Vinícolas para iniciantes: descomplicando o vinho por Mapeando Mundo

Primeiramente, gostaria de me apresentar também como uma iniciante em vinícolas. Nem eu nem meu esposo Felipe temos o hábito de beber vinho nem bebidas alcoólicas de nenhuma natureza. Eu acho muito legal quem entende e consegue escolher o vinho certo para cada tipo de prato e ocasião, mas não sou esse tipo de pessoa, ainda. 😎 O objetivo desse post é compartilhar três dicas que funcionaram muito bem comigo quando eu comecei a descobrir esse mundo complexo e interessante do vinho, e começaremos, juntos, o primeiro capítulo do nosso guia de vinícolas para inciantes.

Então vamos lá, na hora de escolher meus roteiros, eu raramente planejo uma viagem totalmente enológica. Como não sou perita no assunto, não costumo seguir rotas dos vinhos ou visitar muitas vinícolas em uma viagem. Mas também não ignoro totalmente o fato, já que na maior parte dos lugares, o vinho faz parte da cultura local, ainda mais quando a cidade faz parte de uma região produtora. Então minha primeira dica é:

1. Conheça seu destino!

Na parte do planejamento, conheça tudo o que seu destino tem a oferecer. Eu costumo listar todas as atrações na cidade e próximas a ela, caso eu consiga incluir um bate e volta por exemplo. E depois vou separando as atrações do meu interesse para incluir no roteiro. Conhecendo bem seu destino, você pode se permitir desfrutar de novas experiências.

Isso aconteceu comigo quando estava planejando minha viagem para Gramado e Canela. Nas minhas pesquisas prévias, descobri que a região da Serra Gaúcha era uma das maiores produtoras de vinho do Brasil, inclusive com vinhos premiados no mundo. Pensei então, que seria uma boa reservar um dia para uma experiência em uma vinícola na região.

2. Um passo de cada vez!

Adquirir um hábito ou um gosto não acontece da noite para o dia! Não pense que para gostar de vinho ou vinícolas um intensivo em uma viagem vai ajudar. Comece aos poucos. Agende uma visita à uma vinícola mais próxima da cidade onde você está ou faça um passeio combinado. Fizemos isso em Gramado e em Santiago e nos dois casos foi um passeio super agradável.

Em Gramado, fechamos um passeio pela Serra Gaúcha com uma visita na Vinícola Tonet que fica em Caxias do Sul, apenas 70 quilômetros de Gramado. Além da degustação, a vinícola também tem o programa “faça seu próprio vinho”, onde você colhe as uvas e leva para os barris de madeira para extrair o suco. São esses tipos de experiência, que na minha opinião, nos fazem ter vontade de conhecer mais e fazer dessa curiosidade um hábito, que nos levará ao nível de expert em vinho! 😍

Cantina Tonet em Caxias do Sul-
Cantina Tonet em Caxias do Sul – Foto: Felipe Beiragrande

No caso de Santiago, nosso objetivo era conhecer a cidade e esquiar, mas separamos metade de um dia para conhecer uma vinícola próxima. A escolhida foi Concha Y Toro e foi uma grata surpresa. Fomos por conta própria (conto tudo como foi aqui nesse post) e foi uma experiência super interessante, mesmo sem conseguir sentir as notas de framboesa e cacau na degustação dos vinhos. 😆 Fizemos o tour guiado em português e foi sensacional.

Concha Y Toro-
Concha Y Toro – Foto: Felipe Beiragrande
Degustação de vinhos em Concha Y Toro-
Degustação de vinhos em Concha Y Toro – Foto: Felipe Beiragrande

3. Esteja aberto a novas experiências

Então você pergunta: mas Tharsila, eu não entendo de vinho! Por que visitar uma vinícola? Pois eu te respondo com conhecimento de causa. A primeira vez que fui a uma vinícola, não tinha nem ideia de como funcionava esse mundo dos vinhos. Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, tinto, branco, seco. Pra dizer a verdade, eu ainda não sei bem, mas todas as experiências que eu tive em vinícolas foram incríveis.

Então se permita conhecer coisas novas, sentir novos sabores e sensações! Sem preconceitos e com o coração aberto. Além disso, posso afirmar que quase todas as vinícolas são lugares lindos, com paisagens de tirar o fôlego. Então mesmo que você não curta o vinho, tenho 100% de certeza que você sairá de lá mais rico culturalmente e com lindas fotos.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são sobre inesquecíveis vinícolas para conhecer e se deliciar. Blogueiras:

Vinícolas na Califórnia, com a Manu do blog: manunomundo.com

Vinícola Leone di Veneza na Serra Catarinense, com a Aninha do Blog: aninhaporai.com.br

Vinícola Franco Italiano em Curitiba, com a Michele e Célio do Blog: bagagemparadois.com.br

Vinícola Miolo e Spa do Vinho em Bento Gonçalves, com a Paty e Rodrigo do blog: paromundo.com

Vinícola Santa Rita no Chile, com a Avelina e Vivian, do blog: vivendoavidapelomundo.com

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Gramado: Maria Fumaça, Epopéia Italiana & Vinícolas – Vale a pena o passeio?
🌍 Mapeando Santiago: Vinícola Concha Y Toro

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Vinícolas para inciantes

 

 

6 comments

  1. Eu simplesmente amei Tharsila! Amei o texto, as fotos, a mensagem de se permitir conhecer coisas novas. Indo correndo ler o post da Vinícola Concha Y Toro para saber como foi a experiência de vocês por lá! Grande beijo Mi

    1. Que legal Michele! Todas as dicas deram super certo para mim. Eu sempre me sentia bem perdida quando o assunto era vinhos, por isso decidi fazer o post. Grande beijo.

    1. oi Alexandre! ótima observação. Espero voltar em Gramado em breve para apreciar as vinícolas próximas. Se tiver dicas me manda que atualizo o post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *