O Parlamento Húngaro (Országház) é um dos mais belos e icônicos monumentos de Budapeste. O prédio é tão lindo e tão grande que chega emocionar. Situado no lado da antiga Peste a beira do Rio Danúbio, foi inaugurado no ano de 1902 e foi construído para comemorar o milênio do país. A inspiração para a construção foi o Palácio de Westminster em Londres.
O arquiteto que assinou a obra foi o húngaro Imre Steindl. O Parlamento Húngaro foi construído em estio Neogótico com torres, arcos e uma cúpula de 96 metros no coração do edifício. Na decoração do interior há influência da Renascença e do período Barroco, com um total de mais ou menos 50 quilos de ouro e lindos vitrais.
Como chegar?
Acredito que a melhor forma de se locomover em Budapeste é o metrô. Assim que chegamos, ainda no aeroporto, compramos o Budapest Card que nos deu acesso a todos os transportes públicos e ainda entrada grátis em alguns museus. O Budapest Card está disponível na opção de 24h, 48h e 72h. Na época, avaliamos o custo benefício e como andaríamos muito de metrô em Budapeste optamos pela compra do cartão.
O monumento fica localizado na praça Kossuth Lajos Tér, bem próximo à estação de metrô com o mesmo nome (Linha M2 – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Budapeste).
Desbravando o Parlamento Húngaro
Agendei nossa visita antecipadamente pelo site oficial. Para comprar é preciso fazer um registro com alguns dados pessoais e escolher a data e hora da visita. O pagamento pode ser finalizado por PayPal ou cartões de crédito e débito. Não acho que vale a pena tentar a sorte e comprar lá na hora, até porque a fila pode estar enorme e não ter mais a opção na língua que você deseja (o inglês esgota sempre rapidamente). Meu conselho é comprar antecipadamente pela internet e garantir essa visita que, na minha opinião é imperdível! 😍 Não esqueça de levar o ticket impresso! Não há opção de fazê-lo na bilheteria.
Na hora agendada, nos dirigimos até o portão 10, localizado do lado oposto à estação de metrô. Lá também fica a bilheteria, caso você vá comprar o ingresso na hora. Neste mesmo local, começam os tours ao Parlamento, entramos na fila para verificação de segurança, que é bem rígida, e começamos nossa visita.
O valor para estrangeiros é de HUF 5.800,00. Crianças até seis anos entram gratuitamente. O tour dura em média sessenta minutos e está disponível em húngaro, inglês, francês, hebraico, alemão, russo, italiano e espanhol, em horários diversos. Clicando aqui você verá com detalhes os horários e informações importantes sobre a visita.
O interior do prédio é tão lindo quanto o exterior. A decoração interna é basicamente feita de ouro, estátuas e janelas com lindos vitrais com vista para o rio. A primeira parada é no Old Upper House Hall, local onde ocorrem conferências e reuniões. Depois seguimos para o looby do salão. A decoração é deslumbrante com tapeçarias feitas à mão, lustres e vasos enormes.
Depois, a visita segue para o Dome Hall onde estão guardadas as jóias da coroa, a coroa de Santo Estevão e o cetro usado pelo rei. As jóias são vigiadas por membros da guarda real full time. Essa sala é considerada o centro do edifício com destaque para a cúpula sustentada por dezesseis pilares que representam os dezesseis antigos reis da Hungria.
Endereço: Kossuth Lajos tér 1-3
Telefone: + (36) 1 441-4000
Horário de funcionamento: segunda à domingo de 8h às 18h
Como chegar: Metrô – Estaçao Kossuth Lajos tér (M2) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Budapeste
Para saber mais: http://latogatokozpont.parlament.hu/en/purchasing-tickets
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Até breve! 😀
Posts Relacionados
🌏 Budapeste: O que você precisa saber antes de viajar!
🌏 Mapeando Budapeste: Praça dos Heróis (Hősök tere) & Parque da Cidade (Városliget)
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!