Após a visita ao Coliseu e ao Palatino e Fórum Romano, seguimos para o Monte Capitolino, outra das sete colinas sobre as quais Roma foi fundada. Também conhecido como Campidoglio, muito do que está lá atualmente foi projetado por Michelangelo no século XVI. Ele foi o criador da Piazza del Campidoglio, em forma de trapézio, e da Cordonata, ampla escadaria que dá acesso à praça. Ao redor da praça situam-se o Palazzo Nuovo e o Palazzo dei Conservatori, que abrigam os Museus Capitolinos.
Museus Capitolinos
Os Museus Capitolinos são um conjunto de palácios romanos que abrigam um importante acervo de pinturas e esculturas. O primeiro acervo do museu foi doado pelo papa Sisto IV em 1471 e consistia em uma série de estátuas de bronze, incluindo a famosa Loba Romana e o conjunto remanescentes da estátua colossal de Constantino.
Os museus são enormes e os palácio são interligados através de um túnel subterrâneo. Começamos nossa visita pelo Palazzo Nuovo e a entrada já é show. Um pátio cheio de esculturas impressionantes. O palácio já é um museu por si só. Algumas salas ainda possuem os móveis originais e as pinturas e afrescos ainda conservados.
Após seguimos para o Palazzo dei Conservatori que também faz parte dos Museus Capitolinos. Nesse palácio ficava a sede dos magistrados de Roma no fim da idade média. Apesar de possuir um acervo grande de esculturas, os Museus Capitolinos também possuem uma galeria de arte que exibem pinturas de Veronese, Tintoretto, Caravaggio, Van Dyck e Ticiano. o Ingresso custa € 15,00.
Dentre as obras mais famosas estão: Loba Romana, partes da Estátua Colossal de Constantino (313-324 d.C), Busto da Medusa (1644-1648) e o quadro Bom Ventura (1595) de Caravaggio.
Endereço: Piazza del Campidoglio, 1
Horário de funcionamento: todos os dias de 9h30 às 19h30. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Como chegar: ônibus 30/51/81/83/85/87/118/130F/160/170/628/C3/N9 – Ara Coeli/P.za Venezia (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).
Para saber mais: Site Oficial
Monumento a Vittorio Emanuelle
O monumento foi construído em honra a Vittorio Emanuelle II, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. A estrutura tem 135 metros de largura e 70 metro de altura e é feito de puro mármore.
Realmente o local é bem bonito e fique impressionada com o tamanho. Dá pra subir e ter uma vista panorâmica da cidade mas preferimos só tirar algumas fotos. O local é cheio de regras. Não pode sentar nas escadas, não pode usar tripé, não pode sentar no chão, e mais outras milhões de restrições. Então dá até medo de ficar lá por muito tempo! depois de admirar o local, sem tocar em nada, fomos embora. 😅 A entrada é gratuita.
Endereço: Piazza Venezia, 00186
Horário de funcionamento: todos os dias de 9h30 às 16h30 no inverno e 9h30 às 17h no verão.
Como chegar: ônibus 30/51/81/83/85/87/118/130F/160/170/628/C3/N9 – Ara Coeli/P.za Venezia (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).
Para saber mais: Site Oficial
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌍 Roma: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Roma: Coliseu (Anphitheatrum Flavlum)
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando
Que belo acervo tem os Museus Capitolinos. Não fiz essa visita em Roma. Também não subimos no mirante do Monumento à Vitorio Emanuelle, mas é uma construção bem impactante! Estou adoando acompanhar os posts de Roma e aplacando a saudade de minha viagem. Beijos
Obrigada! Realmente o acervo do Capitolino é incrível, além da arquitetura e salas dos palácios. Fico feliz que esteja gostando dos posts.