Mapeando Budapeste: Basílica de Santo Estevão (Szent István-bazilika) & Ópera de Budapeste (Magyar Állami Operaház)

A Basílica de Santo Estevão (Szent István-bazilika) foi construída em 1851. Seu nome é uma homenagem ao Rei Estevão I, primeiro rei da Hungria e que reinou de 975-1038.

A Basílica tem a forma de uma cruz grega. A cúpula tem a altura de 96 metros, a mesma altura da cúpula do Parlamento Húngaro, o que os torna os dois pontos mais altos da cidade. A igreja é o maior edifício religioso da Húngria e possui capacidade para oito mil pessoas, sendo também um dos monumentos mais fotografados de Budapeste.

O interior da Basílica é deslumbrante. Dentro há uma estátua de Santo Estevão em tamanho real e uma réplica da coroa húngara que integra uma pequena coleção de joias religiosas. Há também uma pintura feita por Gyula Benczúr, pintor húngaro, retratando o Rei que morreu sem deixar herdeiros entregando sua coroa à uma santa. Na Capela da Sagrada Mão, encontra-se uma das relíquias sagradas mais importantes do país: o braço direito de Santo Estevão mumificada.

A porta da Basílica exibe entalhes da cabeça dos 12 apóstolos além de diversas estátuas de santos húngaros. Há em destaque uma inscrição em latim: “Ego Sum via veritas et viva” (Eu sou o caminho, a verdade e a vida).

É possível subir na torre norte para ter uma visão panorâmica da cidade por HUF 600,00. A Basílica também oferece um tour guiado que abrange a visita à igreja, capela, joias do tesouro e a ida a cúpula com elevador. O tour guiado acontece de segunda à sábado de 10h às 15h e custa HUF 1.600,00

Detalhe da inscrição em latim no portão principal e cúpula ao fundo
Detalhe da inscrição em latim no portão principal e cúpula ao fundo
Portão Principal Basílica de São Estevão
Portão Principal Basílica de Santo Estevão – Foto: Felipe Beiragrande
Torre Basílica de São Estevão
Torre Basílica de Santo Estevão – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Szent István tér 1, 1051
Horário de funcionamento: Cúpula: Todos os dias de 10h às 18h30 no verão e de 10h às 16h30 no inverno. Visitas guiadas: de segunda à sábado de 10h às 15h.
Como chegar: metrô – Estação Bajcsy-Zsilinszky (Linha M1) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Budapeste
Para saber mais: http://www.bazilika.biz/turizmus/turizmus

Ópera de Budapeste (Magyar Állami Operaház)

Após sairmos da Basílica, fomos em direção da Avenida Andrássy. A avenida construída em 1872 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Andando por ela você vai encontrar lindas fachadas, palácios da época renascentista intactos e muitos pontos turísticos de Budapeste.

A avenida começa próximo a Basílica de Santo Estêvão e termina na Praça dos Heróis. Durante o percurso, também é possível comer em excelentes restaurantes e na categoria “seu bolso é seu guia”, fazer umas compras na Armani, Louis Vitton, Dior ou Dolce & Gabanna. 💸

É nesta linda avenida que está localizada a Ópera de Budapeste (Magyar Állami Operaház). O prédio é uma obra neo-renascentista construída em 1884 que impressiona pelo luxo. Foi financiada pelo imperador da Áustria e Rei da Boêmia Francisco José I. A única condição imposta foi a que a Ópera não fosse maior que a de Viena.

Com capacidade para 1.261 pessoas, já acomodou grandes cenários musicais no centro europeu. No salão principal você verá tapetes vermelhos, muito mármore, um candelabro de 2.722 quilos e nove pinturas que mostram o despertar e o triunfo da música feitos no teto.

A Ópera disponibiliza uma visita guiada por HUF 2.490,00 diariamente às 14h, 15h e 16h em inglês, espanhol, francês e italiano.

Fachada da Ópera de Budapeste
Fachada da Ópera de Budapeste – Foto: Felipe Beiragrande
Hall de entrada com detalhes em mármore e ouro - Ópera de Budapeste
Hall de entrada com detalhes em mármore e ouro – Ópera de Budapeste – Foto: Felipe Beiragrande
Ópera de Budapeste - Salão Principal
Ópera de Budapeste – Salão Principal – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Andrássy út 22, 1061
Horário de funcionamento: diáriamente de 14h às 16h para tours guiados.
Como chegar: metrô – Ópera (Linha M1) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Budapeste
Para saber mais: http://www.operavisit.hu/

Museu Franz Liszt (Liszt Ferenc Memorial Museum and Research Centre)

Se você vai continuar seu passeio e é fã de música clássica, assim como eu, a 800 metros da Ópera está localizado o Museu Liszt. Ele é o compositor mais famoso da Hungria, além de ser reconhecido mundialmente por suas obras para piano, especialmente as Rapsódias Húngaras. Compôs sua primeira ópera com 14 anos, estudou com grandes nomes da música clássica como Czerny e foi contemporâneo de Haydn e Beethoven.

O local onde fica o Museu foi sua casa entre 1877 até sua morte em 1896. Lá estão a maioria de seus pianos e manuscritos de suas partituras e composições, o que é simplesmente sensacional. Ver de perto os livros, pianos, rascunhos desse compositor tão virtuoso, pra mim é impagável. O Museu Liszt abre de segunda à sexta de 10h às 18h e no sábado de 9h às 17h. e a entrada fica na lateral, na rua Vörösmarty

Mesa de composição Liszt
Mesa de composição Liszt – Foto: Felipe Beiragrande
Piano exposto no Museu de Liszt
Piano exposto no Museu de Liszt – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Vörösmarty u. 35, 1064
Horário de funcionamento: De segunda à sexta de 10h às 18h e no sábado de 9h às 17h
Como chegar: metrô – Estação Vörösmarty utca (Linha M1) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Budapeste
Para saber mais: http://www.lisztmuseum.hu/en/

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌏 Budapeste: O que você precisa saber antes de viajar!
🌏 Mapeando Budapeste: Praça dos Heróis (Hősök tere) & Parque da Cidade (Városliget)
🌏 Mapeando Budapeste: Parlamento Húngaro (Országház)

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão! 

Basílica de Santo Estevão & Ópera de Budapeste

 

 

 

 

 

 

2 comments

    1. Oi Katia! Compramos o ingresso lá na hora sem grandes dificuldades e fomos em alta temporada. Então acredito que você não terá grandes dificuldades para comprar na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *