No nosso roteiro de Roma, separamos um dia completo para visitar o Vaticano. Oficialmente Estado da Cidade do Vaticano a cidade estado soberana é a sede da Igreja Católica e é um enclave murado dentro da cidade de Roma. Com 44 hectares e com uma população estimada de 1000 habitantes, é a menor entidade territorial do mundo e existe desde 1929. Apesar de ser o menor estado do mundo, está sempre lotado de turistas. Fiéis ou não, que vão até lá para visitar os museus e a imponente Basílica de São Pedro. Além é claro, de visitar o Papa, que é quem governa o pequeno país.
Praça São Pedro
Fomos ao Vaticano de metrô. Dependendo da área onde você está hospedado é possível ir até a pé. Paramos na estação Ottaviano (MEA – Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma). Saindo da estação, forma mais 7 minutos de caminhada para chegar até a Praça São Pedro.
A praça desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico e barroco tem um obelisco do Antigo Egito no centro. O obelisco central tem 40 metros de altura e data do século I d.C. São 284 colunas e 88 pilastras que circulam a praça em um pórtico de quatro filas. A praça tem capacidade para três mil pessoas e tem formado circular. O conjunto praça + Basílica é incrível. A visita é gratuita.
Basílica de São Pedro
É a Basílica principal e mais imponente no Vaticano. Cobre uma área de 23 mil metros quadrados e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. Catalogada e preservada como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi construída inicialmente pelo imperador Constantino entre 326 d.C e 333 d.C. onde acredita-se que estava enterrado o apóstolo Pedro.
Depois de muitos projetos de reconstrução durante os anos, o edifício atual possui 218 metros de comprimento e 136 metros de altura, incluindo a cúpula. Devo dizer que fiquei bem impressionada com o tamanho e a grandeza do lugar.
A Nave central é incrível e alguns buracos no teto permitem a entrada da luz natural. Confesso que fiquei bem emocionada quando entrei no lugar. Apesar de ser um local extremamente turístico, o silêncio reinava no local. E independente de crença ou religião, foi um momento de reflexão e gratidão.
A dica de ouro é: comece pela Basílica, mesmo que você tenha marcado audiência com o Papa. Como a entrada é gratuita, geralmente as filas são enormes. Então, chegando logo a pós o horário você não pegará filas gigantes. Além disso, não é permitido entrar na Basílica com shorts ou saias curtas e regatas.
Endereço: Piazza San Pietro, 00120
Horário de funcionamento: clique aqui para verificar os horários no dia da sua visita. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Como chegar: MEA – Estação Ottaviano (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).
Para saber mais: Site Oficial
Não vá embora sem ver…
— Pietà de Michelangelo: escultura de 1499, está na primeira do lado direito.
— Altar Papal: Situa-se sob a cúpula e possui altura de 30 metros. Acredita-se que Pedro esteja enterrado lá
— Nave central: com seu chão de mármore, essa nave sediou as sessões do Concílio Vaticano II entre 1962 e 1965.
— Monumento ao Papa Alxandre VII: último trabalho de Bernini em São Pedro, concluído em 1678 e mostra o Papa Chigi entre as figuras da Verdade, da Justiça, da Caridade e da Prudência.
— O Baldaquino: de 1624, é um dossel barroco de Bernini e situa-se sobre o túmulo de Pedro.
— Duomo de São Pedro: a cúpula com 136,5 metros de altura foi criada por Michelangelo que morreu sem terminá-la. O ingresso pra subir até a cúpula é € 10,00 (elevador + 320 degraus) e € 8,00 (551 degraus). 😅
As meninas do Blog Vivendo a Vida pelo Mundo também passaram pelo Vaticano e contaram tudo nesse post.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌍 Roma: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!
Adoramos os detalhes que você dividiu conosco! Que saudades desse lugar incrível e único! Beijos
Juro! Tô encantada com todos os detalhes que você mostrou aqui! Lindo! Tudo lindo!
Obrigada pelo carinho Manu! Fico feliz que você tenha gostado do post. Foi mesmo uma viagem incrível!