Mapeando Berlim: bate e volta em Potsdam

Potsdam é uma cidade que faz fronteira com Berlim e também é a capital do Estado Federal de Brademburgo. É conhecida por ter sido a cidade onde os reis da Prússia moravam e por ter um grande números de parques e palácios. A cidade possui 500 hectares de parques e 150 edifícios erguidos entre 1730 e 1916 e foi nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. É um passeio bem agradável que pode ser encaixado no roteiro de Berlim, caso você vá passar mais de três dias na capital alemã. A principal atração em Potsdam é o Schloss Sanssouci.

Como chegar

A melhor forma para chegar em Potsdam é de trem. Pegamos o S-Bahn 7 (S7) e depois de 50 minutos chegamos na estação principal. Importante lembrar que a cidade está na área C do transporte público, então tem que verificar se o seu passe diário do metrô abrange essa área. Como nosso roteiro já teria Potsdam, quando compramos o Berliner Card, já optamos pelas zonas ABC. Saindo da estação, fomos até um terminal de ônibus logo em frente. As opções disponíveis são o 614, 650, 695 e 697, Desça na estação Schloss Sanssouci. Foi bem tranquilo chegar lá.

Explorando o Schloss Sanssouci

Sanssouci que em português significa “sem preocupação”, é o antigo palácio de verão de Frederico, o Grande, Rei da Prússia. Foi construído entre 1745 e 1747 porque o rei queria um lugar pra relaxar. Inclusive os restos mortais dele estão por lá. O palácio foi poupado da guerra e devido a sua importância, foi mantido para visitação de turistas.

Schloss Sanssouci está em um enorme parque de mesmo nome do palácio e foi construído em estilo rococó, última tendência de decoração naquela época. 😜 A entrada nos jardins e no parque é gratuita. Caso queira visitar o interior do Palácio, é preciso comprar o ingresso que custa € 12,00 mais uma taxa de € 3,00 para tirar fotos internas. Caso queria fazer a visita, aconselho comprar logo que chegar ao parque, pois as entradas são limitadas. Clicando aqui você poderá reservar também pela internet.

Nosso intuito era ficar apenas metade de um dia por lá e depois visitar outro palácio próximo a Berlim, mas quando chegamos, e vimos o tamanho do Parque Sanssouci e também como ele era simplesmente lindo, deslumbrante, decidimos ficar o dia por lá. Entre os muitos jardins e fontes,  existem algumas construções como a Casa Chinesa, de 1764, o Templo da Amizade de 1770 e o Schloss Charlottenhof  ou Novo Palácio que estava em reforma quando visitamos. O destaque vai para as vinhas em terraços na parte de trás do palácio que formam uma paisagem inesquecível.

Fachada Schloss Sanssouci em Potsdam
Fachada Schloss Sanssouci em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Schloss Sanssouci
Schloss Sanssouci – Foto: Felipe Beiragrande
Casa Chinesa
Casa Chinesa – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Zur Historischen Mühle 1
Horário de funcionamento: Parque: todos os dia de 8h às 20h. Palácio: janeiro a março de terça a domigo de 9h às 16h30. Abril a outubro de terça a domingo de 9h às 17h30 e novembro a dezembro de 9h às 16h30.
Como chegar: S7 – Estação Potsdam; BUS 614, 650, 695 e 697 estação Schloss Sanssouci (clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Berlim)
Para saber mais: Site Oficial Palácio de Sanssouci

Vale a pena?

Com certeza, sem sombra de dúvidas vale a pena! O parque Sanssouci é simplesmente maravilhoso. Dá pra se perder lá dentro e tem bastante coisa pra explorar. Há um local para alugar bicicletas logo na entrada mas fazer a pé também foi tranquilo. Mesmo sendo um bate e volta aproveitamos muito o dia no parque. Fomos no último dia na Alemanha e com certeza fechamos com chave de ouro. Recomendo!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌏 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Berlim: Checkpoint Charlie, East Side Gallery & Memorial do Muro de Berlim
🌏 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã
🌏 Mapeando Berlim: Unter den Linden e Portão de Brandemburgo

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Bate e volta em Potsdam

 

 

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *