Mapeando Mundo: cinco atrações gratuitas em Berlim

Fone Netuno e o que fazer em Berlim

Eu sempre digo que Berlim é minha cidade favorita da vida (até o momento)! Visitei a cidade em uma viagem pelo Leste Europeu e o misto de emoções que senti por lá fez que com que a cidade ficasse gravada no meu coração. História, arte, parques, O muro, tudo remonta à história das guerras e de um passado nebuloso mas de um futuro promissor e brilhante. Para você que quer se emocionar e conhecer essa cidade incrível (gastando pouco 🤑), aqui vai cinco atrações gratuitas em Berlim.

1. Alexanderplatz e arredores

Conhecida e chamada carinhosamente pelos berlinenses como “Alex”, a área em volta da Alexanderplatz é uma das mais antigas da cidade. Lá nos arredores da praça você encontrará grandes atrações e é um ótimo lugar para tirar foto da Torre de Tv caso opte por não subir. Dentre as atrações estão:

— Weltzeituhr, um sistema de relógio que mostra a hora em 148 cidades do mundo.
— A famosa Fonte de Netuno, construída em 1895 no estilo neobarroco que retrata Netuno, o deus do mar.
— Igreja de Santa Maria de Berlim (Marienkirche)

Fonte de Netuno (Neptunbrunnen) Fonte de Netuno (Neptunbrunnen) – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

2. Großer Tiergarten

A tradução do nome significa “jardim de animais” e esse enorme jardim foi criado originalmente para ser um lugar de caça para os reis da Prússia. 🤑 Foi o primeiro parque público de Berlim e provavelmente o mais antigo. Projetado a 500 anos, herdou o nome do bairro onde está localizado. Com cerca de 210 hectares, começa no portão de Brandemburgo e termina no Jardim Zoológico de Berlim. É cheio de jardins ornamentais, pontes muito fofas, pequenos riachos e estátuas de personalidades famosas. A dica é alugar um bike e passar uma tarde ou manhã passeando pelo parque.

Tiergarten Tiergarten – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

3. East Side Gallery

Uma galeria a céu aberto com 105 pinturas de artistas do mundo todo no Muro de Berlim. As pinturas começaram em 1990 no lado leste. Com 1,3 quilômetros, às margens do Rio Spree, a galeria é a maior seção do muro ainda de pé.

East Side Gallery - Muro de Berlim East Side Gallery – Muro de Berlim – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

4. Memorial do Holocausto

Também chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa ( Denkmal für die ermordeten Juden Europas), é um memorial para as vítimas judias do Holocausto, o assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra.

Foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e consiste em uma área de 19 mil metros quadrados coberta com 2.711 blocos de concreto de largura e altura variados. De acordo com o texto do projeto, os blocos foram desenhados para produzir uma intranquilidade e confusão.

Memorial do Holocausto Memorial do Holocausto

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

5. Portão de Brandermurgo (Brandenburger Tor)

O portão foi encomendado por Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construído entre 1788 e 1791. Sofreu graves danos na Segunda Guerra. Durante a divisão da Alemanha, o portão ficou isolado e inacessível. Após a unificação, passou por uma restauração e hoje é considerado um símbolo da unidade e paz européia.

Portão de Brandemburgo Portão de Brandemburgo

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

A Juliana do Blog Turistando.in fez um incrível Roteiro do que fazer em Berlim: um guia da capital alemã. Não deixe de ler ao planejar sua viagem à Berlim

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌏 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Berlim: Checkpoint Charlie, East Side Gallery & Memorial do Muro de Berlim
🌏 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã
🌏 Mapeando Berlim: Unter den Linden e Portão de Brandemburgo

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

10 comments

  1. Excelentes dicas! Eu amei Berlim e todos estes lugares que mencionou. Os jardins de Berlim são de deixar qualquer um de queixo caído né? Uma coisa que eu também AMEI foi visitar o Zoológico de Berlim… mas esse não é gratuito rs.. Você me deixou com mais vontade ainda de voltar! 😉

    1. Berlim é linda demais né? Eu infelizmente não consegui ir ao zoo. Quando cheguei lá já estava fechado e não tínhamos outro dia pra retornar. Já está na minha lista para a próxima visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *