Ícone do site Mapeando Mundo

Gramado: o que você precisa saber antes de viajar!

Pórtico de entrada em Gramado

Pórtico de entrada em Gramado

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Serra Gaúcha na região das hortênsias. Com uma economia voltada ao turismo, há forte influência alemã e italiana. É uma cidade pequena, mas tem tanta coisa pra ver que na minha opinião fazer um bate e volta saindo de Porto Alegre é um desperdício. Ficamos uma semana e fizemos tudo com muita tranquilidade incluindo Canela, uma cidadezinha à apenas sete quilômetros de Gramado. A cidade tem várias fábricas de chocolate e a região produz os melhores vinhos brasileiros. Importante dizer que Gramado é uma cidade turística, então tudo por lá tem um valor acima da média. Os acessos às atrações são caros e as vezes o custo benefício é baixíssimo. Mas há também muitas atrações gratuitas então, como sempre digo, seu bolso é o seu guia! 😂

Pórtico de Gramado – Foto: Felipe Beiragrande

Como Chegar

O Aeroporto mais próximo de Gramado é o de Caxias do Sul e está a 66 quilômetros da cidade, mas recebe poucos voos diretos. Acredito que se você está fora da região Sul, a melhor forma é chegar pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, que fica a 115 quilômetros da cidade e oferece mais opção de transporte até Gramado. Chegando no aeroporto você poderá alugar um carro, contratar um transfer ou pegar um ônibus.

Para o trajeto de ônibus, a principal empresa é a Citral e possui várias opções de horário de 6h até as 21h15 e é possível pega-los dentro do aeroporto. Como chegamos durante o dia, optamos por ir de ônibus e foi bem tranquilo. Caso vá chegar de madrugada, o ideal é contratar um transfer ou pernoitar em Porto Alegre para evitar pegar estrada à noite. Indo de carro, o caminho mais conhecido é a Rota Romântica que oferece o trajeto mais bonito, feito pela BR 116.

Como se locomover na cidade

Se você está hospedado no centro, dá pra visitar bastante coisa a pé. Não há opções de transporte público na cidade e a maior parte dos ônibus só faz o trecho Gramado-Canela. O ruim de ficar a pé é a chuva e o frio. Então acredito que a melhor forma de explorar a cidade seja de carro ou táxi. Assim que chegamos na Rodoviária de Gramado, alugamos um carro e acredito que foi a melhor opção, já que não dependíamos de táxi e mesmo em dias de chuva pudemos seguir nosso roteiro. Caso esteja sem carro, alguns restaurantes e atrações oferecem transporte gratuito para quem está visitando o local, é só verificar com seu hotel os locais e a disponibilidade.

Quando ir

As temperaturas em Gramado costumam ser mais baixas que a média do país. Como Gramado e Canela são cidades turísticas, há algumas programações famosas que movimentam a cidade. Na temporada de inverno, a cidade lota com a possibilidade de neve e o espetáculo Natal Luz, um espetáculo natalino que deixa toda a cidade enfeitada e iluminada. A temperatura nessa época pode chegar a 0ºC. No verão esquenta um pouco mais, com a máxima chegando a 32ºC. Em agosto há o Festival de Cinema de Gramado. Fomos em agosto e pegamos um friozinho suportável. Chove bastante o ano todo, com médias menores entre abril e junho. Na primavera, as hortênsias florescem e a cidade fica linda!

Minha dica é sempre a mesma, antes de fazer as malas confira a previsão do tempo. Apesar de não ser 100% de certeza pode te ajudar a se livrar de apuros climáticos na viagem. 😅

Onde ficar

As opções mais baratas de hospedagem estão em Canela. caso esteja de carro, é uma boa opção. Se for explorar a cidade a pé, prefira hotéis próximo ao centro e a Rua Coberta. Ficamos no Hotel das Hortensias e eu recomendo. Café da manhã simples mas gostoso. Atendimento e recepção impecáveis. O hotel oferece estacionamento gratuito aos hóspedes. Clique para mais dicas de hotéis em Gramado!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍 Mapeando Petrópolis: Palácio Quitandinha & Palácio de Cristal
🌍 Mapeando Petrópolis: Catedral e Museu Imperial

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão! 

Sair da versão mobile