Ícone do site Mapeando Mundo

[8on8] Cinco motivos (e oito fotos) para incluir Potsdam no seu roteiro!

Eu amo planejar viagens! Viajo antes montando os roteiros e pesquisando os lugares para visitar. Nessa eurotrip decidimos que iríamos começar visitando o leste europeu. Felipe já tinha visitado a maior parte dos países escolhidos mas seria minha estréia no novo continente. Começamos a escolher os lugares que visitaríamos e então ele sugeriu: vamos em Potsdam? Minha reação foi fazer uma careta e dizer: Pots o quê? Eu já contei aqui no blog como foi nossa experiência por lá e agora te darei cinco motivos para visitar Potsdam na sua viagem!

1. Fica a apenas 50 minutos de Berlim.

Potsdam fica a apenas 30 quilômetros de Berlim, o que é ótimo para um bate e volta. Fomos de trem e depois de 50 minutinhos chegamos na estação principal de Potsdam. Foi super simples de chegar e barato. Então se você tiver um dia sobrando em Berlim, é uma ótima opção para sair um pouco da agitação da capital.

Potsdam Alemanha – Foto: Felipe Beiragrande

2. É Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A cidade ficou conhecida por ser o lar dos reis da Prússia e consequentemente tem um número grande de parques e palácios. A cidade possui 150 edifícios erguidos entre 1730 e 1916. Foi nomeada Patrimônio Cultural em 1990 e esse é mais um motivo para visitar Potsdam.

Schlossküche Sanssouci em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande

3. Visitar Potsdam é entrar na história.

Lá aconteceu entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945 a Conferência de Potsdam. Os participantes foram os vencedores da Segunda Guerra Mundial que se juntaram por lá para decidir como iriam administrar a Alemanha. Stalin representando a União Soviética, Churchill e Attlee representando o Reino Unido e Truman representando os EUA. O resultador foi o Acordo de Potsdam que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação em quatro zonas entre outros.

Attlee, Truman e Stalin na conferência de Potsdam – Foto retirada do Wikimedia Commons

4. Explorar o Schloss Sanssouci.

Sanssouci que em português significa “sem preocupação”, é o antigo palácio de verão de Frederico, o Grande, Rei da Prússia. Foi construído entre 1745 e 1747 porque o rei queria um lugar pra relaxar. Inclusive os restos mortais dele estão por lá. O palácio foi poupado da guerra e devido a sua importância, foi mantido para visitação de turistas. O palácio é lindo demais e é um passeio super agradável.

Neues Palais em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Schloss Sanssouci em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Vista aérea do Schloss Sanssouci em Potsdam – Foto retirada do Wikimedia Commons sem alterações (Sven Scharr)

5. Se perder nos parques de Potsdam

São simplesmente 500 hectares de parques e jardins para você! É um destino de mão cheia para quem gosta de atividades ao ar livre. A entrada nos parques é gratuita e é possível alugar bicicletas e passar o dia todo passeando. Em especial, o parque estadual (lusgarten) possui uma vista incrível para o palácio com vinhas construídas em terraços construídas por Frederico II.

Jardim do povo em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Jardim do povo em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande
Jardim do povo em Potsdam – Foto: Felipe Beiragrande

Esse é mais uma blogagem coletiva do projeto 8on8. Veja também outras cidades pouco conhecidas nos posts dos blogs amigos:

Turistando.in[8on8] 8 cidades desconhecidas do centro da Itália para você se apaixonar

Let’s Fly Away[8 on 8] O que fazer em Montalcino

Destinos por onde andei… Santa Margherita Ligure, vale a pena conhecer!

Entre Polos – Lisieux – A Pequena Cidade de Santa Teresinha

O Berço do Mundo: Caldas da Rainha, a terra do Zé Povinho

Travel Tips Brasil – O que fazer em Campo Grande – MS?

*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 

Posts Relacionados

 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
 Mapeando Berlim: bate e volta em Potsdam
 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Sair da versão mobile