Mapeando RJ: 4 lugares que pouca gente conhece no Rio de Janeiro

Lugares para visitar na Barra da Tijuca
Não deixe de visitar esses segredos turísticos da capital fluminense!

Quem escolhe o Rio de Janeiro como próximo destino no roteiro de férias provavelmente está buscando toda a exuberância de algumas das mais famosas praias do Brasil e do mundo, como Copacabana, Leblon e Ipanema – além, é claro, de fazer o famoso passeio para conhecer o Cristo Redentor. Basta um pouquinho mais de pesquisa para compreender que a capital fluminense pode oferecer muito mais que isso. Esse conteúdo é perfeito para quem busca descobrir os segredos do Rio ou simplesmente está sondando apartamentos a venda na Barra da Tijuca e quer saber um pouco mais sobre a cidade. Boa leitura!

Ecomuseu de Santa Cruz

Do palacete inaugurado em 1881 para abrigar a Família Real durante as férias de verão até a sua transformação em matadouro de animais e, finalmente, tombado em 1993, o Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, localizado na Zona Oeste do Rio busca preservar este patrimônio escondido em pleno Rio de Janeiro.

Aos visitantes são oferecidos espetáculos de música e teatro, oficinas, seminários e exposições, além de atividades educativas, de comunicação, preservação, documentação e pesquisa relacionadas ao território, à história e ao ecossistema do bairro de Santa Cruz.

Ilha da Gigoia na Barra da Tijuca

Um tesouro escondido em plena Barra da Tijuca, a Ilha da Gigoia é uma grata surpresa aos turistas que resolvem visitá-la. Para acessá-la, é necessário fazer um lindo passeio no barco de algum dos pescadores que aguardam os visitantes por ali.

Ao chegar na Ilha da Gigoia, você irá se deparar com uma pitoresca vila com casinhas de palafita, pousadinhas tranquilas e restaurantes especializados em frutos do mar. A dica é visitar o lugar já pensando em passar a noite e voltar só no dia seguinte para aproveitar o passeio de forma tranquila e completa.

Núcleo Piraquara

No coração do Parque Estadual Pedra Branca, bairro do Realengo localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, uma experiência única de contato com a natureza. Trata-se do Núcleo Piraquara que conta com três piscinas naturais e uma extensa e protegida reserva de Mata Atlântica.

Além do banho, você poderá curtir uma trilha até a Pedra do Ponto, conhecida por sua inesquecível vista e toda uma infraestrutura para receber a família como parque infantil, um deck e banheiros.

Fábrica Bhering

A primeira fábrica de chocolates do Brasil foi inaugurada em 1808 e trata-se hoje de um completo centro cultural localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O lugar é bastante frequentado por arquitetos, cineastas, escritores, publicitários e artistas em geral.

Além dos restaurantes e adegas, o espaço conta com galerias, ateliês e lojas, além de trazer exposições, mostras e outros eventos em sua programação.

Ao fechar o seu roteiro para descobrir os lugares secretos da cidade maravilhosa, não deixe de levar em consideração o horário de funcionamento alternativo dos lugares devido à pandemia e, falando nisso, respeite as regras de distanciamento social, utilize máscara e higienize as mãos com frequência para garantir a sua segurança!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Petrópolis: Palácio Quitandinha & Palácio de Cristal
🌍 Mapeando Petrópolis: Catedral e Museu Imperial
🌍 Mapeando Rio de Janeiro: Cristo Redentor
🌍 Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de viajar

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *