Mapeando Paris: bate e volta em Versailles

Não sei você, mas eu sou super fã de visitar castelos e saber as histórias de reis e rainhas, então reservamos um dia todo para visitar e explorar o Palácio de Versailles. Localizada no departamento de YvelinesVersailles foi criada do zero por vontade do Rei Luís XIV e foi sede do poder político entre 1682 e 1789. Posteriormente, se tornou o berço da revolução francesa.

A cidade fica a dez quilômetros de Paris e o famoso palácio, os jardins e os museus estão na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

Como chegar

Fomos para Versailles de trem e acredito ser a forma mais prática e econômica para chegar até lá. Pegamos o metrô até a Gare d’Austerlitz e depois pegamos o RER C, que são os trens regionais, para chegar ao palácio. (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)

Agora a dica que você deve guardar junto com o passaporte e os euros. O RER C tem várias bifurcações e essa mesma linha chega a vários pontos finais, por isso, antes de entrar no trem, verifique no painel e pegue o trem que está indo para Versailles Chatêau Rive Gauche. O outro ponto final, e o que você não deve pegar é Gare de Saint-Quentin-en-Yvelines.

Caso aconteça de você pegar o trem errado (essa falo por experiência própria 😂), não se desespere e desça na estação Gare de Versailles Chantiers. Você ganhará mais uns 15 minutos de caminhada mas também chegará ao palácio. Da estação Versailles Chatêau Rive Gauche até o palácio são mais ou menos uns 10 minutos de caminhada.

Explorando o Complexo de Versailles

Depois da fila de verificação de segurança, claro, você entrará no complexo de Versailles. Como a maioria das pessoas prefere começar a visita pelo palácio, a fila para entrada estava enorme. Então fizemos o inverso e começamos pelos jardins e foi a melhor opção.

Os jardins são enormes e muito bonitos. Planejado por André Le Nôtre, está cheio de cantinhos bem bonitos e vale a pena explorar com carinho. Pegamos o mapa e começamos nossa visita. O dia estava lindo e o jardim não estava muito lotado, então foi uma visita agradável. O mapa disponibilizado pelo local, marca um percurso sugerido e os locais imperdíveis.

Não é permitido o uso de bicicletas no jardins, mas é possível alugar um carrinho elétrico. Ele custa € 32,00 por hora e o ponto para aluguel fica no Terrase Nord.

Os jardins são bem estruturados com banheiro e pontos de lanches e restaurantes bem localizados e sinalizados no mapa.

Jardins de Versailles
Jardins de Versailles – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins de Versailles - Foto: Felipe Beiragrande
Jardins de Versailles – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins de Versailles
Jardins de Versailles – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins de Versailles
Jardins de Versailles – Foto: Felipe Beiragrande

Palácio de Versailles, Grand e Petit Trianon & Domínio de Maria Antonieta

O castelo ou chatêau foi construído inicialmente como um castelo de caça em 1624. Em 1669 o arquiteto Louis Le vau e o paisagista Le Nôtré começaram uma renovação do palácio a pedido de Luís XIV e em 1678 a corte e o governo francês começou a mudar-se para lá.

O palácio é formados por luxuosas salas que serviam como aposentos reais, grandes galerias e várias capelas. São 2.300 quartos distribuídos por 63.154 metro quadrados. Não entramos no palácio mas as meninas do Blog Vivendo a Vida pelo Mundo entraram e contaram tudo sobre a visita ao Chateau de Versailles no blog!

Jardins de Versailles
Cahtêau visto dos jardins – Foto: Felipe Beiragrande
Galeira dos Espelhos
Galeira dos Espelhos no Chatêau de Versailles – Foto retirada do site oficial

Longe do palácio principal e perto ao grande canal, estão os famosos domínios de Maria Antonieta. O Grand Trianon foi construído em 1670 por Luís XIV para presentear Madame de Montespan, sua cortesã favorita no reino. O Petit foi dado Madame de Pompadour, amante do Rei Luís XV em 1768. Depois virou a casa de Maria Antonieta que fez várias reformas e construções anexas ao local.

Ela podia até ser odiada pelo povo e pela corte, mas temos que admitir que ela tinha bom gosto pra decoração e paisagismo! 😅

Petit Trianon
Petit Trianon – Foto retirada do site oficial

Informações práticas

O ingresso para uma visita completa à todas as atrações (chatêau, Grand e Petit Trianon, jardins e parque e jardins musicais) custa € 20,00. A entrada nos  jardins é gratuitas, com exceção dos dias onde há apresentações dos jardins musicais (Clique aqui para consultar os dias). Com exceção dos jardins, as outras atrações também estão inclusas no Paris Museum Pass.

Endereço: Place d’Armes, 78000 Versailles
Horário de funcionamento: Parque: todos os dia de 8h às 18h em baixa temporada e às 20h30 durante a alta temporada. Palácio: aberto todos os dias, exceto às segundas de 9h às 18h30. Trianon: aberto todos os dias, exceto às segundas de 12h às 18h30. Para verificar os dias de alta e baixa temporada clique aqui.
Como chegar: RER C – Estação Versailles Chatêau Rive Gauche (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial

Vale a pena?

Com certeza vale muito a pena. Aconselho reservar um dia todo para explorar não só o palácio, mas a cidade também. Nós optamos por visitar apenas o jardim com bastante calma, mas tenho certeza plena que visitar o castelo e os Trianons vale muito a pena também. Como foi sua experiência em Versailles? Conta pra gente nos comentários.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Paris: sessão de fotos em Paris, vale a pena incluir no roteiro?
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Bate e volta em Versailles

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *