Mapeando Paris: Museu de Orsay (Musée d’Orsay)

Quem leu meu post sobre os cinco museus imperdíveis em Paris viu que o Museu d’Orsay foi meu preferido. Não só pelo acervo mas também pela arquitetura. Eu coloquei na minha cabeça que eu queria ver o relógio do Hugo Cabret (vou explicar mais pra frente) e só sosseguei quando consegui a tal foto. 😅 O d’Orsay fica na margem esquerda do rio Sena e possui em seu acervo pinturas e esculturas da arte ocidental até 1914.

D’Orsay e a estação de trem

Inaugurada em 1900, a estação de Orsay era a principal na linha sudoeste na França. O hotel de mesmo nome recebeu viajantes e personalidades para ricos banquetes. Porém, com a modernização das linhas ferroviárias, a plataforma ficou muito curta e após muitas utilidades foi decidido que a estação viraria um museu.

O projeto assinado por Victou Laloux foi mantido na grande reforma antes da reinauguração. Destaco aqui os lindo relógios com vista para o Louvre e para o Sena que inclusive foram cenários do filme “A invenção de Hugo Cabret”. 😍

Mapeado o Museu d’Orsay

Fizemos nossa visita na quinta pois nesse dia o museu funciona até 21h45. Não pegamos fila para entrar e foi bem tranquilo. O d’Orsay tem 5 pavilhões mas o terceiro e o quarto não estão abertos para visitação. No térreo estão expostas as esculturas, algumas obras de Monet, artes decorativas e pinturas de Delacroix, Gérôme, Ingres dentre outros.

No segundo pavilhão estão as obras neo impressionistas, quadros de Van Gogh incluindo seu auto retrato, Art Nouveau e algumas esculturas de Rodin e Claudel.

O último pavilhão (quinto nível) é o paraíso do impressionismo. Monet, Manet, Renoir, Cézanne e outros pintores. É um sonho! Ainda bem que tínhamos tempo e pudemos aproveitar bastante a riqueza do acervo desse pavilhão. Nesse mesmo piso tem uma cafeteria e o famoso relógio lindo com vista para o Sena que não pode faltar na sua foto. 😁 O ingresso custa € 14,00 e a atração está inclusa no Museu Pass.

Museu de Orsay (Musée d'Orsay)
Museu de Orsay – Foto: Felipe Beirangrade
Relógio no Museu de Orsay
Relógio no Museu de Orsay – Foto: Felipe Beiragrande
Quadros de Monet no Orsay
Quadros de Monet no Orsay – Foto: Felipe Beiragrande

Vale a pena?

Com certeza vale! O museu é incrível o acervo fantástico. Aconselho ir nesses dias em que fecha mais tarde porque acaba sendo mais tranquilo. Para os amantes de Monet é parada obrigatória. Eu diria que depois do Louvre, o d’Orsay é o museu mais relevante em Paris. Apresenta bom acervo de esculturas, mobiliários e pinturas.

Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007
Horário de funcionamento: aberto todos os dias de 9h30 às 18h. Na quinta de 9h30 às 21h45.
Como chegar: M12- estação Solférino/ RER C – Estação Museu de Orsay (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial

Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
🌍 
Mapeando Louvre: Dez obras imperdíveis no Museu do Louvre
🌍 Mapeando Paris: Museu do Exército & Museu Rodin

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Museu de Orsay em Paris

 

12 comments

  1. Olá! Confesso que não sou um grande apreciador de museus, mas, não tem como negar que estas telas são lindíssimas! Apesar de não ser meu estilo, não tenho dúvidas de que, quando tiver uma oportunidade, darei um jeito de encaixar o Museu de Orsay em um roteiro. Adorei a dica!

    Abraços

    1. Oi Flávio! Nós adoramos arte e todo tipo de museus por isso vamos em vários. Se conseguir encaixar será ótimo. As telas são lindas mesmo.

  2. D’Orsay é meu preferido também. Quando fui pela primeira vez chorei de tanta emoção, diante das pinturas impressionistas. Até hoje não sei explicar… Além disso, o fato de ser em uma estaçãõ de trem é um toque que agrega, né? Quando o museu fez 30 anos, em 2016, escrevi sobre a historia da estação. Dá um pulinho lá: https://mulhercasadaviaja.com/2016/09/15/museu-dorsay-faz-30-anos-sua-historia-como-estacao-de-trem-e-museu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *