, é preciso pagar uma taxa de ARS 490,00 pesos (Março/2019) não inclusa no valor do passeio.

Trem do fim do mundo

Com o objetivo de povoar a terra do fogo, um presídio foi construído em Ushuaia. A instalação ainda precária começa a receber os condenados de alta peliculosidade. A idéia de colonizar um lugar com os presos mais perigosos da república depois não pareceu tão interessante. 😅

Para melhorar as instalações do presídio e para que os presos trabalhassem na exploração dos bosques, os primeiros trilhos de madeira foram construídos. Trabalhar no trem era o prêmio pelo bom comportamento, já que era o mais próximo que eles podiam chegar da liberdade.

O trajeto total possui 25 quilômetros mas o trem turístico percorre apenas os últimos sete quilômetros. O bilhete do trem não está incluso no passeio e é opcional. Caso não faça o passeio a van nos deixa em um ponto do parque para tirar fotos e ver o trem de fora. Foi isso que eu fiz.

Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo – Foto: Elice Carina
Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo – Foto: Elice Carina

Explorando o Parque Nacional Terra do Fogo

Depois de conhecer a estação de trem, paramos em alguns outros pontos do parque. A segunda parada foi no famoso correio do fim do mundo. Foi uma parada rápida! Lá é possível carimbar o passaporte por ARS 100,00 e enviar um postal para qualquer lugar do mundo.

Paramos em seguida no Laco Roca com uma vista incrível para a Cordilheira dos Andes para uma pequena caminhada. Depois de uma pausa para o chocolate quente, partimos para o fim da Rota 3

Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Lago Roca - Parque Nacional Terra do Fogo
Lago Roca – Parque Nacional Terra do Fogo – Foto: Elice Carina

Rota Nacional 3

A Rota Nacional 3 é uma rodovia argentina que percorre o país de norte a sul. São 3079 quilômetros de Buenos Aires até o Parque Nacional Terra do Fogo e 17.848 quilômetros até o Alaska.

Fim da Rota 3 - Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3 – Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3
Fim da Rota 3 – Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3 - Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3 – Parque Nacional Terra do Fogo

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Buenos Aires ¡Hola! ¿Qué tal?
🌎 Ushuaia: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Ushuaia: Glaciar Martial, Playa Larga & Ice Bar
🌎 Mapeando Ushuaia: Laguna Esmeralda

 

P.S. Esse é um post feito em parceria com os Brasileiros em Ushuaia. Independente disso, o texto que acabei de compartilhar reflete minha experiência pessoal de forma honesta e transparente como todo o conteúdo criado no Mapeando Mundo

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Parque Nacional Terra do Fogo

20 comments

  1. Que demais, eu não conhecia esse Parque Nacional terra do fogo mas foi muito interessante conhecer um pouco mais, e que curioso isso dos prisioneiros. Parecia uma ideia tão surreal, mesmo naquela época.

  2. Sensacional essa visita ao extremo mundo! Achei muito interessante essa história do presídio e do trem. E , claro, que absurdo cobrar pra dar um carimbo no passaporte em Ushuaia!!!! Em Minas é de graça!

  3. Que fantástica a sua aventura! Nunca fui, mas esta na minha lista de lugares para ir um dia. Lindo post é obrigada pela dica maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *