Localizada na região dos lagos no Rio de Janeiro, Saquarema é conhecida como a capital nacional do surfe por sediar algumas etapas do WSL (Surf World League). Também é sede da Confederação Brasileira de Voleibol. Está repleta de lindas e exuberantes praias, além de lagoas, cachoeiras e montanhas. Apesar de não ser tão famosa na região, tem várias atrações incríveis e é uma excelente opção para um bate e volta do Rio.
Caso queira dar uma esticada na sua estadia na região dos lagos, o blog Te Vejo pelo Mundo fez um guia completo com todas as praias de Arraial do Cabo.
Como chegar?
Saquarema fica a 118 quilômetros de distância da capital do Rio de Janeiro. De carro, o acesso é feito pela ponte Rio-Niterói, estrada Niterói-Manilha (até Rio Bonito) e RJ-124 (Via Lagos). De ônibus a viação 1001 tem ônibus partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Clique aqui para ver todos os horários e preços.
Ecoturismo
Para os aventureiros que curtem o ecoturismo, a cidade possui vários atrativos para você explorar as belezas naturais do lugar. As trilhas da Serra do Roncador são de dificuldade mediana e leva à lindas cachoeiras (é indispensável presença de um guia que conhece o local). Essa é apenas uma das muitas opções de trilhas. Nelas é possível explorar a Mata Atlântica virgem e apreciar belas paisagens.
Praias
As praias mais próximas ao centro da cidade são a Praia da Vila e a Praia de Itaúna. O mar por lá é bem agitado e com muitas ondas (ruim pra quem quer sossego e ótimo para os surfistas 😅). Para quem busca tranquilidade sem ir muito longe do centro, a opção é a Lagoa de Saquarema. Formada de água salgada, é um ótimo lugar para banho, pesca e esportes náuticos. Não deixe de visitar as praias: Jaconé, Massambaba e Vilatur.
Principais atrações
Aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, em cima do morro que divide a praia de Itaúna da Praia da Vila está a igrejinha que leva o mesmo nome da padroeira da cidade. Lá acontece o mais antigo círio de Nazaré a 388 anos, sendo o mais antigo do país (até do que acontece em no Pará). Descendo a escadaria da igreja, há um letreiro Eu Amo Saquarema que também é parada obrigatória para fotos.
Para os amantes do rock and roll, a casa do cantor Serguei está aberta para visitação. O Templo do Rock como é chamado, exibe roupas, discos, prêmios e outros materiais sobre a vida do cantor. O local funciona todos os dias de 9h às 17h.
Depois de curtir o no mar, o passeio pela Vila (é como chamam o centrinho da cidade) é bem agradável. O local oferece ótimas opções de restaurantes de todos os tipos, além de área para as crianças. Nos finais de semana a feirinha de artesanato é montada e é uma boa opção para comprar produtos locais.
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema – Foto: Felipe Beiragrande
Mapeando Saquarema
Fomos passar um fim de semana por lá na minha última viagem ao Rio. A avó do meu esposo mora na cidade então não tivemos preocupação com hospedagem (e por isso não tenho opção de locais para indicar). O tempo estava um pouco fechado então não rolou cair no mar. Passeamos pela praia só pra sentir aquela energia e tirar umas fotos. 😜
Depois, fomos em direção à Vila, subimos no morro da igrejinha e vimos o pôr do sol, que a propósito, foi um dos mais bonitos que eu vi na vida.
Após assitir esse espetáculo da natureza, seguimos para a vila. Lá terminamos o dia comendo uma porção sensacional de um bolinho de bacalhau dos deuses.
Conheça outras praias pelo Brasil
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são inspirações para você planejar e descobrir praias maravilhosas. Blogueiras:
Vivendo a vida pelo mundo – Natal com praia de Pipa
Viajante em série – Prado, Bahia: um paraíso à sua espera
Paromundo – As Praias Paradisíacas de Arraial do Cabo
*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Até breve!
Posts Relacionados
🌍 Mapeando Petrópolis: Palácio Quitandinha & Palácio de Cristal
🌍 Mapeando Petrópolis: Catedral e Museu Imperial
🌍 Mapeando Rio de Janeiro: Cristo Redentor
🌍 Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de viajar
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!
Que graça essa igrejinha lá no alto!
Pelas fotos dá pra ter ideia de que o por do sol visto de lá deve ser mesmo um espetáculo!
Realmente é um espetáculo! Também achei a igreja uma graça!
Acho que é um destino que interessa a muita gente 🙂
É uma excelente opção pra quem quer fazer um bate volta do Rio. Já é a segunda vez que vou e gosto muito.
Olha só, eu não conhecia Saquarema e fiquei surpresa! Tem mais coisa pra fazer lá do que eu imaginava, adoro ecoturismo! 😀 Tudo de bom pra quem gosta de surfar hehehe
Simmmmmm! pessoal do surf adora as ondas por lá! Fico feliz de saber que despertei essa vontade de visitar em você através do post. Grande beijo.
Aquele famoso, não conheço, mas já amo! hahaha Pareceu ser uma graça!
Hahahaha agora conhece! Vale a pena conhecer pessoalmente. 🙂
Tenho muita vontade de visitar Saquerema e o post me deixou mais empolgada ainda. Que lugar lindo e cheio de emopção :)))
Realmente é bem legal a cidade. Vale a pena a visita! 🙂
Nunca estive em Saquarema, mas vendo sua carinha feliz nas fotos deve ser mesmo um lugar cheio de energia!
Com certeza é sim! Vou sempre que posso!
Eu cresci sonhando com Saquarema justamente por conta dos campeonatos de surf e da imagem low profile que o lugar passava… Nunca conheci! Passeando por seu texto percebo que ela é ainda mais simpática e atraente que em meus distantes sonhos de menina!
Aquele momento de vocês de pura poesia em que passaram na praia para sentir a vibe e depois subiram o morro da igrejinha para ver o por do sol reavivaram minha vontade de conhecer saquarema! 🙂
Aaa fico muito feliz em ler isso! Realmente foi um passeio delícia demais! Planeja um fim de semana por lá que você vai amar.
Nossa, que delícia de lugar! Eu adoraria conhecer a cidade e também aprender a surfar…
Realmente é um lugar incrível! 🙂
Olá Tharsila! O Rio de Janeiro sempre me surpreende com sua beleza! É realmente, muito encantador. E suas fotos ajudam ainda mais rsrs! 😉
ahahaha fico feliz em saber disso! Você vai gostar demais de Saquarema
Embora não seja surfista, duas coisas me conquistaram neste artigo sobre Saquarema: a lagoa de água salgada para um banho tranquilo e essa igrejinha fofa das fotos! Ótimo saber desses destinos próximos as capitais para incluirmos nos roteiros de cada estado!
Simmm. amo ficar na lagoa. É super tranquilo e tem uma boa estrutura de barracas por lá. Fico feliz que tenha gostado do post. Um beijo
Nunca fui para Saquarema, o lugar parece ser mesmo incrível, belo e com uma vibe contagiante. Adorei o relato e também as fotos. Abraços e parabéns pelo post!
Obrigada pelo carinho! O lugar é incrível! 🙂
Saquarema é um lugar incrível, com praias lindas e a tranquilidade de cidade do interior. Adoramos as opções de bate e volta no Rio de Janeiro, com praia então, é melhor ainda… Adoramos as dicas
Obrigada Patrícia! Realmente é um excelente opção para quem quer sair da agitação do Rio. 🙂