[8on8] Cinco motivos (e oito fotos) para incluir Potsdam no seu roteiro!

Eu amo planejar viagens! Viajo antes montando os roteiros e pesquisando os lugares para visitar. Nessa eurotrip decidimos que iríamos começar visitando o leste europeu. Felipe já tinha visitado a maior parte dos países escolhidos mas seria minha estréia no novo continente. Começamos a escolher os lugares que visitaríamos e então ele sugeriu: vamos em Potsdam? Minha reação foi fazer uma careta e dizer: Pots o quê? Eu já contei aqui no blog como foi nossa experiência por lá e agora te darei cinco motivos para visitar Potsdam na sua viagem!

1. Fica a apenas 50 minutos de Berlim.

Potsdam fica a apenas 30 quilômetros de Berlim, o que é ótimo para um bate e volta. Fomos de trem e depois de 50 minutinhos chegamos na estação principal de Potsdam. Foi super simples de chegar e barato. Então se você tiver um dia sobrando em Berlim, é uma ótima opção para sair um pouco da agitação da capital.

Potsdam Alemanha
Potsdam Alemanha – Foto: Felipe Beiragrande

2. É Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A cidade ficou conhecida por ser o lar dos reis da Prússia e consequentemente tem um número grande de parques e palácios. A cidade possui 150 edifícios erguidos entre 1730 e 1916. Foi nomeada Patrimônio Cultural em 1990 e esse é mais um motivo para visitar Potsdam.

Schlossküche Sanssouci em Potsdam
Schlossküche Sanssouci em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande

3. Visitar Potsdam é entrar na história.

Lá aconteceu entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945 a Conferência de Potsdam. Os participantes foram os vencedores da Segunda Guerra Mundial que se juntaram por lá para decidir como iriam administrar a Alemanha. Stalin representando a União Soviética, Churchill e Attlee representando o Reino Unido e Truman representando os EUA. O resultador foi o Acordo de Potsdam que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação em quatro zonas entre outros.

Attlee, Truman e Stalin na conferência de Potsdam
Attlee, Truman e Stalin na conferência de Potsdam – Foto retirada do Wikimedia Commons

4. Explorar o Schloss Sanssouci.

Sanssouci que em português significa “sem preocupação”, é o antigo palácio de verão de Frederico, o Grande, Rei da Prússia. Foi construído entre 1745 e 1747 porque o rei queria um lugar pra relaxar. Inclusive os restos mortais dele estão por lá. O palácio foi poupado da guerra e devido a sua importância, foi mantido para visitação de turistas. O palácio é lindo demais e é um passeio super agradável.

Neues Palais em Potsdam
Neues Palais em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Schloss Sanssouci em Potsdam
Schloss Sanssouci em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Vista aérea do Schloss Sanssouci em Potsdam
Vista aérea do Schloss Sanssouci em Potsdam – Foto retirada do Wikimedia Commons sem alterações (Sven Scharr)

5. Se perder nos parques de Potsdam

São simplesmente 500 hectares de parques e jardins para você! É um destino de mão cheia para quem gosta de atividades ao ar livre. A entrada nos parques é gratuita e é possível alugar bicicletas e passar o dia todo passeando. Em especial, o parque estadual (lusgarten) possui uma vista incrível para o palácio com vinhas construídas em terraços construídas por Frederico II.

Jardim do povo em Potsdam
Jardim do povo em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Jardim do povo em Potsdam
Jardim do povo em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Jardim do povo em Potsdam
Jardim do povo em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande

Esse é mais uma blogagem coletiva do projeto 8on8. Veja também outras cidades pouco conhecidas nos posts dos blogs amigos:

Turistando.in[8on8] 8 cidades desconhecidas do centro da Itália para você se apaixonar

Let’s Fly Away[8 on 8] O que fazer em Montalcino

Destinos por onde andei… Santa Margherita Ligure, vale a pena conhecer!

Entre Polos – Lisieux – A Pequena Cidade de Santa Teresinha

O Berço do Mundo: Caldas da Rainha, a terra do Zé Povinho

Travel Tips Brasil – O que fazer em Campo Grande – MS?

*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌏 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Berlim: bate e volta em Potsdam
🌏 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

[8on8] Cinco motivos (e oito fotos) para incluir Potsdam no seu roteiro!

15 comments

  1. Que pena que quando estive na Alemanha não fui para Postdam! Que lugar lindo! Amei os jardins… simplesmente maravilhosos! Sem dúvidas há 5 motivos para conhecer Postdam rsrs Ou mais! rsrs Dicas anotadas.

  2. Oi Tharsila, que legal saber mais de Potsdam. Achei lindíssima a sua foto do Schlossküche Sanssouci. Gostei também de saber que tem muitos parques por lá. Eu adoro caminhar em parques urbanos! Acho que é uma boa pedida para quando voltar em Berlim.

  3. Tharsila, como comentei com vc anteriormente, a cidade remetia o meu imaginário para a conferência pós-segunda guerra mundial. Mas não fazia ideia que tinha tanto património. Adorei a sua escolha para a primeira participação no 8on8. Um dia que visite Berlim, vou incluir Potsdam no roteiro.
    Beijinho

  4. Havia algum tempo que não via nada tão surpreendente em termos de destino para conhecer, estou chocada com tanta beleza e atrações incríveis.
    Quando me falarem em Potsdam, a partir de hoje, não perguntarei como você: Pots, o quê? Porque fui muito bem apresentada à ela neste post lindo. Agora preciso conhecer urgentemente! Beijos.

  5. Seus cinco motivos para visitar Potsdam são realmente muito bons. Aquela foto ícone me fez lembrar as aulas de história. Vou anotar essa dica para um futuro, quem sabe dê certo?!

  6. Eu visitei Potsdam em um dia de muita neve… eu usava 3 meias térmicas, uma bota de neve e sentia meus pés tao gelados que pensei que eles iriam partir ao meio
    hahahahahaha
    O mais interessante é que, vendo tuas fotos, a sensação que tive é de que visitei uma outra cidade
    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *