Mapeando Gramado: 5 atrações imperdíveis para suas férias em Gramado

Novembro chegou e aquela ansiedade das festas de fim de ano (e com elas uns bons feriados e recessos) já estão dando o ar da graça. Apesar de ser alta temporada, dezembro e janeiro é época de férias no Brasil e é o único momento em que algumas pessoas tem para viajar.

Gramado é uma excelente opção nacional para férias de fim de ano. A cidade fica toda enfeitada com a chegada do Natal e o clima não está tão frio. É uma excelente pedida tanto para viagens de casal quanto para viagens em família. Por isso separei cinco atrações imperdíveis na cidade para te ajudar a fazer o seu roteiro de férias nessa cidade mágica.

1. Passear pelo centro de Gramado

o centro de Gramado é uma boa pedida pra um passeio tranquilo. Comer na rua coberta e depois visitar a Praça da Matriz são excelente opções para curtir com tranquilidade suas férias em Gramado. Aliás, a Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais populares para aqueles que curtem a gastronomia local. Abriga os principais restaurantes de cidade. Sua localização central e seu telhado de vidro, fazem da rua uma excelente opção para o jantar ainda mais em dias chuvosos.

Rua Torta
Rua Torta – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

2. Caminhar pelo Lago Negro

É um lago artificial com profundidade média de 6 metros com uma coloração verde-escuro. As mudas de pinheiro plantadas em volta do lago, foram trazidos da Floresta Negra, uma cordilheira localizada no sudoeste da Alemanha. Após o passeio pelos arredores do Lago Negro, vale a pena andar nos famosos pedalinhos.

Pedalinho no Lago Negro
Pedalinho no Lago Negro – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

3. Se encantar com o Mini Mundo

O Mini mundo é um mundo de fantasia em miniatura idealizados pelos mesmo donos do Hotel Ritta Höppner. Inicialmente, foi construído no jardim do hotel um casinha de bonecas, um conjunto de casas e trenzinhos, que foi dado de presente para os netos de Otto e Ritta Höppner. Pensando em dividí-lo com os hóspedes, quando as crianças crescessem, construíram também uma pequena cidade em miniatura, ao ar livre, e dando vida aos mini-habitantes, que aos poucos foram surgindo. Atualmente, o parque é formado por miniaturas idênticas de locais de várias partes do mundo. A atração é incrível tanto para adultos como para crianças.

Complexo do Castelo de Neuschwanstein & Torre de TV de Hamburgo
Mini Mundo: Complexo do Castelo de Neuschwanstein & Torre de TV de Hamburgo – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

4. Férias na fábrica de chocolate

E a região de Gramado está repleta delas. Lugares que mostram a história do chocolate e que apresentam esculturas gigantes em diversos formatos. Nós visitamos o Reino do Chocolate. Em forma de castelo, é um espaço temático e fábrica artesanal inaugurado em 2008 pela empresa Caracol Chocolates. O passeio volta até o tempo dos astecas e conta como aconteceu o surgimento e o uso do chocolate. Há cenários diferentes e o cheiro de chocolate é mara. Na fábrica artesanal, é possível fazer seu próprio chocolate e no final da visita, antes da loja, há o maior coelho de chocolate do mundo com 1.640 quilos e 2,95 metros de altura. 🐰🍫

Reino do Chocolate
Reino do Chocolate – Foto: Felipe Costa

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

5. Parque Estadual do Caracol 

Como Canela fica a somente sete quilômetros de Gramado, facilmente você conseguirá explorar as duas cidades na sua viagem. O Parque Estadual do Caracol, uma unidade de conservação brasileira e um dos principais pontos turísticos da serra gaúcha. É conhecida pela cascata de mesmo nome, que mede 131 metros. O lugar é muito agradável. Chegamos e demos de cara com a cascata e realmente ficamos impressionados.

Cascata do Caracol
Cascata do Caracol – Foto: Felipe Beiragrande

Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.

Dica Bônus

Aproveite também para visitar as atrações em Canela. A apenas sete quilômetros de Gramado, as duas cidades são interligadas pela Avenida das Hortênsias. Entre as principais atrações destaco a Catedral de Pedra, Mundo a Vapor e Vale dos Dinossauros.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são inspirações para você planejar sua viagem de fim de ano. Blogueiras:

Vivendo a vida pelo mundo – Disney, divertimento para todas as idades

Manu no Mundo – 10 destinos de férias 

Aninha por aí – Orlando – a capital mundial dos parques temáticos.

Paromundo – Morro de São Paulo: Férias Perfeitas para Todos os Gostos!

Viajante em Série – Las Vegas em família, gastando pouco.

*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍Gramado: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎Mapeando Gramado: Lago Negro & Alemanha Encantada
🌎Mapeando Gramado: Ritta Höppner & Mini Mundo

5 atrações imperdíveis em Gramado

 

11 comments

  1. Tharsila! Você me deixou com vontade de voltar a Gramado, ahhh que saudade! Ôôôô…lugarzinho encantador né?! E a cidade possui muitas atrações, uma das que mais gostei foi fazer aquele passeio de pedalinho no Lago Negro e tomar aquele chocolate quente delicioso de lá, foi caro mas valeu cada centavo kkk.
    Parabéns pelo post, com certeza vai inspirar muitos viajantes…

  2. Estive em Gramado já faz tanto tempo, que acho que muitas novas atrações surgiram e já preciso retornar ao destino. Cheguei a cogitar para férias com a família agora em dezembro, mas os preços das passagens me fizeram desistir. Vou tentar ir numa época menos procurada e já vou favoritar o post para essa viagem!

    1. Oi Suzy, realmente no final do ano os preços aumentam por causa do Natal Luz. Mas vale a pena ir em épocas de meia estação. A cidade vai estar mais tranquila e os preços mais atraentes. Um grande beijo! Obrigada por acomapanhar o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *