Mapeando Paris: cinco museus imperdíveis na cidade luz

Paris….ah Paris! Que cidade essa ein? Fica até difícil explicar meus sentimentos quando o assunto é a Cidade Luz. A princípio eu achei um pouco exagerado o marketing turístico excessivo (não me julguem 🙄). Mas depois que a gente vai embora dá uma saudade. Vai entender! 😜 Devaneios a parte, o que mais me impressionou foi a quantidade (e qualidade) dos museus da cidade. Pelo meu estilo de viagem ser mais histórico, costumo visitar muitos. Por isso, aqui vai uma lista dos cinco museus imperdíveis por lá.

1. Museu do Exército (Musée d’larmée)

Esse é para os curiosos de guerra! Foi um dos mais completos que visitei quando o assunto é armas, armaduras e história dos grandes combates da humanidade. Fica no Palácio dos Inválidos e é gigante.  São várias salas todas com a temática de guerra.

Foi lá que descobri que o cavalo branco de Napoleão era mesmo branco e tenho fotos para comprovar. 🤪 A ala das grandes guerras é incrível. A visita é feita em ordem cronológica com vídeos, fotos, armas e roupas dos exércitos que lutaram na época. Armaduras você verá por toda parte. Mesmo que você não seja muito fã do assunto, vale a pena passar pelo menos o Duomo (que é lindo) e ver o sarcófago de Napoleão que é uma riqueza só.

Museu do Exército (Musée d'larmée)
Museu do Exército – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

2. Museu Rodin

Específico para que gosta de esculturas de Rodin, porque maior parte das obras é dele. Fica bem ao lado do Museu do Exército (bem pertinho mesmo).  O local era a casa e oficina do escultor francês.

A coleção inclui 6.600 esculturas, e um número expressivo de fotografias, desenhos e objetos de arte. Abriga a maiorias das criações significativas de Rodin, incluindo: O pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. O mais legal é que muitas esculturas estão expostas nos jardins que são bem bonitos. O ponto negativo é que se estiver chovendo, você não verá as obras mais famosas que estão ao ar livre.

Museu Rodin
Museu Rodin – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

3. Museu Orangerie (Musée de l’Orangerie)

Prato cheio para os amantes de Monet e do impressionismo. Como não é muito grande, é considerado por alguns mais uma galeria de arte. Mesmo assim, ele entrará na minha lista dos museus imperdíveis de Paris. Localizado na Place de La Concorde, possui obras de arte impressionista e pós impressionista. Contém trabalhos de Cézanne, Matisse, Monet, Picasso, Renoir entre outros. Vale a pena a visita.

Museu Orangerie (Musée de l'Orangerie)
Museu Orangerie -Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

4. Museu de Orsay (Musée d’Orsay)

Confesso que esse aqui ganhou meu coração. Foi o meu preferido em Paris. Visitá-lo foi uma experiência incrível. Tudo nele é perfeito: tamanho, as obras e arquitetura do local. É possível visitar de forma organizada e planejada. Fica na margem esquerda do Rio Sena em um edifício que funcionava como uma estação ferroviária.

A sua coleção veio do Louvre (obras dos artistas nascidos a partir de 1820) e de outros museus de arte impressionista e moderna. Possui em seu acervo pinturas e esculturas. Possui obras de Cézanne, Redon, Monet e Van Gogh (inclusive o auto-retrato do mesmo está lá). No final da visita, não deixe de tirar foto no famoso relógio que foi cenário do filme do Hugo Cabret.

Museu de Orsay (Musée d'Orsay)
Museu de Orsay – Foto: Felipe Beirangrade

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

5. Museu do Louvre

Como não incluir essa lista de museus imperdíveis em Paris não é? O Louvre é o maior museu de arte do mundo. São 380 mil objetos datados da pré-história até o século XXI, exibidos em nada menos que 72 mil metros quadrados. Chupa essa manga! 😜

Está localizado no Palácio do Louvre, que por si só já é uma riqueza. Sua coleção é formada por antiguidades, pinturas, gravuras, desenhos e esculturas de todo o lugar do mundo que você imaginar. No blog tem dicas práticas para você planejar sua visita e um guia com as dez obras imperdíveis no Louvre para você que não tem muito tempo e quer dar só um pulinho por lá.

Museu do Louvre
Museu do Louvre – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

E aí? Gostou da nossa lista? Me conta nos comentários se você tem mais algum pra acrescentar nessa lista de museus imperdíveis em Paris

Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
🌍 
Mapeando Louvre: Dez obras imperdíveis no Museu do Louvre
🌍 Mapeando Paris: Museu do Exército & Museu Rodin

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Cinco museus imperdíveis em Paris

 

 

 

 

 

 

 

12 comments

  1. Da sua listinha conheço apenas 2. Eu sempre escolho apenas um em cada destino para visitar com calma. Quero conhecer o do Rodin! Gostei da indicação! Valeu!

    1. Nós sempre visitamos muitos museus na cidade. Passei 9 dias em Paris então deu pra ver bastante coisa. O Rodin é lindo demais. 🙂

Queremos ouvir você! :)