Nem só de vales e cachoeiras vive a Serra Gaúcha, mas de chocolates e vinhos também. Devido ao clima e ao solo, bem como a forte colonização italiana, a região hoje abriga as principais vinícolas do Brasil. As cidades produtoras Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formam a Rota do Vinho.
É possível visitar as vinícolas de carro ou então fechar o passeio com uma agência de turismo. Como não somos muito apreciadores de vinho, optamos por fechar um passeio combinado pela região, que também abrangia uma degustação em uma vinícola. Fechamos com a Vento Sul o tour uva e vinho com o passeio na maria fumaça e tudo correu como o esperado. A Francine do blog Viagem que sonhamos fez um post tirando as principais dúvidas sobre o passeio da Maria Fumaça na Serra Gaúcha para quem vai por conta própria.
Explorando a Rota dos Vinhos & Vinícolas
A Vento Sul nos pegou no hotel no horário combinado. Seguimos de ônibus e a nossa primeira parada foi Nova Petrópolis, uma cidade há 35 quilômetros de Gramado. Fizemos uma parada rápida, rápida mesmo, na praça das flores e no labirinto verde. A próxima parada foi em Carlos Barbosa pra visitar a famosa loja de fábrica da Tramontina. A loja é realmente bem grande, e o preço é parecido com o que estamos acostumados, nada muito barato. Quem não quisesse visitar a loja, poderia fazer uma degustação de queijos e vinhos. Depois de tudo isso, partimos para o ponto alto do passeio, a Maria Fumaça.
Maria Fumaça
A rede ferroviária foi construída no início do século XX para facilitar o escoamento da produção de vinhos. A linha entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves foi finalizada em 1919 e transportou passageiros e cargas até a metade dos anos 90. Dentre os poucos trens à vapor que restaram, três deles estão em Bento Gonçalves, sendo que dois deles fazem o trajeto atualmente para fins turísticos. A locomotiva é acesa com lenha e movida a água, e durante o trajeto o fogo é alimentado com serragem. O percurso total tem 23 quilômetros que é percorrido pela Maria Fumaça em 1h30.
Pegamos o trem em Carlos Barbosa. O passeio é bem animado, com muita cantoria e danças. Após algum tempo de paisagens de tirar o fôlego, paramos em Garibaldi. Descemos do trem para tirar fotos, alias, essa será sua única oportunidade, já que o embarque e desembarque é bem rápido. Na estação tem vários artistas vestidos com roupas típicas tocando, e também há uma degustação de vinho. Após a parada em Garibaldi, a Maria Fumaça segue para Bento Gonçalves onde o passeio termina. Após o passeio, há a opção de visitar o parque temático Epopéia Italiana.
Epopéia Italiana
O parque temático possui 2000 metros quadrados e conta a história de dois imigrantes italianos chamados Lázaro e Rosa em nove cenários. A história começa na Itália, onde os imigrantes vieram para o Brasil em busca do paraíso na América. Um dos cenários é um grande navio que trouxe os imigrantes para o Brasil, e termina com uma recriação das primeiras casas feitas pelos colonos e a construção de Bento Gonçalves. O espetáculo é muito bonito e vale a pena assistir. O ingresso custa R$ 23,00 em baixa temporada e R$ 25,00 na alta, mas no nosso caso, o ingresso já estava incluso no passeio da Vento Sul. Após o espetáculo o ônibus já estava nos aguardando para nos levar até a vinícola Tonet.
Endereço: Rua Visconde de São Gabriel, 507 Bento Gonçalves
Horário de funcionamento: de terça a domingo de 8h às 17h45
Para saber mais: Site Oficial
Vinícola Tonet
Inaugurada em 1897, surgiu com a chegada ao Brasil da família italiana Tonet que trouxe consigo a tradição e o cultivo de videiras e elaboração de vinhos. A produção comercial começou apenas em 1950 e atualmente possui produtos premiados no mercado nacional e internacional. Visitamos a vinícola e fizemos uma degustação de vinhos que estava inclusa no pacote. O local produz sucos, vinhos e espumantes. Após a degustação, tivemos mais uma parada novamente em Nova Petrópolis em um shopping de malhas, mas não achei nada de mais e estávamos tão cansados que não aproveitamos muito.
Endereço: Estrada Municipal Vicente Menezes, s/n – Linha 40, Caxias do Sul
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h às 12h e de 13:30 às 17h30.
Para saber mais: Site Oficial
Vale a pena?
Eu gostei bastante e acho que vale a pena sim. O passeio da Maria Fumaça é sensacional e foi bem interessante conhecer a história dos colonos italianos que desembarcaram no Brasil e povoaram a Serra Gaúcha. Estava incluso no passeio o translado, a visita a loja da Tramontina, o ingresso da Maria Fumaça com a degustação em Garibaldi e o ingresso da epopéia italiana. Também estava incluso o almoço e a degustação na Cantina Tonet. Fomos muito bem tratados pelos guias da Vento Sul e não ocorreu nenhum imprevisto. Caso queira ir por conta própria de carro, a empresa que administra o passeio da Maria Fumaça e da Epopéia é a Giordani Turismo.
Caso queira pernoitar em Bento Gonçalves, veja o post do Blog Viagens de Cá pra Lá com dicas de o que fazer em Bento Gonçalves.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Até breve! 😀
Posts Relacionados
🌏 Gramado: o que você precisa saber antes de viajar!
🌏 Mapeando Canela: Parque Estadual do Caracol e Vale da Ferradura
🌍 Mapeando Gramado: Lago Negro & Alemanha Encantada
🌍 Mapeando Gramado: Ritta Höppner & Mini Mundo
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!