Mapeando Viena: Rota da Música Clássica

Para quem gosta ou tem curiosidades sobre a música clássica, Viena é um lugar cheio de monumentos e museus em homenagens à grandes nomes da música erudita. Como capital do império, a educação musical era muito apreciada, inclusive muitos imperadores eram compositores ou tocavam algum instrumento.

Essa valorização também fez com que Viena se tornasse um dos berços importantes para a música clássica , sendo país natal de grandes nomes como a família Strauss, Schubert, Haydn e Mozart e Beethoven, que apesar de ser alemão, mudou-se para Viena aos 21 anos de idade.

Monumentos e estátuas estão espalhados por Viena, muitas delas em parques públicos. Pra visitar um monumento lindo de Strauss filho, uma estátua com o Schubert e uma de Beethoven, inclua o Stadpark no seu roteiro. Para ver o monumento e a estátua de Mozart com uma clave de sol linda de flores na frente, dê uma passada no Burggarten. Falo com detalhe dos parques de Viena em outro post. Clique aqui para ler. 😀

Mozarthaus Vienna 

Nascido em Salzburgo em 1756, aos 17 anos Mozart já viajava em turnê com sua família tocando pela Europa. Considerado um menino prodígio, era visto pelas pessoas como uma criança animada, espirituosa e cheia de charme. Ambicioso e cansado da vida na cidade natal, e após um período desempregado, Mozart mudou-se para Viena. Mesmo não sendo aceito na corte, se beneficiou com vários contatos e teve muitas óperas encomendadas como as Bodas de Fígaro, A Flauta Mágica e Don Giovanni.

Apesar de seu sucesso, não conseguia manter seu padrão de vida em Viena e estava sempre com dificuldades financeiras. Ficou muito doente e em 1791 morreu, sendo enterrado sem grandes cerimonias. A casa onde Mozart viveu seus últimos dias virou um Museu com alguns poucos móveis originais e com alguns aspectos de sua história.

Eu confesso que fiquei um pouco decepcionada. O Museu é pequeno e não tem nenhum tipo de instrumento ou partituras. Apenas uns móveis e umas maquetes falando sobre algumas óperas famosas, como a Flauta Mágica. A visita é feita com um Audio-guia que conta a história do compositor conforme você faz a visita. Fotos não são permitidas e o custo do ingresso é de € 11,00. O Museu fica bem próximo a Catedral de Santo Estêvão na Stephansplatz.

Mozarthaus Vienna
Mozarthaus Vienna – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Domgasse, 5 
Horário de funcionamento: Diariamente de 10h às 19h.
Como chegar: metrô – Stephansplatz – linha U1/U3 (clique aqui para ter acesso ao mapa ao metrô em Viena)
Para saber mais: http://www.mozarthausvienna.at/opening-hours-prices

Haydnhaus Vienna

Se a casa de Mozart me deixou um pouco decepcionada, o Felipe teve que me carregar da casa de Haydn. Esse é o museu que você respeita! 😂

Nascido de família pobre em 1732, foi morar com um parente para ter aulas de música após seus pais perceberem seus dotes musicais. Teve uma infância sofrida e aprendeu a tocar cravo e violino. Em 1749 após ser expulso do coral por não ter mais voz para cantar, ficou na miséria e começou a trabalhar como música ambulante. Aprendeu os fundamentos da composição e em 1750 escreveu sua primeira ópera.

Conheceu Mozarth e Beethoven e após muitas viagens retornou para Viena onde construiu uma casa para se dedicar à composição e a dar aulas. Morreu em casa, de causas naturais, em 1809 durante um bombardeio, nas vésperas da tomada de Viena por Napoleão. Haydn tinha tanto prestígio, que o próprio Napoleão ordenou que guardas ficassem na porta de sua casa para que ele não fosse incomodado. 🙄

Estão expostos pianos e cravos que foram encomendados e utilizados pelo próprio compositor. Tem um rico acerto de partituras, rascunhos e manuscritos do período em que viveu na casa, e pasmem, um livro de visitas assinados por grandes personalidades que iam visitá-lo em casa. Fiquei fascinada com todo o acervo do museu, e ficar perto de um piano tocado por ele, pra mim, não tem preço! 😅 O Museu é um pouco afastado do centro de Viena e a visita é feita com áudio-guia. A entrada custa € 5,00.

Manuscritos e composições de Haydn
Manuscritos e composições de Haydn – Foto: Felipe Beiragrande
Piano usado por Haydn
Piano usado por Haydn – Foto: Felipe Beiragrande
Porta principal Haydnhaus
Porta principal Haydnhaus – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Haydngasse 19
Horário de funcionamento: De terça a domingo, de 10h às 13h e de 14h às 18h. 
Como chegar: metrô – Pilgramgasse – linha U4 (clique aqui para ter acesso ao mapa ao metrô em Viena)
Para saber mais: http://www.wienmuseum.at/en/locations/haydnhaus.html

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌏 Viena: o que você precisa saber antes de viajar!
🌏 Mapeando Viena: Palácio Imperial de Hofburg
🌏 Mapeando Viena: Museus Kunsthistorisches, Naturhistorisches & Museumsquartier
🌏 Mapeando Viena: Parques Burggarten, Volksgarten & Stadtpark

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão! 

Rota música clássica em Viena

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *