Mapeando Ligúria: Bate e volta em Cinque Terre, vale a pena?

Contei nesse post aqui, que tiramos um dia na nossa estadia em Florença para fazer bate e volta. Até brinquei que na verdade foi um bate e continua porque depois de visitar Pisa, seguimos para a bela Cinque Terre.

Como chegar

Fizemos tudo de trem e foi uma mão na roda. A viagem entre uma terre e outra demora uns cinco minutos. Em todas as estações em Cinque Terre é possível comprar sua passagem. Não esqueça de validar seu bilhete. Com exceção de Corniglia, você já sairá do trem bem próximo às vilas.

Caso queira fazer a viagem de carro, a Fernanda do blog Monday Feelings tem um guia de viagem para Cinque Terre super detalhado. Vale a pena ler antes de planejar sua viagem.

Nós optamos pelo Cinque Terre Card. O cartão está disponível em três versões. A de 24h custa € 16,00, a de 48h custa € 29,00 e a de 72h custa € 41,00. Ele dá acesso a todas as trilhas pagas, uso ilimitado do trem na rota Levanto-La Spezia nos dois sentidos. Também está incluso uso dos banheiros públicos nas estações, ônibus da ATC e visitas guiadas. Compramos o cartão no escritório do Parque Nacional em Riomaggiore.

Também é possível fazer as terres de barco. A empresa Consorzio Marittimo Turistico 5 Terre disponibiliza embarcações que fazem rotas como a que sai de La Spezia e percorre as quatro terras mais Portovenere. Se você é aventureiro, existem várias trilhas que ligam as pequenas comunas e é possível fazer alguns trajetos a pé.

A Suzy do blog Viajante em série fez um passo a passo de como chegar em Cinque Terre. Clique aqui para ler.

Explorando Cinque Terre

Situada na Ligúria o Parque Nacional de Cinque Terre criado em 1999 é composta por cinco pequenas terres ou comunas italianas chamadas Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare. Considerado Patriomônio da Humanidade pela UNESCO, são caracterizados por relevo montanhoso próximo ao mar.

Infelizmente, tínhamos apenas metade de um dia para explorar esse lugar maravilhoso. O trem faz grande parte do trajeto em túneis pelas montanhas, mas ao chegar nas estações meu coração se encheu de alegria de estar visitando um lugar tão lindo. Por causa do tempo, decidimos conhecer apenas quatro das cinco terres.

A Avelina e a Vivian do blog Vivendo a vida pelo mundo também passaram um dia por lá e contaram tudo aqui nesse post. 😍

Riomaggiore

Chegamos na hora do almoço em Riomaggiore e almoçamos por lá. Comemos em uma restuarante local com uma comida maravilhosa. Foi lá que comi meu primeiro pesto originalmente italiano e estava divino. O restaurante era bem do lado da saída da estação mas a fome era tanta que não anoitei o nome. 🤣

Pasta ao pesto

Acredita-se que a cidade foi criada no século VII por um grupo de refugiados gregos. Não fizemos um roteiro muito específico mas as cidades são tão pequenas que dá para explorar sem grandes dificuldades. Era de Riomaggiore que saía a famosa Via dell’Amore que fechou após um deslizamento de rochas que feriu quatro turistas. Por essa trilha era possível ir de Riomaggiore para Manarola a pé. Após explorar um pouco a cidade, pegamos o trem e fomos para Manarola.

Riomaggiore em Cinque Terre
Riomaggiore em Cinque Terre – Foto: Felipe Beiragrande
Vila dell'Amore
Entrada da Via dell’Amore- Foto: Felipe Beiragrande

Manarola

É o point das fotos. Manarola tem um mirante bem bonito e a vista é de tirar o fôlego. O dia estava lindo e a cidade lotada. Quem vai no verão tem que ter bastante paciência para encarar a multidão no calor.

Na parte superior das vilas estão as vinícolas que produzem os vinhos da região. Depois de passear e tirar muitas fotos, seguimos para Vernazza.

Vinícolas em Cinque Terre

Manarola em Cinque Terre

Vernazza

Vernazza é bem parecida com Manarola e as casas coloridas dão ao local um charme ainda maior do que o natural. Fomos até a marina e ficamos observando o mar. A praia não é muito apropriada para banho por causa das pedras, mas tem alguns corajosos que se aventuram para um mergulho.

Vernazza em Cinque Terre
Vernazza em Cinque Terre – Foto: Felipe Beiragrande

Monterosso al Mare

É a terre maior e com maior estrutura para quem quer dar um mergulho no mar. Tem uma faixa de areia além de várias lojinhas e uma orla muito fofa.

Felipe ainda se aventurou e deu um mergulho no mediterrâneo. Eu também entrei na água mas não mergulhei. Chegamos no fim do dia e ficamos observando o por do sol tomando o melhor gelato que comi na vida! Que dia maravilhoso foi esse.

Monterosso al Mare em Cinqueterre
Monterosso al Mare em Cinqueterre – Foto: Felipe Beiragrande

Vale a pena?

Sem sombra de dúvida vale a pena. Eu quero voltar para Cinque Terre mas agora para passar pelo menos três dias e explorar as terres com calma. A única que não paramos foi Corníglia, mas como tínhamos pouco tempo, não vimos tudo o que queríamos.

Cinque Terre para mim foi um dos pontos altos da viagem. Um lugar inesquecível, de lindas paisagens que vou guardar com todo carinho do mundo para sempre. A Roberta do Freitas para o Mundo passou três noites por lá e contou tudo aqui nesse post.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão.

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.