Dentre os muitos atrativos existentes em Roma, é quase certo que você terá no seu roteiro um passeio por uma piazza. E falando na capital italiana, uma piazza é sinônimo de lindas fontes barrocas, muita agitação de cafés e restaurantes e incríveis prédios históricos. Neste post, separei três das mais importantes praças na cidade para você você escolher qual visitar, ou simplesmente ir em todas. 😆
Obviamente esse post não resume as piazzas de Roma. São inúmeras e todas valem a visita. Destaco também a Piazza del Campidoglio (leia mais aqui), a Piazza del Colosseo (leia mais aqui) e a Piazza della Rotonda (leia mais aqui)
Piazza Navona
Nos arredores do Panteão (apenas seis minutos a pé), é considerada a piazza barroca mais bonita de Roma. Ela segue o desenho de um estádio do século I e nos seus luxuosos cafés são o centro social da cidade e com certeza um polo gastronômico.
O barroco também está presente na fachadas dos edifício em volta da praça. Lá também é um bom lugar para explorar a Roma antiga e comprar nas lojas de antiguidades. O destaque fica para a Fontana dei Quattro Fiumi, de Bernini. A fonte possui quatro grandes figuras representando os quatro grandes rios do mundo da época (Nilo, Prata, Ganges e Danúbio).
Piazza di Spagna
Também famosa, deve seu nome ao Palazzo di Spagna, construído no século XVII para sedia a Embaixada da Espanha na Santa Sé. A piazza é célebre pela sua escadaria até a Igreja Trinità dei Monti. Com 135 degraus, foi inaugurada pelo Papa Bento XIII e financiada pela França.
No centro da praça está a famosa Fontana della Barcaccia. Foi construída nos primeiros anos do barroco, também de Bernini (parece que ele era o cara das fontes). Na primavera, a piazza fica cheia de flores e turistas competindo para uma foto perfeita. Nas ruas ao redor é possível encontrar bons restaurantes, dentre eles o Antico Caffè Greco aberto em 1760 e com o título de um dos dez cafés mais luxuosos do mundo (Clique aqui para saber mais sobre a lista).
Piazza del Popolo
A Praça do Povo, em português, tem esse nome por abrigar a Igreja Santa Maria del Popolo. Uma das primeiras igrejas renascentistas de Roma, foi construída no século XI no local onde Nero morreu e foi sepultado.
A praça possui forma elíptica e é decorada com fontes e estátuas. A piazza também é usada para eventos públicos e manifestações importantes para a cidade.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌍 Roma: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Roma: Coliseu (Anphitheatrum Flavlum)
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando