[8on8] Oito atrações para visitar no centro histórico de Praga

Centro histórico de Praga

A impressão que tive quando cheguei em Praga é que a cidade tinha uma carga histórica cultural enorme. O apelido que damos à Europa de “velho continente” fez todo o sentindo.  Não que a cidade seja velha, não leve pra esse sentido (nem me leve a mal 😅), mas visitando o centro histórico de Praga (também chamado de cidade velha 😬) percebi o quanto de história aquele lugar tem pra contar.

Durante milhares de anos, as praças de Praga foram passagem obrigatória nas rotas comerciais que atravessavam a Europa de norte ao sul. Registros atestam a existência de povoações desde 5000 a.C.

Toda essa herança cultural está presente na arquitetura, na cultura e na essência dessa cidade. Às margens do Vlatava vou fazer uma listinha de oito atrações que você deve observar quando estiver visitando o centro histórico de Praga.

1. Praça do Centro Histórico de Praga (Staroměstské náměstí)

Também chamada de praça da cidade velha é uma das praças mais antigas de Praga. Já “viu” centenas de execuções, manifestações políticas e atualmente vê centenas de turistas e moradores tomando café ou cerveja. A praça é super animada e o destaque vai para a Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn.

Centro Histórico de Praga e Catedral Týn
Centro Histórico de Praga e Catedral Týn

2. Relógio Astronômico (Orloj)

É um relógio astronômico medieval e foi montado na parede sul da prefeitura Municipal. É composto por três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses. Em toda virada de hora todo mundo se junta próximo ao relógio para presenciar o show mecânico. É simples, mas divertido.

Relógio Astronômico de Praga (Orloj)
Relógio Astronômico de Praga (Orloj)

3. Antiga prefeitura

Construído em 1338 para os vereadores da Cidade Velha. A parte mais antiga inclui a torre (onde fica o Orloj) e uma capela incrível cheia e mosaicos. É possível subir na torre e ter uma vista panorâmica da cidade.

Torre da Antiga Prefeitura
Torre da Antiga Prefeitura

4. Portal da Pólvora

Sua construção começou no século XV pelo rei Vladislav II. Usada para guardar pólvora no século XVII, a torre foi danificada durante os ataques das forças prussianas em 1757. A fachada atual é de 1876.

Torre da Pólvora
Torre da Pólvora

5. Igreja de São Tiago

Uma cidade história assim sem umas boas histórias de terror não teria graça nenhuma né? A nossa dica mal assombrada do post fica a cargo da Igreja de São Tiago. O interior gótico e barroco rende a essa igreja o prêmio de igreja mais sinistro de Praga. Reza a lenda que um ladrão tentou roubar jóias de uma estátua da Virgem nessa igreja, mas a imagem de pedra agarrou seu braço e os açougueiros locais tiveram que cortá-lo. Conta-se que ele inda assombra a igreja pedindo aos visitantes que o ajudem a pegar seu braço que está pendurado na parede interna, Aconselho entrar e sair sem encostar em nada, mas vai lá! É grátis! 😂

Interior da Igreja de São Tiago
Interior da Igreja de São Tiago

6. Clementinum

Construído inicialmente como colégio jesuíta no século XVII, hoje abriga a Biblioteca Nacional. Foi lá que Johannes Kepler descobriu as leis do movimento planetário.

Clementinum
Clementinum

7. Karlova

Uma das ruas mais famosas da cidade. Liga o centro histórico até a Ponte Carlos. Passeie por essa rua de pedra e tire um tempo para observar as fachadas e as construções do centro histórico de Praga.

8. Ponte Carlos (Karlův most)

A 700 metros da praça da cidade velha está a Ponte Carlos. Fundada em 1357 por Carlos IV, é a mais antiga e famosa ponte de Praga. Foi construída de blocos de arenito e em cada uma das margens do rio foi construída uma torre de vigia.

Após a sua inauguração, principalmente durante os séculos XVIII e XIV, várias estátuas esculpidas por artistas renomados foram instaladas na ponte. A primeira e a mais famosa é a de São João Nepomuceno em 1683 e a última foi de São Cirilo e São Metódio, em 1923 totalizando 30 estátuas.

