Mapeando Florença: Ponte Vecchio & Rio Arno

Parando agora para escrever esse post, comecei a refletir que é no mínimo curioso essa relação ponte x turismo. Claro, uma ponte é um monumento arquitetônico relevante em uma cidade, ainda mais se ela está lá a pelo menos 600 anos. Mas eu acredito que a questão toda seja a história que elas carregam. As pessoas que passaram por lá, que fizeram negócios ou que viram a luz do dia pela última vez. Para mim, passar pela ponte fez com que eu me sentisse um deles também. Fez com que eu me sentisse parte da história daquela cidade. Foi assim na Ponte Vecchio.

Ponte Vecchio

Há quem diga que a Ponte Vecchio é para Florença o que o Coliseu é para Roma. Eu concordo em partes, já que Florença está cheia de monumentos extremamente significativos.

Acredita-se que a ponte tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345 e desde sempre abriga lojas e mercadores. Durante a Segunda Guerra, a ponte escapou ilesa dos bombardeios, provavelmente por ordem de Hitler.

A Ponte Vecchio, a ponte de pedra mais antiga da Europa, não escapou da tradição dos cadeados e amor eterno. Com o aumento do turismo, os cadeados já estavam danificando a estrutura da ponte, então o município proibiu a prática e quem for apanhado colocando cadeado na ponte vai pagar uma multa de € 50,00. Se você acredita na tradição, esse será o seu investimento no amor eterno. 😁

O aspecto da ponte mudou significantemente com a construção do Corredor Vasariano em 1565, que consistia entre uma passagem para a nobreza que ligava o Palazzo Vecchio com a residência privada do Médici, o Palazzo Pitti. O corredor tem cerca de um quilômetro de comprimento e foi construído em cinco meses.

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio – Foto: Felipe Beiragrande
Ponte Vecchio
Ponte Vecchio – Foto: Felipe Beiragrande
Ponte Vecchio
Ponte Vecchio – Foto: Felipe Beiragrande

A Ponte do Ouro

Com a construção do corredor sobre a ponte, Ferdinando I se incomodava com o cheio dos açougues e das peixarias que subiam dos comerciantes da ponte. Por isso em 1596 ele proibiu esse tipo de comércio. A partir de então, as lojas foram sendo substituídas por joalherias, o que tornou a Ponte Vecchio conhecida como Ponte do Ouro.

Há quem diga que é possível comprar peças de ouro a um preço mais acessível que o comum, mas entramos na série seu bolso é seu guia. Eu passei pela ponte, tirei fotos e fui jantar. 😂

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌍 Florença: Tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Florença: Palácio Pitti & Jardins de Boboli
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Ponte Vecchio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *