Há 60 quilômetros do Rio de Janeiro na região serrana fluminense, está uma cidade cheia de charme e com muitos atrativos. Petrópolis ficou conhecida como cidade imperial por abrigar durante o verão toda a corte do Império do Brasil. Em 1843, Dom Pedro II assinou um decreto para o início de um projeto de urbanização da cidade e conjuntamente para a construção do palácio de verão. Após a inauguração do palácio, Petrópolis se tornava capital do império durante o verão.
Ainda é possível ver muito desse legado cultural e histórico na cidade, que é um dos pontos turísticos preferidos de quem quer curtir a tranquilidade do interior carioca.
Catedral de Petrópolis
Também conhecida como a Catedral de São Pedro de Alcântara, é dedicada ao padroeiro da cidade. O projeto da Catedral estava previsto no projeto de urbanização aprovado em 1843 mas só começou a ser construída em 1884. A construção não parou após a Proclamação da República e seguiu até 1901 quando as obras foram paralisadas. A finalização ocorreu 1925 mas a fachada só foi concluída em 1930 e a torre em 1969. A catedral possui também um Mausoléu Imperial, inaugurado em 1939, que abriga os restos mortais do Imperador Dom Pedro II, de sua esposa a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, de sua filha Isabel de Bragança entre outros. A Catedral de Petrópolis está aberta diariamente para visitação e a entrada é franca.
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h às 18h
Para saber mais: Site Oficial
Museu Imperial
Popularmente conhecido como Palácio Imperial, o museu está instalado no Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II. O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família além de algumas jóias da coroa. No gabinete, o destaque está para a luneta usada pelo imperador e o primeiro telefone do Brasil, trazido dos EUA. Também é possível visitar o aposento das princesas e a sala de visitas da imperatriz.
Muitos documentos foram considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO como diário de viagens e documentos de guerra. A visitação ao palácio acontece de terça a domingo de 10h30 às 18h e a entrada custa R$ 10,00. Para entrar é preciso colocar uma proteção no pé para não pisar no piso de madeira original, então vá com sapatos confortáveis e sem salto.
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Horário de funcionamento: de terça a domingo de 10h30 às 18h.
Para saber mais: Site Oficial
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Até breve! 😀
Posts Relacionados
🌏 Buenos Aires ¡Hola! ¿Qué tal?
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!
Tharsila, há quantos anos que eu não vou ao museu imperial! O seu post me lembrou desse lugar histórico tão importante e meu deu muita vontade de voltar. Não conhecia a catedral e já quero ir pra Petrópolis para visitar os dois. 🙂
Show! O museu é bem legal mesmo! Fico feliz que tenha gostado do post.
Adoro passear pelo museu imperial de Petrópolis. Super dica!
Fico feliz que tenha gostado.
Muito legal o post. Petrópolis é uma cidade encantadora. Recomendo pelo menos ficar uma noite na cidade para que possa no primeiro dia conhecer os Museus e construções históricas e no segundo dia visitar a Sede do Parque nacional da Serra dos Órgãos. Vale a pena também caso tenha tempo conhecer o distrito de Itaipava. Como guia de turismo no Rio é sempre um prazer levar os visitantes para conhecer a cidade imperial.
Show! Petrópolis vale mais que um bate e volta mesmo!