Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Paris: Museu de Orsay (Musée d’Orsay)

Fachada do Museu de Orsay

Fachada do Museu de Orsay - Foto: Felipe Beiragrande

Quem leu meu post sobre os cinco museus imperdíveis em Paris viu que o Museu d’Orsay foi meu preferido. Não só pelo acervo mas também pela arquitetura. Eu coloquei na minha cabeça que eu queria ver o relógio do Hugo Cabret (vou explicar mais pra frente) e só sosseguei quando consegui a tal foto. 😅 O d’Orsay fica na margem esquerda do rio Sena e possui em seu acervo pinturas e esculturas da arte ocidental até 1914.

D’Orsay e a estação de trem

Inaugurada em 1900, a estação de Orsay era a principal na linha sudoeste na França. O hotel de mesmo nome recebeu viajantes e personalidades para ricos banquetes. Porém, com a modernização das linhas ferroviárias, a plataforma ficou muito curta e após muitas utilidades foi decidido que a estação viraria um museu.

O projeto assinado por Victou Laloux foi mantido na grande reforma antes da reinauguração. Destaco aqui os lindo relógios com vista para o Louvre e para o Sena que inclusive foram cenários do filme “A invenção de Hugo Cabret”. 😍

Mapeado o Museu d’Orsay

Fizemos nossa visita na quinta pois nesse dia o museu funciona até 21h45. Não pegamos fila para entrar e foi bem tranquilo. O d’Orsay tem 5 pavilhões mas o terceiro e o quarto não estão abertos para visitação. No térreo estão expostas as esculturas, algumas obras de Monet, artes decorativas e pinturas de Delacroix, Gérôme, Ingres dentre outros.

No segundo pavilhão estão as obras neo impressionistas, quadros de Van Gogh incluindo seu auto retrato, Art Nouveau e algumas esculturas de Rodin e Claudel.

O último pavilhão (quinto nível) é o paraíso do impressionismo. Monet, Manet, Renoir, Cézanne e outros pintores. É um sonho! Ainda bem que tínhamos tempo e pudemos aproveitar bastante a riqueza do acervo desse pavilhão. Nesse mesmo piso tem uma cafeteria e o famoso relógio lindo com vista para o Sena que não pode faltar na sua foto. 😁 O ingresso custa € 14,00 e a atração está inclusa no Museu Pass.

Museu de Orsay – Foto: Felipe Beirangrade
Relógio no Museu de Orsay – Foto: Felipe Beiragrande
Quadros de Monet no Orsay – Foto: Felipe Beiragrande

Vale a pena?

Com certeza vale! O museu é incrível o acervo fantástico. Aconselho ir nesses dias em que fecha mais tarde porque acaba sendo mais tranquilo. Para os amantes de Monet é parada obrigatória. Eu diria que depois do Louvre, o d’Orsay é o museu mais relevante em Paris. Apresenta bom acervo de esculturas, mobiliários e pinturas.

Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007
Horário de funcionamento: aberto todos os dias de 9h30 às 18h. Na quinta de 9h30 às 21h45.
Como chegar: M12- estação Solférino/ RER C – Estação Museu de Orsay (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial

Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
🌍 
Mapeando Louvre: Dez obras imperdíveis no Museu do Louvre
🌍 Mapeando Paris: Museu do Exército & Museu Rodin

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

 

Sair da versão mobile