Localizada a 22 quilômetros de Nápoles, a antiga cidade de Pompéia foi totalmente destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que soterrou a cidade sob seis metros de lava e cinzas.
Na verdade nesse caso, foi meio que “toda desgraça é pouca”. As escavações mostraram que a cidade havia sofrido um terremoto em 62 que teria danificado vários prédios em Pompéia.
A cidade se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748 revelando uma cidade congelada no tempo. As cinzas e a lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, que foram encontradas no modo exato do momento da erupção.
O local atualmente é um sítio arqueológico que mostra uma cidade dos tempos da Roma Antiga. É Patrimônio Cultural da UNESCO recebendo em média 2,5 milhões de visitantes por ano.
Como chegar
Sei que estou sendo repetitiva mas o melhor jeito de chegar em Pompéia é de trem. 😅 Chegando na estação central de Nápoles, siga as placas para a ferrovia regional EAV (circumvesuviana) para a estação Napoli Garibaldi que é de onde saem os trens regionais. Se prepare para a mudança de ares. As estações regionais são super estranhas, todas pichadas e escuras, além dos trens serem velhos e mal cuidados. Recomendo evitar o local a noite.
Na bilheteria, compramos a passagem de ida e volta por € 5,60 por pessoa. Ficamos um tempo na plataforma esperando o trem com mais um milhão de pessoas que estavam esperando para ir a Pompéia também. 😂 Depois de 40 minutos de viagem em pé, descemos na estação Pompei Scavi – Villa Dei Misteri. Atenção para não descer na estação errada. Existem várias com o nome Pompei.
Explorando Pompéia
Eu já havia comprado meu ingresso online, mas precisei ir até a bilheteria fazer a troca. Não havia fila então foi super rápido. Pegamos o áudio guia e começamos a visita.
Devo dizer-te que a cidade é simplesmente enorme. Gigante mesmo. O mapa é dividido em nova áreas de ruínas preservadas de casas, basílicas, fóruns, um anfiteatro gigante, templos e esculturas em homenagem aos deuses da época. O percurso completo pode durar até 7h.
Ficamos por lá cerca de 4h e devo dizer que foi incrível. Imaginar que aquela cidade foi totalmente destruída pelo vulcão e que os escavadores acharam os moradores petrificados me deixou totalmente impactada. O que está em exibição hoje por lá são apenas os moldes (não tem ninguém morto lá dentro) 😬 das pessoas que morreram, mas em algumas casas existem ossadas dentro de vidros.
Clique aqui para baixar o mapa de Pompéia
Ruínas em Pompéia – Foto: Felipe Beiragrande
Endereço: 00120 Città del Vaticano (Acesso pelo Museu do Vaticano)
Horário de funcionamento: O parque arqueológico abre todos os dias, com exceção de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. O horário de funcionamento varia: de 1 de abril até 31 de outubro de 9h às 19h30 e de 1 de novembro a 31 de março de 9h às 17h.
Como chegar: EAV – Estação Pompei Scavi – Villa Dei Misteri
Para saber mais: Site Oficial
Vale a pena?
Com certeza, vale a pena! Ainda mais se você ama história. Entrar lá e visitar uma cidade que foi destruída e petrificada por um vulcão é incrível. Ver casas e pinturas da época do Império Romano conservadas e andar por aquelas ruas me deixaram maravilhada.
O mais curioso é que o Vesúvio está apenas adormecido e foi o único na Europa a ter entrado em erupção nos últimos cem anos. É considerado um dos vulcões mais perigoso do mundo devido a sua tendência de erupção explosiva e à população em suas proximidades. Visitar Pompéia foi uma experiência simplesmente incrível e foi o mais perto de um vulcão que eu já cheguei na vida. 🤣 As meninas do Vivendo a Vida pelo mundo chegaram ainda mais perto do vulcão e contaram tudo aqui!
Algumas salas e casas só abrem em alguns períodos do dia (geralmente fica um aviso na entrada). Então o ideal é fazer uma visita guiada. Não conseguimos ver tudo mas exploramos grande parte da cidade.
O ingresso custa € 15,00 por pessoa e é válido por um dia. Você vai andar bastante então use roupas confortáveis e leve uma garrafa de água, principalmente se o dia estiver quente. O parque arqueológico possui estrutura ok de alimentação (somente lanches e snacks).
Clique aqui para comprar seu ingresso.
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌍 Roma: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Campânia: bate e volta em Nápoles, vale a pena?
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando
Visitei Pompéia na minha lua-de-mel pela Itália, em 2006. Nunca esquecerei das imagens da cidade destruída pelo Vesúvio! Inesquecível!
Incrível demais né? Foi uma experiência super marcante pra mim também!