Quando estava montando o roteiro da minha viagem à Paris, li em vários blogs e ouvi dos amigos que já tinham ido, que o Museu do Louvre era enorme, que precisaria de três dias pra ver todas as obras e olhe lá! Então já fomos preparados pra enfrentar o gigante. Mas só quando eu entrei lá, eu tive a dimensão do tamanho e percebi que ele não era grande, era enormemente gigante. 😂
Atualmente o Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo. Localizado no Palácio do Louvre, o museu foi inaugurado em 1793. As 35 mil obras de artes são exibidas nos 73 mil metros quadrados. Separamos sete horas do nosso roteiro para explorar o museu. Estávamos cientes que seria impossível ver tudo com detalhes, mas pelo menos veríamos as principais obras. Resultado: Não conseguimos ver nem metade do que queríamos, perdemos um tempo grande na fila mesmo com o Paris Museum Pass então, reorganizamos o nosso roteiro para uma segunda visita.
A seguir, darei dicas preciosas para você planejar sua visita de forma prática e não ter uma visita frustrada a esse museu que é tão importante e tão rico, em todos os sentidos.
Dica 1: Escolha bem o horário da visita.
Você sabe seu ritmo e conhece bem os horários que rende mais. O que acho importante dizer é que pra visitar bem o Louvre, você tem que estar bem disposto. Nossa primeira visita foi a tarde, porque queríamos aproveitar o horário de fechamento estendido, mas nossa manhã tinha sido muito agitada e já estávamos cansados, então nossa visita não rendeu bem. Na segunda vez fomos pela manhã e foi bem mais proveitoso.
Se for pela manhã, chegue cedo, antes do horário de abertura pra garantir um bom lugar na fila. As filas estão sempre grandes, mas elas andam relativamente rápido. A questão é que grupos tem prioridade na entrada, então as vezes a fila para durante um tempão. Independente de horário, você perderá em média 20 minutos a 1 hora na fila.
Além disso, o museu está sempre lotado, com milhões de pessoas se batendo pra conseguir aquela foto, daquela obra de arte famosa. Se estiver cansado, estará sem paciência para encarar numa boa.
Dica 2: Pesquise antes as obras do seu interesse.
E eu digo pesquisar mesmo! O Louvre disponibiliza no site o mapa do museu em PDF em várias línguas. Olhando agora no site, vi que o mapa foi revisado. O que eu baixei na época da minha visita, era confuso e não tinha o número das salas, somente uma indicação de onde ficavam as obras mais famosas. Para segui-lo você teria que ser o mestre da cartografia.
Aliás, o Museu tem pouquíssimas placas de orientação então se localizar por lá é bem difícil. Por isso, vá preparado! Pesquise a localização das obras que você quer visitar, baixe o mapa, imprima e leve já com todas as marcações. Clicando aqui, você terá acesso a todos os mapas já revisados. Caso seja o mestre da cartografia ou queria o mapa em português, clique aqui! 😂
Informações úteis do Museu do Louvre
A melhor forma de chegar ao Louvre é pelo metrô. Desça na estação Palais Royal Musée du Louvre (Linha M1 e M7) e siga as placas para o Carrossel. Você chegará a um mini shopping e já estará dentro do complexo do museu. Se estiver indo a pé pelo Jardin des Tuileries ou pela Rue de Rivoli, procure as entradas alternativas para não ter que enfrentar as filas da entrada principal. O museu possui seis entradas e a entrada principal é a da Pyramide.
O louvre fecha às terças-feiras e pode ser uma boa oportunidade pra tirar fotos sem uma multidão de pessoas. O horário de funcionamento é de 9h às 18h, sendo que na quarta e na sexta o horário de fechamento é às 21h45. O ingresso custa € 17,00 e a atração está inclusa no Paris Museum Pass.
O museu oferece ótima infra estrutura de restaurantes, mas as filas do banheiro são quilométricas. O Carrousel do Louvre possui uma praça de alimentação com vários tipos de comida e o atendimento é bem rápido.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Paris: sessão de fotos em Paris, vale a pena incluir no roteiro?
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
🌍 Mapeando Louvre: Dez obras imperdíveis no Museu do Louvre
3 comments