Mapeando Ushuaia: Parque Nacional Terra do Fogo

Parque Nacional Terra do Fogo
Parque Nacional Terra do Fogo – Foto: Elice Carina

O último dia no fim do mundo foi o dia de visitar o famoso Parque Nacional Terra do Fogo. A equipe do Brasileiros em Ushuaia nos pegou cedo no hotel e saímos pela Rota 3 até a entrada do parque.

Parque Nacional Terra do Fogo

Localizado no extremo sudoeste da Isla Grande de Tierra del Fuego o parque nacional argentino tem uma área de aproximadamente 68 mil hectares. Apenas dois mil hectares estão abertos ao público. Além das belas paisagens a atração principal é o tren del fin del mundo que parte da estação a apenas oito quilômetros de Ushuaia. E foi por lá que começamos nosso passeio.

Para entrada no parque, é preciso pagar uma taxa de ARS 490,00 pesos (Março/2019) não inclusa no valor do passeio.

Trem do fim do mundo

Com o objetivo de povoar a terra do fogo, um presídio foi construído em Ushuaia. A instalação ainda precária começa a receber os condenados de alta peliculosidade. A idéia de colonizar um lugar com os presos mais perigosos da república depois não pareceu tão interessante. 😅

Para melhorar as instalações do presídio e para que os presos trabalhassem na exploração dos bosques, os primeiros trilhos de madeira foram construídos. Trabalhar no trem era o prêmio pelo bom comportamento, já que era o mais próximo que eles podiam chegar da liberdade.

O trajeto total possui 25 quilômetros mas o trem turístico percorre apenas os últimos sete quilômetros. O bilhete do trem não está incluso no passeio e é opcional. Caso não faça o passeio a van nos deixa em um ponto do parque para tirar fotos e ver o trem de fora. Foi isso que eu fiz.

Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo – Foto: Elice Carina
Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo – Foto: Elice Carina

Explorando o Parque Nacional Terra do Fogo

Depois de conhecer a estação de trem, paramos em alguns outros pontos do parque. A segunda parada foi no famoso correio do fim do mundo. Foi uma parada rápida! Lá é possível carimbar o passaporte por ARS 100,00 e enviar um postal para qualquer lugar do mundo.

Paramos em seguida no Laco Roca com uma vista incrível para a Cordilheira dos Andes para uma pequena caminhada. Depois de uma pausa para o chocolate quente, partimos para o fim da Rota 3

Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Lago Roca - Parque Nacional Terra do Fogo
Lago Roca – Parque Nacional Terra do Fogo – Foto: Elice Carina

Rota Nacional 3

A Rota Nacional 3 é uma rodovia argentina que percorre o país de norte a sul. São 3079 quilômetros de Buenos Aires até o Parque Nacional Terra do Fogo e 17.848 quilômetros até o Alaska.

Fim da Rota 3 - Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3 – Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3
Fim da Rota 3 – Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3 - Parque Nacional Terra do Fogo
Fim da Rota 3 – Parque Nacional Terra do Fogo

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Buenos Aires ¡Hola! ¿Qué tal?
🌎 Ushuaia: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Ushuaia: Glaciar Martial, Playa Larga & Ice Bar
🌎 Mapeando Ushuaia: Laguna Esmeralda

 

P.S. Esse é um post feito em parceria com os Brasileiros em Ushuaia. Independente disso, o texto que acabei de compartilhar reflete minha experiência pessoal de forma honesta e transparente como todo o conteúdo criado no Mapeando Mundo

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Parque Nacional Terra do Fogo

20 comments

  1. Que demais, eu não conhecia esse Parque Nacional terra do fogo mas foi muito interessante conhecer um pouco mais, e que curioso isso dos prisioneiros. Parecia uma ideia tão surreal, mesmo naquela época.

  2. Ouço muito falar sobre Ushuaia mas nunca iminava que era tão legal, até ver as informações aqui no blog. Continue assim 🙂

  3. Sensacional essa visita ao extremo mundo! Achei muito interessante essa história do presídio e do trem. E , claro, que absurdo cobrar pra dar um carimbo no passaporte em Ushuaia!!!! Em Minas é de graça!

  4. Que fantástica a sua aventura! Nunca fui, mas esta na minha lista de lugares para ir um dia. Lindo post é obrigada pela dica maravilhosa.

Queremos ouvir você! :)