Há quem diga que Buenos Aires é a Europa na América do Sul. Eu concordo! A cidade ostenta prédios e galerias luxuosas de arquitetura clássica, mas também possui lindos parques, além de ser cercada de cultura por todos os lados. A capital do tango está entre as favoritas dos brasileiros como destino internacional devido à facilidade de acesso e ofertas de voos diretos oferecidos pelas companhias aéreas.
Devido à proximidade com o Brasil e facilidade de acesso, Buenos Aires é em geral a primeira cidade internacional a ser visitada por brasileiros, esse foi meu caso.
Viajei para a Argentina em 2014 e fiquei simplesmente apaixonada. Buenos Aires é uma cidade completa. Os parques agradam os viajantes que gostam de programações ao ar livre como andar de bicicleta ou simplesmente contemplar a paisagem; museus e óperas repletos de cultura e história. Gastronomia e vinhos peculiares, além de uma vida noturna agitada para quem gosta de badalar. Uma cidade para todas as faixas etárias e de todos os gostos. É isso que torna a cidade única!
O pessoal do blog Elas Viajando fez um post bem legal com dicas de onde se hospedar em Buenos Aires e um guia dos bairros.
Para quem está planejando uma viagem para a capital Argentina listo aqui alguns fatores importantes que valem a pena saber antes de embarcar:
Como Chegar
Atualmente, grande parte das capitais no Brasil já possuem conexão direta com a cidade. Você pode chegar à Buenos Aires por dois aeroportos. O Aeroparque(AEP) fica a apenas 3 quilômetros do centro da cidade, porém sofre de uma limitação operacional. Por esse motivo, 50% dos vôos internacionais que antes pousavam no Aeroparque, a partir de 2018 vão ser desviados para Ezeiza (EZE). O Ezeiza é um aeroporto maior, com uma infra estrutura mais robusta, mas que fica localizado a 35 quilômetros do centro. O que acontece às vezes é que, devido ao mau tempo, o seu voo que iria pousar confortavelmente no Aeroparque é desviado para Ezeiza, causando um transtorno enorme (falo por experiência própria).
Como em todo lugar, há o problema de táxis não credenciados ou com taxímetro adulterado. Procure sempre pegar os táxis credenciados pelos aeroportos que geralmente possuem uma tabela fixa e o pagamento é antecipado. Veja as tarifas autorizada pelo Governo clicando aqui.
Os documentos necessários para entrada na Argentina são Passaporte ou RG. Certidão de Nascimento e outros documentos de identificação não serão aceitos. A carteira de motorista serve apenas para alugar carros. Não é obrigatória a apresentação de seguro-viagem, nem vacina específica. O prazo de permanência como turista é de 180 dias.
Idioma Oficial
A língua oficial é o castelhano, uma língua derivada do espanhol. Dá pra se virar tranquilo com o portunhol, já que a maioria dos Argentinos entende muito bem o Português.
Quando ir
A cidade possui as estações bem definidas. Nos períodos de meia estação (primavera e outono) o clima é mais ameno com temperaturas que variam de 15ºC a 20ºC. No inverno o clima é seco com temperaturas abaixo de 10ºC durante a noite e pela manhã. No verão o calor é intenso e a temperatura pode ultrapassar os 30º facilmente. Para acertar nos looks da viagem dê uma olhada na Previsão do Tempo no período da sua estadia. Não é 100% de certeza, mas vai ajudar a não passar apuros na viagem. Além disso, mesmo no inverno não espere ver neve em Buenos Aires. A probabilidade disso acontecer é quase nula.
Dinheiro
A moeda oficial do país é o Peso Argentino (ARS), mas em Buenos Aires muitos estabelecimentos aceitam pagamento em Real (BRL) e Dólar (USS). Não é vantajoso fazer todo o cambio no Brasil. Chegando pelo aeroporto de Ezeiza o local mais acessível é a agência do Banco Nación, no Aeroporto. Troque uma parte para o táxi e para despesas imediatas e procure corretoras de câmbio credenciadas durante sua estadia. Não esqueça de desbloquear os cartões do banco para saques no exterior. Se o seu cartão estiver conveniado à RedePlus, você conseguirá sacar em moeda local facilmente, porém com a taxa de IOF de 6,38%.
As casa de câmbio mais conhecidas ficam na calle Sarmiento bem perto da Calle Florida. (Alpe, Multifinanzas). Cuidado com o câmbio negro! Além de correr riscos pela ilegalidade, você ainda pode receber notas falsas.
Não deixe de olhar os outros posts com dicas dessa cidade muy bella e torne sua viagem inesquecível, como foi a minha!
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
O que comer?
O pessoal do blog Caminhos me levem fizeram um post com comidas e bebidas típicas da Argentina! Passa lá para não perder nenhum prato delícia na terra dos hermanos. Amo um brunch? O pessoal do blog Fora de Casa fez uma lista incrível com lugares para brunch em Buenos Aires.
Posts Relacionados
🌎 Mapeando Bueno Aires: Plaza de Mayo, Casa Rosada & Puerto Madero
🌎 Mapeando Buenos Aires: Recoleta & Bosques de Palermo
🌎 Mapeando Buenos Aires: Obelisco, Teatro Colón & Compras na Calle Florida
🌎 Mapeando Buenos Aires: San Telmo & La Boca
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!
2 comments