Gramado: o que você precisa saber antes de viajar!

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Serra Gaúcha na região das hortênsias. Com uma economia voltada ao turismo, há forte influência alemã e italiana. É uma cidade pequena, mas tem tanta coisa pra ver que na minha opinião fazer um bate e volta saindo de Porto Alegre é um desperdício. Ficamos uma semana e fizemos tudo com muita tranquilidade incluindo Canela, uma cidadezinha à apenas sete quilômetros de Gramado. A cidade tem várias fábricas de chocolate e a região produz os melhores vinhos brasileiros. Importante dizer que Gramado é uma cidade turística, então tudo por lá tem um valor acima da média. Os acessos às atrações são caros e as vezes o custo benefício é baixíssimo. Mas há também muitas atrações gratuitas então, como sempre digo, seu bolso é o seu guia! 😂

Gramado
Pórtico de Gramado – Foto: Felipe Beiragrande

Como Chegar

O Aeroporto mais próximo de Gramado é o de Caxias do Sul e está a 66 quilômetros da cidade, mas recebe poucos voos diretos. Acredito que se você está fora da região Sul, a melhor forma é chegar pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, que fica a 115 quilômetros da cidade e oferece mais opção de transporte até Gramado. Chegando no aeroporto você poderá alugar um carro, contratar um transfer ou pegar um ônibus.

Para o trajeto de ônibus, a principal empresa é a Citral e possui várias opções de horário de 6h até as 21h15 e é possível pega-los dentro do aeroporto. Como chegamos durante o dia, optamos por ir de ônibus e foi bem tranquilo. Caso vá chegar de madrugada, o ideal é contratar um transfer ou pernoitar em Porto Alegre para evitar pegar estrada à noite. Indo de carro, o caminho mais conhecido é a Rota Romântica que oferece o trajeto mais bonito, feito pela BR 116.

Como se locomover na cidade

Se você está hospedado no centro, dá pra visitar bastante coisa a pé. Não há opções de transporte público na cidade e a maior parte dos ônibus só faz o trecho Gramado-Canela. O ruim de ficar a pé é a chuva e o frio. Então acredito que a melhor forma de explorar a cidade seja de carro ou táxi. Assim que chegamos na Rodoviária de Gramado, alugamos um carro e acredito que foi a melhor opção, já que não dependíamos de táxi e mesmo em dias de chuva pudemos seguir nosso roteiro. Caso esteja sem carro, alguns restaurantes e atrações oferecem transporte gratuito para quem está visitando o local, é só verificar com seu hotel os locais e a disponibilidade.

Quando ir

As temperaturas em Gramado costumam ser mais baixas que a média do país. Como Gramado e Canela são cidades turísticas, há algumas programações famosas que movimentam a cidade. Na temporada de inverno, a cidade lota com a possibilidade de neve e o espetáculo Natal Luz, um espetáculo natalino que deixa toda a cidade enfeitada e iluminada. A temperatura nessa época pode chegar a 0ºC. No verão esquenta um pouco mais, com a máxima chegando a 32ºC. Em agosto há o Festival de Cinema de Gramado. Fomos em agosto e pegamos um friozinho suportável. Chove bastante o ano todo, com médias menores entre abril e junho. Na primavera, as hortênsias florescem e a cidade fica linda!

Minha dica é sempre a mesma, antes de fazer as malas confira a previsão do tempo. Apesar de não ser 100% de certeza pode te ajudar a se livrar de apuros climáticos na viagem. 😅

Onde ficar

As opções mais baratas de hospedagem estão em Canela. caso esteja de carro, é uma boa opção. Se for explorar a cidade a pé, prefira hotéis próximo ao centro e a Rua Coberta. Ficamos no Hotel das Hortensias e eu recomendo. Café da manhã simples mas gostoso. Atendimento e recepção impecáveis. O hotel oferece estacionamento gratuito aos hóspedes. Clique para mais dicas de hotéis em Gramado!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Petrópolis: Palácio Quitandinha & Palácio de Cristal
🌍 Mapeando Petrópolis: Catedral e Museu Imperial

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão! 

Gramado: o que você precisa saber antes de viajar

5 comments

  1. Oi amei muito a postagem. Queria saber sobre tipo de roupa para cada período la. Por exemplo quando você foi… queria ir no inverno. Fala um pouco das roupas que devo usar. Dicas de combinar etc e tal. To perdidinha kkkk pq sou da Bahia. Nao sei nem onde comprar as roupas. To quase desistindo de ir por isso kk me ajudaaa

    1. Hahahahaha mulher não desiste não. Eu fui no final do inverno então tinham dias frios e dias mais quentes. O frio não é tão rigoroso assim mas quando chove fica mais complicado. A dica de se vestir no frio é usar camadas. Eu investi numa segunda pele térmica (Você encontra em loja de esportes ou na Lupo mesmo). Coloco a calça e a blusa e vou montando as camadas – calça térmica + calça jeans. blusa térmica + blusa de lã + casaco. Ai gorro e luvas. E está pronta pra explorar Gramado. 🙂

  2. SOU NOVA NESSA ONDA DE VIAJAR, ESTOU QUERENDO IR EM GRAMADO, MAS A MAIORIA DAS INFORMAÇÕES NÃO FALAM QUAIS OS MESES DE MAIS FRIO OU DE MAIS CALOR…… SEI QUE TEM INVERNO FORTE E BLABLABLA, MAS QUAIS OS MESES DE FRIO ?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *