Localizado na Place de La Concorde, o Museu de Orangerie é uma galeria de arte impressionista e pós impressionista em Paris. O local onde atualmente funciona o museu, foi construído em 1852 como estufa. Abrigava durante o inverno as laranjeiras que decoravam o jardim do Palácio das Tulherias, que vai do Louvre até a Praça da Concórdia.
Após a Primeira Guerra Mundial, o prédio foi doado para o conselho de Belas Artes. Em 1922 propõe-se instalar no local o grande conjunto de Nymphéas que Claude Monet havia doado ao Estado.
Orangerie e Claude Monet
O projeto das pinturas dos quadros durou três décadas e foi inspirado no jardim com plantas aquáticas que ele criou em sua casa em Giverny na Normandia. No dia do armistício, Monet escreve pra o presidente do conselho de Belas Artes e doa os quadros, ainda em produção, como um memorial à paz.
Monet mergulhou de cabeça no projeto e entregou oito painéis de dois metros de altura, com um comprimento total de 91 metros. O “Claud Monet Musée” como era chamado na época foi inaugurado em 1927.
No ano 2000 o museu é reformado e reabre em 2006 com novas obras e outras que já estavam em exposição. Entre elas uma sala com obras de Cézanne, telas de Renoir, Picasso e outros.
Mapeando o Orangerie
É pequeno mas imperdível. Fizemos a visita em 1h30 e vimos tudo muito bem. Os painéis de Monet são realmente impressionantes. Dá pra ficar lá um bom tempo só observando as telas e tentando decifrar os segredos que elas contam (nossa que filosofa 🤪).
Brincadeiras a parte, eu sempre quis ver um Monet de perto. Ficava fascinada quando via os quadros dele nos livros de escola. Ver ao vivo, tantos quadros, tão de perto, foi mesmo emocionante. Vale a pena dar uma passada por lá e durante o dia. A luz natural torna a visita ainda mais incrível. O ingresso custa € 9,00 e a atração está inclusa no Museu Pass.
Endereço: Jardin Tuileries, 75001
Horário de funcionamento: aberto todos os dias de 9h às 18h. Fecha às terças feiras.
Como chegar: M1/ M8/ M12- estação Concorde (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial
Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
🌍 Mapeando Louvre: Dez obras imperdíveis no Museu do Louvre
🌍 Mapeando Paris: Museu do Exército & Museu Rodin
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!
Monet é uma viagem, né? Eu queria ter feito esse passeio com um guia ou com um pessoa que entende de artes melhor do que eu. Tenho certeza que enxergaria coisas que passaram batidas por mim.
Com certeza fazer o passeio com um guia que conheça os quadros bem deve ser incível. Eu vi vários grupos de crianças tendo aula lá. Imagina que maravilha? Meu sonho ter aula de arte no museu. hahahahha
Já fui 3 vezes em Paris e ainda não consegui conhecer o Orangerie! Na primeira vez não tive tempo, nas outras duas a fila para entrar era tão grande que eu perdi a coragem. Mas morro de vontade!!
Vale a pena a visita. Fomos com o Museum Pass e foi tranquilo entrar. Tenta da próxima vez.
Nao é uma das grandes obras de Monet, mas no Masp é possìvel apreciar “A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny”!
O Orangerie acabou ficando de fora de minha visita
🙁
Sim! eu já vi essa do MASP também. Pois é um ótimo motivo para voltar. Vale a pena a visita
Paris é incrível! Amo essa cidade! Tanto museu lindo para visitar. O Orangerie é mesmo uma ótima opção de passeio por lá!
Paris é incrível né? Que cidade! Realmente o Orangerie é uma ótima opção de passeio.
Eu já fui diversas vezes a Paris mas nunca entrei no Museu de Orangerie… que pecado! Adorei seu post, agora quero voltar à cidade luz pra finalmente explorar o museu… 🙂
Simmmm! Vá mesmo. O museu é pequeno (dá pra fazer em 2h tranquilamente) e os quadros incríveis.
Olá Tharsila! Adorei o post, pois também gostaria muito de ver esses quadros de Monet de perto. Deve ser sensacional. 😉
Obrigada Fábio! É mesmo incrível ver tão de perto. Vocês vão amar
Puxa vida, quanta coisa interessante! Paris definitivamente é uma cidade que merece muitas visitas, né? Abs
Com certeza! Uma cidade de pura arte e cultura.
Esse museu deve ser imperdível em Paris. Vou em fev de 2019 e já anotei no meu roteiro para visitar. O quadro Nymphea é lindíssimo e enorme…estou doida para vê-lo de perto.
Você vau amar Mariana! Os quadros são incríveis. Eu amei!
Este museu ainda não conheço. Fiquei cheia de vontade depois de ver o seu post.
Hahahaha que legal! Um ótimo motivo pra voltar
A Viviane acabou de visitar esse museu no final de Novembro, realmente é lindo! Gostei bastante do post.
Que legal! E o que ela achou? Foi um dos meus preferidos em Paris. Principalmente pelo relógio! hahahahaha Obrigada pelo carinho!
Não conhecia este museu, mas fiquei cheio de vontade. Pintura é arte que me ‘prende’ durante horas… bela partilha!
Obrigada! Realmente dá fácil para passar uma tarde por lá olhando as pinturas. 🙂
Ver pessoalmente “Nympheas” do Monet deve ser algo encantador. Infelizmente o Orangerie passou batido em minha visita. Na verdade eu nem vi onde ficava o prédio!
🙁
Poxa vida! Foi mesmo incrível! Ele fica um pouco escondido mesmo, bem ao lado da entrada do Jardim das Tulerias. Mais um motivo para voltar à Paris.
Que demais esse museu e as obras que tem nele. Quando fui à Paris não tive tempo de conhece-lo. Na próxima irei!
Com certeza vale a pena a visita. Uma ótima desculpa para retornar à Paris 🙂