Como toda ponte que se preze, na lateral há uma grade para os apaixonados prenderem os cadeados do amor. 😍

Ponte Carlos em Praga
Ponte Carlos em Praga

8 on 8 – Centros históricos

Esse é mais uma blogagem coletiva do projeto 8on8. Veja também outro centros históricas nos posts dos blogs amigos:

Turistando.in – Um passeio pelo centro histórico de Gênova na Itália

Entre Polos – Centro Histórico de Olinda – Tour com Guia Local

Turista FullTime – Centro histórico de Manaus e as principais atrações

Travel Tips Brasil – O que fazer em Bergen – andando pelo centro histórico

O Berço do Mundo – Tomar e a linda Festa dos Tabuleiros

Chicas Lokas – O charmoso Centro Histórico de Florianópolis

Let’s Fly Away – [8on8] Viagem para Dubai, desvendando seu centro histórico

Destinos por onde andei…  Conexão em Bogotá, o que fazer?

Espiando pelo Mundo – Velhas cidades inesquecíveis pelo mundo

*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌍 Praga: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Praga: castelo de Praga (Pražský hrad) e Hradčany

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Oito Atrações para visitar no Centro Histórico de Praga

 

24 comments

  1. Oi Tharsila, também fiquei encantada quando conheci Praga e principalmente o centro histórico. Agora bateu a maior saudade daquela cidade encantadora. Suas fotos estão lindas e inspiradoras!

  2. Adorei conhecer o centro histórico de Praga pelo seu post! Já me animei de subir a torre da Prefeitura para ter a vista panorâmica. Adoro subir torres! É meio esquisito para quem tem medo de altura… kkkk Mas mesmo assim, sempre procuro ver a cidade do alto em minhas viagens

  3. Não sei, não, mas desconfio que vou me apaixonar perdidamente por Praga! Que velha cidade linda! Adoro cidades antigas, de bela arquitetura e com histórias para contar, mesmo quando são tão sinistras como a do ladrão na Igreja de São Tiago! Seu interior é tão incrível que vale encarar o pobre fantasma do braço cortado!

    Ponte, relógio, biblioteca, praça… tudo o que adoro ver ao vivo! 🙂

  4. Está aí um destino que quero muito conhecer.
    Já estive no Leste Europeu, mas não consegui visitar Praga, embora seja um dos meus grandes desejos.
    Quantas atrações lindas esta cidade nos reserva, dicas anotadas para uma oportunidade que espero que venha logo.
    Grande beijo.

  5. Confesso que, às vezes, curto mais ler um post de um lugar que já visitei do que um que ainda esteja por visitar. Estranho, né? Mas, nessa prática, há o lado bom e o lado ruim. O bom é relembrar os lugares lindos que tive a oportunidade de visitar. O ruim (e, inevitável) é saber que algo passou despercebido. 🙁
    Fui duas vezes a Praga e não subi na torre da antiga prefeitura, nem visitei a biblioteca do Clementinum. Incrível, como sempre escapa alguma coisa.
    Mas, curti muito revisitar Praga sob sua ótica. Belo post!

    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post. Recomendo demais subir a torre. Tem uma loja de relógios antigos incríveis lá dentro. Fora a vista que é show

  6. Como não amar Praga? E não apenas pela carga històrica que ela carrega, mas por toda a beleza de seus prédios medievais.
    A visitei no inverno e te digo uma coisa: como venta essa cidade
    hahahahahaha

  7. Parece ser mesmo incrível o Centro Histórico de Praga. Destaque para a Igreja de São Tiago e o Relógio Astronômico. Fotos lindíssimas e informações preciosas! Ótimo post!

  8. Oi Tharsila, Praga é uma cidade muito bonita, um lugar que eu gostei muito de visitar! A Praça do centro histórico chama a atenção com as antigas construções e o relógio astronômico é um espetáculo à parte. Quer medo dessa história da igreja! hahahahahaha Ainda bem que não a visitei. Adorei o post. Bjs

  9. Também senti essa profunda herança cultural quando visitei Praga. É inspiradora. Adorei também a viela dourada no castelo, o famoso menino Jesus de Praga (que é tão pequenino) e o museus Kafka e Mucha. Só não consegui visitar o cemitério judeu, que Umberto Eco tão bem descreve na sua obra, porque reservei o sábado para isso, esquecendo-me que é dia de descanso para a comunidade judaica.
    Saudades de Praga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *