Mapeando Rio: Saquarema, capital nacional do surfe

Localizada na região dos lagos no Rio de Janeiro, Saquarema é conhecida como a capital nacional do surfe por sediar algumas etapas do WSL (Surf World League). Também é sede da Confederação Brasileira de Voleibol. Está repleta de lindas e exuberantes praias, além de lagoas, cachoeiras e montanhas. Apesar de não ser tão famosa na região, tem várias atrações incríveis e é uma excelente opção para um bate e volta do Rio.

Caso queira dar uma esticada na sua estadia na região dos lagos, o blog Te Vejo pelo Mundo fez um guia completo com todas as praias de Arraial do Cabo.

Como chegar?

Saquarema fica a 118 quilômetros de distância da capital do Rio de Janeiro. De carro, o acesso é feito pela ponte Rio-Niterói, estrada Niterói-Manilha (até Rio Bonito) e RJ-124 (Via Lagos). De ônibus a viação 1001 tem ônibus partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Clique aqui para ver todos os horários e preços.

Ecoturismo

Para os aventureiros que curtem o ecoturismo, a cidade possui vários atrativos para você explorar as belezas naturais do lugar. As trilhas da Serra do Roncador são de dificuldade mediana e leva à lindas cachoeiras (é indispensável presença de um guia que conhece o local). Essa é apenas uma das muitas opções de trilhas. Nelas é possível explorar a Mata Atlântica virgem e apreciar belas paisagens.

Praias

As praias mais próximas ao centro da cidade são a Praia da Vila e a Praia de Itaúna. O mar por lá é bem agitado e com muitas ondas (ruim pra quem quer sossego e ótimo para os surfistas 😅). Para quem busca tranquilidade sem ir muito longe do centro, a opção é a Lagoa de Saquarema. Formada de água salgada, é um ótimo lugar para banho, pesca e esportes náuticos. Não deixe de visitar as praias: Jaconé, Massambaba e Vilatur.

Praia de Itaúna em Saquerema
Praia de Itaúna em Saquerema – Foto: Felipe Beiragrande
Praia de Itaúna em Saquerema
Praia de Itaúna em Saquerema – Foto: Felipe Beiragrande
Praia de Itaúna em Saquerema
Praia de Itaúna em Saquerema – Foto: Felipe Beiragrande

Principais atrações

Aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, em cima do morro que divide a praia de Itaúna da Praia da Vila está a igrejinha que leva o mesmo nome da padroeira da cidade. Lá acontece o mais antigo círio de Nazaré a 388 anos, sendo o mais antigo do país (até do que acontece em no Pará). Descendo a escadaria da igreja, há um letreiro Eu Amo Saquarema que também é parada obrigatória para fotos.

Para os amantes do rock and roll, a casa do cantor Serguei está aberta para visitação. O Templo do Rock como é chamado, exibe roupas, discos, prêmios e outros materiais sobre a vida do cantor. O local funciona todos os dias de 9h às 17h.

Depois de curtir o no mar, o passeio pela Vila (é como chamam o centrinho da cidade) é bem agradável. O local oferece ótimas opções de restaurantes de todos os tipos, além de área para as crianças. Nos finais de semana a feirinha de artesanato é montada e é uma boa opção para comprar produtos locais.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré em SaquaremaIgreja de Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema – Foto: Felipe Beiragrande

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema – Foto: Felipe Beiragrande
Morro que separa a Praia de Itaúna da Praia da Vila
Morro que separa a Praia de Itaúna da Praia da Vila – Foto: Felipe Beiragrande
Letreiro Eu amo Saquarema
Letreiro Eu amo Saquarema – Foto: Felipe Beiragrande

Mapeando Saquarema

Fomos passar um fim de semana por lá na minha última viagem ao Rio. A avó do meu esposo mora na cidade então não tivemos preocupação com hospedagem (e por isso não tenho opção de locais para indicar). O tempo estava um pouco fechado então não rolou cair no mar. Passeamos pela praia só pra sentir aquela energia e tirar umas fotos. 😜

Depois, fomos em direção à Vila, subimos no morro da igrejinha e vimos o pôr do sol, que a propósito, foi um dos mais bonitos que eu vi na vida.

Após assitir esse espetáculo da natureza, seguimos para a vila. Lá terminamos o dia comendo uma porção sensacional de um bolinho de bacalhau dos deuses.

Pôr do sol em Saquarema
Pôr do sol em Saquerema – Foto: Felipe Beiragrande
Pôr do sol em Saquarema
Pôr do sol em Saquerema – Foto: Felipe Beiragrande
Pôr do sol em Saquarema
Pôr do sol em Saquerema – Foto: Felipe Beiragrande

Conheça outras praias pelo Brasil

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são inspirações para você planejar e descobrir praias maravilhosas. Blogueiras:

Vivendo a vida pelo mundo – Natal com praia de Pipa

Viajante em série – Prado, Bahia: um paraíso à sua espera

Paromundo – As Praias Paradisíacas de Arraial do Cabo

*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Petrópolis: Palácio Quitandinha & Palácio de Cristal
🌍 Mapeando Petrópolis: Catedral e Museu Imperial
🌍 Mapeando Rio de Janeiro: Cristo Redentor
🌍 Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de viajar

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Saquarema, capital nacional do surfe

24 comments

    1. Simmmmmm! pessoal do surf adora as ondas por lá! Fico feliz de saber que despertei essa vontade de visitar em você através do post. Grande beijo.

  1. Eu cresci sonhando com Saquarema justamente por conta dos campeonatos de surf e da imagem low profile que o lugar passava… Nunca conheci! Passeando por seu texto percebo que ela é ainda mais simpática e atraente que em meus distantes sonhos de menina!

    Aquele momento de vocês de pura poesia em que passaram na praia para sentir a vibe e depois subiram o morro da igrejinha para ver o por do sol reavivaram minha vontade de conhecer saquarema! 🙂

  2. Embora não seja surfista, duas coisas me conquistaram neste artigo sobre Saquarema: a lagoa de água salgada para um banho tranquilo e essa igrejinha fofa das fotos! Ótimo saber desses destinos próximos as capitais para incluirmos nos roteiros de cada estado!

  3. Saquarema é um lugar incrível, com praias lindas e a tranquilidade de cidade do interior. Adoramos as opções de bate e volta no Rio de Janeiro, com praia então, é melhor ainda… Adoramos as dicas

Queremos ouvir você! :)

  • Andar de barco é um processo que envolve muitas tarefas. Uma dela é ir até a proa do barco, gritar: "eu sou o rei do mundo" (DAWSON, Jack) e tirar uma foto de braços abertos! Quem nunca fez, que atire a primeira pedra nos comentários. 😂🙋🏽‍♀️ #MapeandoMundo #MapeandoCalafate #BrasileirosEmElCalafate #ParqueNacionalLosGlaciares #Titanic
  • A sorte de tirar a foto bem na hora que o gelo se desprende! Não temos! 😂 Aliás, eu acho que ele (o glaciar) fica esperando a gente guardar a câmera e o celular e quando menos esperamos: acontece! Enfim, post do Perito Moreno com mapa completo das passarelas já está no blog! #MapeandoMundo #MapeandoElCalafate #GlaciarPeritoMoreno #ParqueNacionalLosGlaciares
  • Deserto de gelo! Assim eu defino El Calafate. Lá eu vi paisagens incríveis e inesquecíveis. Quer saber mais sobre esse lugar maravilhoso? O post com tudo o que você precisa saber antes de viajar já está no ar. #MapeandoMundo #MapeandoElCalafate #ParqueNacionalLosGlaciares #BrasileirosEmUshuaia #BrasileirosEmElCalafate
  • Essa é uma parte do trajeto que o trem do fim do mundo fazia com os presidiários designados para trabalhar nos bosques fueguinos. Trabalhar era um prêmio de bom comportamento, já que era o mais próximo que eles chegavam da liberdade! Os que fugiam retornavam espontaneamente depois de alguns dias com fome e frio. Eficiente demais esse presidido de Ushuaia não? 😬😅
.
.
Veja nossa série de posts sobre Ushuaia em www.mapeandomundo.com
.
#MapeandoMundo #MapeandoUshauia #MapeandoFimDoMundo #PatagôniaArgentina #ParqueNacionalTierraDelFuego
  • Ainda não consigo acreditar que 856 anos de história foram consumidos pelo fogo. Conhecer Notre Dame foi um sonho! Meu coração chora junto com a França e o mundo todo! 😔🖤🇫🇷 #NotreDameDeParis #NotreDame
  • A-CA-BOU de sair no blog o post da Navegação Pinguinera que fizemos com os @brasileirosemushuaia! Paramos em várias ilhas mas o ponto alto foi ver os pinguins bem de pertinho na Isla Martillo. Achei super divertido ver os bichinhos tomando aquele sol e passeando pela ilha. O cheiro? Não era o mais agradável mas a gente prende a respiração e segue a vida! 😂 #MapeandoMundo #MapeandoUshuaia #MapeandoFimDoMundo #Pinguins #PatagoniaArgentina #Parceria
%d blogueiros gostam disto: