Mapeando Gramado: Roteiro de 4 dias em Gramado & Canela

Gramado & Canela

Gramado é aquele tipo de cidade que vai bem o ano todo. Uma cidade romântica e ao mesmo tempo super versátil para quem viaja com crianças. Um ótimo destino para quem curte uma boa gastronomia e um bom vinho. Para você que está planejando uma viagem para lá, aqui vai um roteiro de 4 dias em Gramado & Canela para você se inspirar.

O Aeroporto mais próximo de Gramado é o de Caxias do Sul e está a 66 quilômetros da cidade, mas recebe poucos voos diretos. Acredito que se você está fora da região Sul, a melhor forma é chegar pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, que fica a 115 quilômetros da cidade e oferece mais opção de transporte até Gramado. Chegando no aeroporto você poderá alugar um carro, contratar um transfer ou pegar um ônibus.

Chegando em Gramado eu recomendo que você alugue um carro. Apesar de ser tranquilo andar por lá, o transporte público é raro e um carro te dará maior flexibilidade nos roteiros em dias de chuva por exemplo. Se estiver viajando com crianças ou em família, não deixe de ler as dicas do que fazer em Gramado e Canela no blog Turistando com a Lu!

Dia 1

Comece explorando o centro da cidade. Passeie pela praça da Matriz, visita a Igreja de São Pedro e a fonte do amor eterno. Dê uma olhada nos restaurantes na Rua Coberta. Seguindo na Av Borges de Medeiros, em 500 metros você estará na praça das Etnias. Seguindo pela mesma avenida, em cinco minutos você estará na rótula das bandeiras onde fica a famosa estátua do Kikito, o prêmio do Festival de Gramado. Logo em frente a rótula está o Lago Joaquina Rita Bier. Faça uma pausa para o almoço.

Na parte da tarde, se não estiver chovendo, sugiro uma visita ao Mini Mundo, um mundo de fantasia em miniatura idealizados pelos mesmo donos do Hotel Ritta Höppner. Depois termine o dia no Lago Negro. Ele fica a três quilômetros do centro e é excelente opção de passeio para um fim de tarde. Também é possível andar de pedalinho pelo lago e fazer uma pausa no Lago Negro restobar para um bom chocolate quente ou jantar.

Dia 2

Minha sugestão para o segundo dia é começar a ir mais longe e explorar Canela. Começa a manhã passeando pelo centro de Canela e visitando a Catedral de Pedra. Retornando para Gramado, na Avenida das Hortênsias estão muitas atrações incríveis como o Mundo a Vapor, O Reino do Chocolate e grande parte das atrações Dreamland. Você pode aproveitar esse dia para assistir o Espetáculo Korvantuturi, um musical mágico e sensorial sobre os verdadeiros valores da vida.

Dia 3

Separe um dia ensolarado se possível para esse roteiro. Acorde bem cedinho e pare no Castelinho do Caracol em Canela para provar o melhor Apfelstrudel da região. Depois siga pela Rodovia RS 466 até o Parque do Caracol. A estrada é boa e bem sinalizada. Depois siga mais seis quilômetros até o Parque da Ferradura. Uma opção entre os parques é o passeio nos Bondinhos Aéreos Parque da Serra.

Dia 4

Caso queira uma experiência na neve, aproveite esse dia para ir ao Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Depois, de uma passada no Le Jardin Parque de Lavanda e curta um passeio agradável ao ar livre entre as flores desse lindo jardim.

Bônus de Gramado & Canela

Como vocês já bem sabem, eu adoro um bônus! 😜 Mas nesse caso eu considero como um extra de coisas que eu acho legar você incluir no seu roteiro de Gramado.

— Tirar fotos nos pórticos de entrada da cidade
— Fazer um passeio nas vinícolas próximas
— Ir a um show com danças a comida típica
— Comer um fondue
— Visitar um café colonial

E para você que tem uns dias a mais e quer explorar a Serra Gaúcha além de Gramado & Canela, a Angie do Blog Apure Guria fez um guia completo do Vale dos Vinhedos e Bento Gonaçalves. Clique aqui para ler!

Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Post relacionados

Veja aqui todos os posts sobre Gramado para ajudar a montar seu roteiro

🌍 Gramado: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Gramado: 5 atrações imperdíveis para suas férias em Gramado
🌍 Vinícolas para iniciantes: descomplicando o vinho por Mapeando Mundo
🌍 Mapeando Gourmet: onde comer em Gramado? Guia de restaurantes do Mapeando
🌍 Mapeando Gramado: Atrações Dreams Gramado e Canela – vale a pena?
🌍 Mapeando Canela: Catedral de Pedra & Alpen Park
🌍 Mapeando Canela: Mundo a Vapor & Reino do Chocolate
🌍 Mapeando Canela: Parque Estadual do Caracol e Vale da Ferradura
🌍 Mapeando Gramado: Maria Fumaça, Epopéia Italiana & Vinícolas – Vale a pena o passeio?
🌍 Mapeando Gramado: Snowland Viva a Neve, vale a pena?

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

 

10 comments

  1. ahh quantos dias gostosos em gramado, eu ja fui varias vezes mas nunca cheguei a ficar 4 dias completos pois sempre faço um aviagem rapidinha e vou fazendo as coisas q n fiz na viagem anterior;…otimo roteiro!

  2. Eu amei conhecer Gramado e Canela! Seu roteiro pelas cidades ficou bem parecido com o que eu fiz! 🙂 Minha paixão nessa região é o Parque da Ferradura!! Amo aquele lugar!

  3. Eu visitei Gramado e Canela há muitos anos. São duas cidades muitas lindas de nosso Brasilzão! Percebi que há muitas coisas novas como o Snowland e o Parque de Lavanda. Adoro esta coisa das cidades serem vivas e terem novidades!

    Achei muito bacana este roteiro de 4 dias por Gramado e Canela: duas cidades que merecem mesmo a visita de nós viajantes! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *