Mapeando Rio: Pão de açúcar & bondinhos

Símbolo turístico do Rio de Janeiro, o pão de açúcar é um complexo de morros localizado no bairro da Urca. Também fazem parte do complexo o morro da Urca e o Morro da Babilônia. Margeado pela Baía da Guanabara, o local possui várias opções de atrações para quem está de passagem pelo Rio como: museus, montanhismo, trilhas e o famoso bondinho.

Bondinho do Pão de Açúcar

Inaugurado em 1912, inicialmente operava apenas entre a praia vermelha e o morro da Urca (538 metros). Um ano depois, o trecho Morro da Urca – Pão de Açúcar foi inaugurado com 749 metros. Foi idealizado em 1908 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos e o objetivo era facilitar o acesso ao cume do monte.

Quando foi construído só existiam dois sistemas de teleféricos no mundo: o no Monte Ulia, na Espanha e o de Wetterhorn na Suíça. Os carrinhos, com capacidade para 22 pessoas, foram importados da Alemanaha. Desde a sua fundação, os bondinhos passaram por vários modernizações, sendo a última em 2016. Atualmente eles tem capacidade para até 65 passageiros e sua velocidade média é de oito metros por segundo.

Do alto do Morro do Pão de Açúcar e última estação do trajeto, pode-se observar a Praia do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, Tijuca e o Corcovado, Baía da Guanabara, Praia de Botafogo, centro da cidade, Ponte Rio Niterói e Serra do Mar.

Além da vista maravilhosa da cidade a 396 metros acima do nível do mar, o complexo turístico possui várias atrações, sendo elas:

— Anfiteatro: inaugurado em 1977, recebe apresentações artísticas de estilos variados. Localizados no Morro da Urca, também abriga uma área gastronômica e de lazer que reúne diversas lojas e quiosques.

— Espaço Baía da Guanabara: Localizado no Morro da Urca, possui área gastronômica e de lazer.

— Cocuruto: conta a história do Pão de Açúcar e foi inaugurado a mais de 100 anos.

— Praça dos bondes: exibe as duas gerações anteriores do bondinho. Nela ficam as esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização do projeto. Possui um mirante com vista para o Morro da Babilônia e estação Praia Vermelha.

Maquinário do bondinho
Maquinário do bondinho – Foto: Felipe Beiragrande

Planeje sua visita

O bondinho oferece várias opções de passeios. O ingresso normal custa R$ 110,00 (10% de desconto se comprar pelo site ou auto atendimento) e é válido por até quatro dias da data escolhida. É possível também fazer um tour histórico, tour dos bastidores, bonde exclusivo e da série seu bolso é seu guia, bilhete dourado com recepção em lounge exclusivo e uma taça de espumante. 🤑💸 Cariocas tem desconto de 50% e o local possui total acessibilidade.

Vista do topo do Pão de Açúcar
Vista do topo do Pão de Açúcar (cabelos ao vento) – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h às 21h. Viagens de 20 em 20 minutos ou quando atingir lotação máxima.
Como chegar: M1 e M2 – estação Botafogo (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte no Rio de Janeiro).
Para saber mais: Site Oficial

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Petrópolis: Palácio Quitandinha & Palácio de Cristal
🌍 Mapeando Petrópolis: Catedral e Museu Imperial
🌍 Mapeando Rio de Janeiro: Cristo Redentor
🌍 Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de viajar

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

teleféricos do pão de açúcar

4 comments

  1. Oi Tharsila! Muito boas dicas sobre o Pão de Açúcar e bondinhos no Rio! Eu adoro esse lugar! Que vista incrível, não é? Com certeza, ajuda muito quem não conhece e quer planejar a visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *