Mapeando Canela: Catedral de Pedra & Alpen Park

Há apenas sete quilômetros de Gramado, as duas cidades são interligadas pela Avenida das Hortênsias. Ficamos hospedados em Gramado, mas como estávamos de carro, o deslocamento entre as cidades ficou bem simples e rápido. Apesar de uma das principais atrações de Canela ser o Parque do Caracol, o centro da cidade também possui muitas atrações interessantes e ótimas opções quando o assunto é gastronomia.

Catedral de Pedra

Localizada na praça da matriz em Canela, a Catedral de Pedra foi construída no estilo gótico inglês. Considerada em 2010 uma das sete maravilhas do Brasil, a igreja possui 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados na Itália.

Possui em seu interior belos vitrais e um altar em madeira esculpido e assinado por Júlio Tixe, escultor uruguaio. A igreja é aberta para visitação diariamente, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e a entrada é gratuita.

Catedral de Pedra – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Carniel
Horário de funcionamento: de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Centro de Canela

Nos entornos na Catedral de Pedra, estão a maior parte dos restaurantes e lojas no centro de Canela. A Rua Felisberto Soares logo em frente a Praça da Matriz é uma das mais populares. Andar pelo centro é um passeio bem agradável e alguns lugares tem umas decorações com guarda chuvas coloridos que é muito fofa. Com relação aos restaurantes, fique atento aos horário de funcionamento dos mesmos. Alguns funcionam para almoço até as 15h, e depois só reabrem para o jantar a partir das 18h. Passamos muito tempo escolhendo um restaurante perfeito em Canela e demos com a cara na porta porque decidimos almoçar mais tarde. 🙄

Alpen Park

Se tiver um tempo sobrando em Canela e estiver de carro, vale a pena dar uma passada no Alpen Park. Situado a três quilômetros da Catedral de Pedra, o parque possui 60 mil metros quadrados de área verde.

Foi inaugurado em 2003 e o seu equipamento foi importado da Alemanha. O parque não é muito grande e possui cerca de 15 atrações. A mais famosa é a Alpen Blizzard, que é a maior montanha russa em aço do Rio grande do Sul. Como chegamos cedo, quase não pegamos fila, mas quando saímos a fila já estava razoável. O parque possui também um cinema 4D, tirolesas, arvorismos, super salto entre outros.

O estacionamento é pago e custa R$12,00. O Passaporte Alpen Park inclui a ida ao trenó, a montanha russa, cinema 4D e mais três atrações custa R$ 90,00, com acesso livre e ilimitado. Mas você pode comprar os ingressos para os brinquedos individualmente. O trenó individual por exemplo custa R$ 28,80 e a montanha russa R$ 24,30. Aconselho comprar o passaporte apenas se você for ficar bastante tempo no parque e se a montanha russa estiver funcionando. Quando fomos, ela estava em manutenção, então como apenas o trenó nos interessou e não íamos ficar muito tempo, compramos a entrada individual.

Vista do Alpen Park
Vista do Alpen Park – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901
Horário de funcionamento: diariamente de 9h às 17h45
Para saber mais: Site Oficial

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!