Mapeando Vaticano: os secretos jardins do Vaticano

Passeios ao ar livre são ótimas pedidas para intercalar atividades em museus e igrejas. Além disso, sempre gostamos de incluir parques no nosso roteiro. Foi por isso então que decidimos na nossa ida à cidade sede soberana da Igreja Católica , visitar os famosos jardins do Vaticano.

Devo dizer que se o dia estiver muito quente a visita pode ser um pouco cansativa, mas é uma ótima opção de passeio tranquilo ao ar livre. Também é uma ótima opção pra fugir um pouco da multidão de turistas que visitam todos os dias o Vaticano.

Jardins do Vaticano

A tradição diz que o jardim foi fundado no local onde a Imperatriz Santa Helena ordenou que fosse espalhado o solo sagrado trazido do Monte Calvário, para simbolicamente unir o sangue de Cristo com o dos mártires cristãos mortos em Roma pela perseguição de Nero.

Os jardins do Vaticano cobrem aproximadamente 23 hectares, metade do tamanho total da cidade sede, e é todo cercado por muros, por isso são chamados de jardins secretos. Antigamente não eram abertos ao público mas agora é possível acessá-los através de visita guiada.

A visita pode ser agendada pelo site na opção “guided tours for individuals” e são poucas vagas. No nosso grupo tinham 25 pessoas somente e a guia explicou que a quantidade máxima de pessoas está limitada a 150 por dia. O ingresso custa € 33,00 e já dá direto a visitar por conta própria os museus e Capela Sistina (A visita começa e termina dentro do museu na verdade).

No ato da compra, há um aviso de que se o Papa decidir passear nos jardins ou fazer um cooper, já era sua visita aos jardins secretos sem direito a devolução dos valores. Então esteja ciente disso. 😅

Como há um controle rigoroso das pessoas que entram nos jardins do Vaticano, o grupo tem que entrar e sair junto (há uma contagem no começo e no final), então não dá pra desistir na metade e voltar. É expressamente proibido andar nos jardins sem a presença do guia.

Explorando os jardins do Vaticano

O ponto de encontro é logo na entrada do Museu do Vaticano e nossa visita estava agendada para as 11h. O passeio dura mais ou menos 2h ao ar livre e é feito a pé.

Nem preciso dizer que o passeio é lindo demais. Os jardins são muito bem cuidados, todo verde e florido. Está repleto de fontes e esculturas barrocas e renascentistas, além de uma reprodução da gruta de Lourdes. Também vimos por fora vários palacetes, a estação de rádio do Vaticano e o local onde atualmente mora o Papa Bento XVI que renunciou ao papado em 2013. A nossa guia era bem simpática e animada e nos contou várias curiosidades sobre o local e os Papas.

Subimos a colina do Vaticano e tivemos uma vista privilegiada da cúpula da Basílica de São Pedro, além de uma vista incrível de Roma. Depois de completar a visita, retornamos ao Museu.

Jardins do Vaticano
Jardins do Vaticano – Foto: Felipe Beiragrande
Sino do Jubileu
Sino do Jubileu do Vaticano – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins do Vaticano
Jardins do Vaticano – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins do Vaticano
Jardins do Vaticano – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins do Vaticano
Jardins do Vaticano – Foto: Felipe Beiragrande
Ao fundo a atual residencia do Papa Bento XVI
Ao fundo a atual residencia do Papa Bento XVI – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins do Vaticano
Jardins do Vaticano – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: 00120 Città del Vaticano (Acesso pelo Museu do Vaticano)
Horário de funcionamento: somente por visita guiada. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Como chegar: MEA – Estação Ottaviano (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Roma).
Para saber mais: Site Oficial 

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Vaticano: Praça & Basílica de São Pedro
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando
🌍 Mapeando Vaticano: Capela Sistina & Museu do Vaticano

 

 

 

Queremos ouvir você! :)