Mapeando Viena: Palácio de Schönbrunn

Patrimônio Mundial da UNESCO, O Palácio de Schönbrunn é um dos ativos culturais mais importantes da Áustria, e desde a década de 1960 é uma das principais atrações turísticas de Viena, atraindo milhões de visitantes a cada ano.

A história do Palácio começa no final do século XVII, quando o Imperador Leopoldo encomendou um arquiteto para projetar uma pousada de caça imperial para seu filho. Depois que o projeto empacou, o palácio foi dado para a Maria Tereza, que decidiu usa-lo como palácio de verão. Muito do que foi feito nessa época permanece até hoje, como o teatro palaciano, o zoológico e a Gloriette, uma construção erguida no alto do monte ao lado oposto ao Palácio de Schönbrunn, pensada como um memorial à doutrina da guerra justa. Foi em Schönbrunn que nasceu e morreu o Imperador Francisco José I, que trabalhava em Hofburg durante o inverno e em Schönbrunn durante o verão.

Como chegar?

O Palácio pode ser facilmente acessado pelo metrô de viena. Paramos na estação Schönbrunn linha U4 (clique aqui para ter acesso ao mapa ao metrô em Viena) e depois de uma caminhada de 5 minutos chegamos à entrada principal do parque.

Desbravando o Palácio de Schönbrunn

Vá preparado! A área onde está o Palácio de Schönbrunn é enorme. Dentre as atrações está o Jardim Privado, um laranjal e um vinhedo, um labirinto, um zoológico, uma estufa com palmeiras, uma estufa com plantas nativas do deserto, e várias fontes e monumentos espalhados pelo parque.

É possível  fazer dois tipos de tour dentro do Palácio. O Tour imperial dura de 30 a 40 minutos e custa € 14,20. Dá acesso à 22 quartos, incluindo a suite privada de Franz Joseph e de sua esposa Elisabeth. Nesse caso, a visita é feita apenas com audioguia. Também está disponível o Grand Tour, com duração de 50 a 60 minutos, custa €17,50. Incluem os 22 quartos do Tour Imperial mais 18 salões e pode ser realizado com uma guia ou com áudio-guia.

Nosso maior erro foi achar que poderíamos fazer tudo na metade de um dia. Nosso maior acerto foi não ter perdido nosso pouco tempo na fila por estar com o Sisi Ticket (falo detalhadamente nesse post).

Apenas o passeio ao Jardim é gratuito. Para acessar todas as atrações do parque é cobrado um valor avulso, mas é possível comprar o Combo por € 24,00, já com o Grand Tour pelo Palácio, ou optando pelo Sisi Ticket que também dá direito a todas as atrações.

Primeiro a gente entra e fica estatelado com o tamanho do lugar. Acreditem quando eu digo que é muito grande mesmo! 😂 Ao redor do parque passa um trem que para em todas as principais atrações do parque. Como estava muito calor, o trem foi uma mão na roda. Fomos direto para a Gloriette, o ponto mais extremo do Parque e depois descemos andando, até chegarmos ao Palácio principal.

Fonte de Netuno em Schönbrunn
Jardins Reais e Palácio de Schönbrunn – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Schönbrunner Schloßstraße 47
Telefone: +43 (1) 811130
Horário de funcionamento: abril à junho de 8h às 17h30. De julho à agosto 8h às 18h30. De setembro à novembro de 8h às 17h30 e de novembro à março de 8h às 17h.
Como chegar:  metrô – Schönbrunn – linha U4 (clique aqui para ter acesso ao mapa ao metrô em Viena)
Para saber mais: https://www.schoenbrunn.at/en/our-tickets-and-prices/all-tickets-prices/

Vale a pena?

Com toda certeza sim. O local é simplesmente lindo! Os jardins são um sonho e o parque oferece toda estrutura para passar um dia completo lá tranquilamente. Possui restaurantes e atrações para quem está viajando com crianças.

Por causa do tempo, não conseguimos ver muitas coisas por lá mas mesmo assim valeu a pena quase ter perdido o ônibus para Praga. 😂 Ainda sonho em voltar e explorar com mais tempo esse lugar, porque gente, ele merece!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!