Mapeando Valle Nevado: a maior estação de esqui da América do Sul

Quando se viaja para o Chile, um dos atrativos é desbravar a Cordilheira dos Andes. Com paisagens incríveis, lá está localizado muitas estações de esqui, inclusive o Valle Nevado: um complexo que reúne pistas de esqui, hotéis, apartamentos e restaurantes. Além, claro, da paisagem que é um espetáculo à parte.

Para os amadores e principiantes devo avisar que esquiar é uma tarefa árdua. Como todo esporte, você vai precisar de dedicação e persistência. E não pense que algo mágico vai acontecer quando você colocar os esquis. Ficar sobre eles, e não com a cara na neve, foi bem mais difícil do que eu imaginei! 😂

Quando ir

Apesar de poder visitar o Valle Nevado durante todo o ano, o período ideal para visitar é durante a temporada de inverno, quando as montanhas estão cobertas de neve e as pistas de Esqui e Snowboard estão abertas. O início oficial da temporada acontece na última semana de junho e encerra na última semana de setembro. Há a possibilidade de se hospedar no complexo hoteleiro ou fazer um bate e volta saindo de Santiago, lembrando que fora da temporada os hotéis não oferecem hospedagem. Você pode consultar preços e informações sobre a temporada no site oficial do Valle Nevado.

Fomos para o Chile em meados de setembro e o dia estava maravilhoso. O céu bem azul, um sol lindo e muita neve fofinha.

Valle Nevado
Valle Nevado – Foto: Felipe Costa

Como ir

Existem várias formas de chegar ao Valle Nevado. A estação fica a 3.200 metros na Cordilheira dos Andes e a 40 quilômetros de Santiago, oferecendo toda a estrutura de estacionamento. As estradas são sinuosas com muitas curvas e a subida no período de inverno pode ser bem perigosa. Algumas pessoas se aventuram subindo de carro mas se você não tem experiência em dirigir na neve, eu recomendo que você opte por contratar empresas de transfers saindo de Santiago. Se optar em subir de carro, fique atento às regras e horários permitidos para circulação e ao uso dos equipamentos de segurança.

O próprio Valle Nevado oferece opções de agendamento de transporte. Veja também RutaChile e ChileanSky. Algumas empresas, como a SkiTotal, oferecem tanto o transporte quanto o aluguel do equipamento, o que irá te poupar de filas quando chegar ao Valle Nevado. Na categoria “seu bolso é seu guia”, existe a possibilidade de chegar de helicóptero em apenas 15 minutos e alguns reais! 💸. Como foi nossa primeira vez na neve 😍 optamos por fechar um pacote com uma agência de turismo local. Após muitas pesquisas, decidimos contratar a Turistour e tudo caminhou tranquilamente.

Onde comer no Valle Nevado

O complexo do Valle Nevado oferece seis opções de restaurantes sendo que quatro deles estão no complexo hoteleiro. Na pista existe apenas uma opção: o Bajo Zero. Um restaurante que oferece pratos rápidos como hambúrgueres, cachorro-quente, empanadas, pizzas, saladas, sopas e churrascos. Como é a única opção na área, você deve enfrentar filas e às vezes demora na entrega da comida. Prepare também o bolso! Foi o churrasquinho mais caro que eu comprei na vida! 💸

Na Rede Hoteleira, os restaurantes possuem uma melhor estrutura e cardápios variados, mas com preços igualmente elevados, ainda mais no auge da temporada.

Logo na entrada do teleférico está o Bar Lounge que oferece basicamente bebidas, petiscos e pratos rápidos. É uma boa opção para curtir o pôr do sol e o finzinho da sua visita ao Valle Nevado, já que fica bem próximo ao estacionamento.

Desbravando o Valle Nevado

No horário marcado, a Turistour foi nos buscar no Hotel. Após passar em alguns outros hotéis, começamos nossa subida rumo à Cordilheira. É bem comum algumas pessoas sentirem náuseas por causa das curvas sinuosas, se você tem essa sensibilidade vá preparado.

Quando chegamos, recebemos as instruções com o horário da volta e demos início aos serviços administrativos. O pacote que fechamos já incluía o aluguel de roupas e equipamentos básicos, bem como a entrada no complexo. Chegando no guichê, você faz a opção de alugar o equipamento para esqui ou snowboard. Na entrada você pode optar também em fazer a aula para iniciantes. Como nunca havíamos esquiado, preferimos fazer a aula que custou, na época R$ 150,00 por pessoa. Na entrada também você precisará apresentar um cartão de crédito que será usado caso haja algum dano no equipamento alugado.

Seguimos para pegar as roupas e os equipamentos. Apesar de não ser um item essencial, sugiro que você alugue os óculos também, o reflexo do sol na neve é bem incômodo. A bota de esquiar é um pouco desconfortável. Se você tem roupas impermeáveis pode optar por alugar apenas o equipamento. Deixamos nossas coisas no guarda volumes e subimos rumo ao teleférico. Como um bom esporte individual, cada um carrega o seu equipamento.

Teleférico Valle Nevado
Teleférico Valle Nevado – Foto: Felipe Costa

Subimos o teleférico e fizemos a nossa aula experimental com um instrutor bem simpático. A aula consiste basicamente em informações importantíssimas: como frear, dicas para levantar depois da queda, etc. 😂

Ficamos na área para iniciantes, onde a descida não é tão íngreme. Descíamos e uma esteira marota trazia a gente de volta pro topo. A aula básica dura em média duas horas e depois você fica livre para desbravar as pistas de esqui. Como bons sedentárias, no final da aula já estávamos mortos 😜 (esquiar exige uma preparação física mínima). Obviamente não me tornei uma grande esquiadora, mas a experiência valeu demais.

Terminamos a aula, fomos almoçar e obviamente brincar na neve! ❄

Estação de Esqui Valle Nevado
Estação de Esqui Valle Nevado – Foto: Felipe Costa

Vale a pena?

O que acho importante ponderar: esquiar é um esporte caro. O pacote com a Turistour custou US$ 230,00 já com a entrada e o aluguel de roupas e equipamentos, fora o valor que pagamos com alimentação, as aulas e o aluguel dos itens que não estavam incluídos no pacote (os óculos por exemplo), mas foi um momento único e ficou com um gostinho de “quero mais”. A experiência de ver a neve pela primeira vez e de esquiar pra mim valeu cada centavo. Há também a possibilidade de visitar todo o complexo sem esquiar.

 

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌎 Bate e volta em Val Paraíso e Viña Del Mar
🌎 Santiago, do Chile!
🌎 Mapeando Santiago: Cerro de Santa Lucia & Cerro de San Cristóban
🌎 Mapeando Santiago: Centro Histórico, Plaza de Armas & La Moneda
🌎 Mapeando Santiago: Vinícola Concha Y Toro
🌎 Mapeando Santiago: Parque Forestal & Museu de Belas Artes

 

 

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *