Mapeando Roma: Monte Palatino & Fórum Romano

Depois da nossa visita ao Coliseu seguimos para o Monte Palatino e Fórum Romano. Como eu disse no post anterior, o ingresso do Coliseu já inclui a entrada na atração e se você estiver com o Roma Pass , ele não irá contar como uma nova atração.

O Palatino e o Fórum são basicamente as ruínas do centro do poder político de antigamente. Também abriga casa de muitas personalidades romanas e palácios. Vá preparado porque aqui é atividade ao ar livre mesmo. Não conseguimos achar o local de venda do áudio guia então fomos indo acompanhando delas placas.

Monte Palatino

O Monte Palatino é a mais central das sete colina de Roma e uma das mais antigas partes da cidade. Tem elevação de 40 metros cima do Fórum Romano. Tem vista para o Fórum e o Circo Máximo. A partir de Augusto, os palácios imperiais de Roma passaram a ser construídos ali.

Reza a lenda que os gêmeos Rômulo e Remo foram criados no Palatino pela loba. Após matar seu irmão, Rômulo teria fundado uma aldeia que originaria Roma. Por volta do século I a.C, o Palatino era o endereço mais desejado de Roma.

Começamos pelo Palatino por motivo de logística, já que a saída ficava próxima ao Fórum Romano. Começamos a subida e devo dizer que foi árdua. 😅 Se estiver indo no verão, aconselho um horário no fim da tarde ou logo no início da manhã. Mas também devo dizer que a vista compensa. Vimos as ruínas do Domus Augustana, residência imperial e vários templos dedicados a deuses romanos. Não deixe de visitar as cabanas de Rômulo, a casa de Augusto e Lívia e o estádio.

Monte Palatino
Monte Palatino – Foto: Felipe Beiragrande
Ruínas no Monte Palatino
Ruínas do Fórum Romano – Foto: Felipe Beiragrande
Estádio e Jardim Particular dos Imperadores
Estádio e Jardim Particular dos Imperadores – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: 00186 Roma
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h30 às uma hora antes do pôr do sol. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Como chegar: MEB – Estação Colosseo (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).

Fórum Romano

No início da república, o Fórum era um local caótico. Por volta do século II a.C., foi decidido que Roma precisava de um lugar mais sério e toda a bagunça foi substituída por cortes de justiça e centro comerciais.

Foi durante séculos o centro da vida pública romada: o local de cerimonias triunfais e de eleições. Também era o local onde se realizava discursos públicos, processos criminais.

O Fórum possui pelo menos dez templos, três basílicas, quatro arcos e outras pequenas construções. Depois de descer o Palatino, seguimos pela Via Sacra, um caminho de procissão que cruza o local e vai até o Coliseu. Fique atento à saída que fica à direita do Fórum no sentido oposto ao Coliseu. Tem que procurar bem porque fica bem escondida.

Fórum visto do Monte Palatino
Fórum visto do Monte Palatino – Foto: Felipe Beiragrande
Ruínas do Fórum Romano
Ruínas do Fórum Romano – Foto: Felipe Beiragrande
Via Sacra no Fórum Imperial
Via Sacra no Fórum Imperial – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Via della Salara Vecchia, 5/6
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h30 às uma hora antes do pôr do sol. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Como chegar: MEB – Estação Colosseo (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).
Para saber mais: Site Oficial 

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌍 Roma: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Roma: Coliseu (Anphitheatrum Flavlum)
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Monte Palatino & Fórum Romano

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *