Mapeando Mundo: as cinco igrejas mais bonitas do mundo

Durante essas minhas andanças e explorações pelo planeta, vi muitas construções lindas e de tirar o fôlego. Principalmente no velho continente, as igrejas são riquíssimas, grandiosas e imponentes, o que tornou as basílicas e duomos importantes pontos turísticos nas cidades. Pensando nisso, ai vai uma lista com as cinco igrejas mais bonitas do mundo (na minha humilde opinião 😜) para você se inspirar e decidir o destino das suas próximas férias. Óbvio que existem muitas outras maravilhosas espalhadas por esse mundo! Mas como eu disse anteriormente, essas são as cinco igrejas mais bonitas, aos olhos do Mapeando Mundo.

1. Igreja de São Matias (Budapeste)

É uma das igrejas católicas mais famosas de Budapeste. Como demorou muito pra ser construída, tem vários estilos na sua arquitetura. E devo dizer que esse “remendo” ficou incrível.

Começou com o estilo romântico, depois características góticas e foi finalizada com itens neobarrocos. O Templo tem esse nome em homenagem ao Rei Matias Corvino que foi o responsável pela ampliação do monumento no século XV.

Igreja de São Matias (Budapeste)
Igreja de São Matias (Budapeste)

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

2. Berliner Dom (Berlim)

Construída entre 1894 e 1905, a Catedral é a maior e mais luxuosa igreja da cidade. Projetada por Julius Raschdorf reflete as aspirações de poder do Império. O seu interior foi construído no estilo neobarroco, com escadarias imperiais em mármore preto, um altar com mármore branco e ônix amarelo.

Nos sótão está a Cripta dos Hohenzollern com sarcófagos dos membros da dinastia que levou o mesmo nome. Também possui 90 túmulos dos membros da família imperial. Em 1944 o templo foi destruído por uma bomba que caiu sobre a cúpula e após 40 anos de restauração foi reaberta em 1993.

Berliner Dom (Berlim)
Berliner Dom (Berlim)

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

3. Catedral de Notre Dame (Paris)

A Catedral de Notre Dame é umas das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Sua construção foi iniciada em 1163 e dedicada a Maria, mãe de Jesus. A igreja tem duas torres de 69 metros em sua fachada. Lá em cima você poderá visitar o campanário onde viveu o famoso Corcunda  e ver de perto as gárgulas. São 387 estreitos degraus em espiral (não se preocupe, tem corrimão 😜) até o topo.

É linda tanto por fora quanto por dentro.  O interior é uma riqueza só: muito ouro, várias obras de arte e lindas capelas. Na parte exterior, subir e ver os gárgulas de perto foi incrível.

Notre Dame vista do Sena
Notre Dame vista do Sena – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

4. Catedral Santa Maria del Fiore (Florença)

A Catedral de Santa Maria del Fiore ou Duomo de Florença também entrou na lista. São 153 metros de comprimento e 90 metros de largura, com uma cúpula de 54 metros. A visita ao interior da catedral é gratuita. A cúpula que fica a 90 metros de altura tem afrescos de Giorgio Vasari e Frederico Zuccari, representando o juízo final.

Só é possível subir no Duomo com reserva. Como não tinha nenhum horário disponível, subimos no batistério e ver a catedral lá de cima foi incrível. O interior da igreja é muito bonito. Caso consiga subir você verá bem de perto os afrescos e pinturas da cúpula.

Catedral Santa Maria del Fiore (Florença)
Catedral Santa Maria del Fiore (Florença)

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

5. Basílica de São Marcos (Veneza)

É a mais famosa igreja em Veneza. Apresenta uma planta em formato de cruz grega no estilo bizantino. Foi uma das coisas mais impressionantes que eu vi na vida. Por dentro é coberta de mosaicos de ouro, bronze e pedras. São oito mil metros quadrados de mosaicos que cobrem as paredes, abóbadas e cúpulas.

A Basílica de São Marcos foi consagrada em 1094, no mesmo ano em que o corpo de São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar pelo Doge Vitale Falier. Os famosos cavalos de São Marcos foram acrescentados à construção à 764 anos atrás. Atualmente, réplicas estão no topo e os originais em uma sala de exposição dentro da basílica.

Piazza San Marco em Veneza
Piazza San Marco em Veneza

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

Bônus: Basílica de São Pedro (Vaticano)

Sim! Eu coloco um bônus para furar listas com número pré determinados. 🤪 Mas não tinha como deixar o Vaticano de fora né? A Basílica de São Pedro, a mais imponente do local, cobre uma área de 23 mil metros quadrados e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. Catalogada e preservada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi construída inicialmente pelo imperador Constantino entre 326 d.C e 333 d.C. onde estava enterrado o apóstolo Pedro.

Depois de muitos projetos de reconstrução durante os anos, o edifício atual possui 218 metros de comprimento e 136 metros de altura, incluindo a cúpula. Devo dizer que fiquei bem impressionada com o tamanho e a grandeza do lugar.

Basília de São Pedro
Basília de São Pedro – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

E aí? Gostou da nossa lista? Qual foi a igreja mais bonita que você visitou até hoje? 😀

O Edson do blog Ligado em Viagem fez um post bem legal com as 5 igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal. Fiquei encantada!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌍 Os dez países mais baratos para viajar
🌍 Seguro Viagem: Tudo o que você precisa saber!
🌍 Mapeando Mundo: cinco coisas que eu aprendi viajando

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

AS CINCO IGREJAS MAIS BONITAS DO MUNDO

14 comments

  1. Um belo apanhado de igrejas! Estou ansiosa para ir em Notre Dame, minha primeira viagem para Europa Ano que Vem! 🙂 Adorei as dicas! A arquitetura dos locais é sempre impressionante, eu adoro visitar. Seu blog é uma lindeza, parabéns!

    1. Notre Dame é incrível! Não deixe de subir nas torres e ir bem cedo (quase não tem fila de manhã para entrar) Obrigada pelo carinho! Dicas de Paris é só chamar.

  2. Visitei duas da sua lista, e quero muito completar e visitar todas elas! Sempre aprendo muito visitando igrejas, além da arquitetura e obras de arte, né?
    Por sinal, espero que a reconstrução da Notre Dame não demore muito <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *