Mapeando Roma: Coliseu (Anphitheatrum Flavlum)

Não poderia começar a falar sobre Roma sem falar no Coliseu. Não porque seja a única atração na cidade. Muito pelo contrário, Roma está cheia de ótimas atrações. Mas, na minha humilde opinião, o Anfiteatro a representa muito bem como atração principal.

Conhecido também como Anfiteatro Flaviano, é uma construção em formato oval localizado no centro da cidade de Roma. Feito com concerto e areia, é o maior anfiteatro já construído. A construção começou na época de Vespasiano em 72 d.C. e foi concluída em 80 d.C. sob o regime de Tito. O edifício era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos e poderia abrigar um público estimado entre 50 mil e 80 mil espectadores.

Estava tão ansiosa para conhecer o Coliseu que foi a primeira coisa que fizemos no dia seguinte a nossa chegada à capital italiana. Como nosso hotel era bem próximo, chegamos cedo para não pegar fila e deu certo. Também estávamos com o Roma Pass e iríamos usá-lo no Coliseu como primeira atração.

A entrada para visitas fica logo em frente a saída do metrô. Se você estiver indo a pé é bom procurar a saída para se localizar melhor. Dependendo do horário que você chegar a fila estará enorme. Se estiver com o Roma Pass ou com o ingresso, procure a fila com a indicação correta para entrar. Eu recomendo fortemente que você vá pela manhã. Por razões de segurança, o Coliseu pode acomodar até três mil pessoas ao mesmo tempo. Então quando a capacidade máxima é alcançada, novos visitantes tem que esperar para entrar.

Entramos super rápido e a única fila que pegamos foi para comprar o áudio guia, já que íamos fazer a visita por conta própria. Depois de todos os trâmites de verificações e segurança começamos nossa visita.

Explorando o Coliseu

Acredito que nem preciso escrever o quanto eu estava eufórica! Sempre fui fascinada por história e ficava impressionada quando via o Coliseu em livros e enciclopédias. Eu nem acreditava que estava lá, conhecendo uma das sete maravilhas do mundo moderno. 😍

Existem várias placas com um percurso sugerido para sua visita. Começamos pela parte de cima e depois descemos para o térreo. Fizemos a visita tranquilamente em duas horas e vimos tudo com calma, ouvindo o áudio guia. Alguns tour privados estão disponíveis e em um deles é possível visitar as áreas subterrâneas (€ 87,00) e em outro visitar o Coliseu à noite (€ 30,00).

Foi uma experiência incrível. Ver aquelas paredes de tantos anos atrás e o tanto de história que elas carregam. Fiquei realmente emocionada e impactada andando por aqueles corredores. Com toda certeza a visita valeu a pena. Li em muitos blogs que o Coliseu não era tão grande como nas fotos. Eu discordo! Do jeito dele, me pareceu perfeito.

Interior do Coliseu
Interior do Coliseu – Foto: Felipe Beiragrande
Arco de Constantino
Arco de Constantino visto do Coliseu – Foto: Felipe Beirangrande

Informações práticas

O Coliseu funciona todos os dias e os horários variam de acordo com o período do ano.
— Do último domingo de outubro até 15 de fevereiro de 8h30 às 16h30;
— De 16 de fevereiro até 15 de março de 8h30 às 17h;
— Do dia 16 até o último sábado de março de 8h30 às 17h30;
— Do último domingo de março até dia 31 de agosto de 8h30 às 19h15;
— Setembro de 8h30 às 19h;
— De 1 ao último sábado de outubro de 8h30 às 18h30.

O ingresso custa € 12,00 e é válido por dois dias consecutivos para uma entrada no Coliseu e uma entrada para o Fórum Romano e Palatino. Pelo site o valor do ingresso é € 19,00 com o áudio guia já incluso e a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês. O local possui total acessibilidade e é proibido entrar com mochilas de camping, sacos grandes e malas. A última admissão ocorre uma hora antes do horário de fechamento.

Endereço: Piazza del Colosseo, 1
Horário de funcionamento: clique aqui para verificar os horários no dia da sua visita. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Como chegar: MEB – Estação Colosseo (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).
Para saber mais: Site Oficial

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.