Eu sempre digo que Berlim é minha cidade favorita da vida (até o momento)! Visitei a cidade em uma viagem pelo Leste Europeu e o misto de emoções que senti por lá fez que com que a cidade ficasse gravada no meu coração. História, arte, parques, O muro, tudo remonta à história das guerras e de um passado nebuloso mas de um futuro promissor e brilhante. Para você que quer se emocionar e conhecer essa cidade incrível (gastando pouco 🤑), aqui vai cinco atrações gratuitas em Berlim.
1. Alexanderplatz e arredores
Conhecida e chamada carinhosamente pelos berlinenses como “Alex”, a área em volta da Alexanderplatz é uma das mais antigas da cidade. Lá nos arredores da praça você encontrará grandes atrações e é um ótimo lugar para tirar foto da Torre de Tv caso opte por não subir. Dentre as atrações estão:
— Weltzeituhr, um sistema de relógio que mostra a hora em 148 cidades do mundo.
— A famosa Fonte de Netuno, construída em 1895 no estilo neobarroco que retrata Netuno, o deus do mar.
— Igreja de Santa Maria de Berlim (Marienkirche)
Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.
2. Großer Tiergarten
A tradução do nome significa “jardim de animais” e esse enorme jardim foi criado originalmente para ser um lugar de caça para os reis da Prússia. 🤑 Foi o primeiro parque público de Berlim e provavelmente o mais antigo. Projetado a 500 anos, herdou o nome do bairro onde está localizado. Com cerca de 210 hectares, começa no portão de Brandemburgo e termina no Jardim Zoológico de Berlim. É cheio de jardins ornamentais, pontes muito fofas, pequenos riachos e estátuas de personalidades famosas. A dica é alugar um bike e passar uma tarde ou manhã passeando pelo parque.
Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.
3. East Side Gallery
Uma galeria a céu aberto com 105 pinturas de artistas do mundo todo no Muro de Berlim. As pinturas começaram em 1990 no lado leste. Com 1,3 quilômetros, às margens do Rio Spree, a galeria é a maior seção do muro ainda de pé.
Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.
4. Memorial do Holocausto
Também chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa ( Denkmal für die ermordeten Juden Europas), é um memorial para as vítimas judias do Holocausto, o assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra.
Foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e consiste em uma área de 19 mil metros quadrados coberta com 2.711 blocos de concreto de largura e altura variados. De acordo com o texto do projeto, os blocos foram desenhados para produzir uma intranquilidade e confusão.
Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.
5. Portão de Brandermurgo (Brandenburger Tor)
O portão foi encomendado por Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construído entre 1788 e 1791. Sofreu graves danos na Segunda Guerra. Durante a divisão da Alemanha, o portão ficou isolado e inacessível. Após a unificação, passou por uma restauração e hoje é considerado um símbolo da unidade e paz européia.
Clique aqui para ver todas as informações de forma detalhada para planejar sua visita.
A Juliana do Blog Turistando.in fez um incrível Roteiro do que fazer em Berlim: um guia da capital alemã. Não deixe de ler ao planejar sua viagem à Berlim
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌏 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Berlim: Checkpoint Charlie, East Side Gallery & Memorial do Muro de Berlim
🌏 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã
🌏 Mapeando Berlim: Unter den Linden e Portão de Brandemburgo
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!