O centro histórico de Roma é um dos mais incríveis que visitei. Ficava andando e imaginando (sim, sou mestre em imaginação) o quanto de história aquelas pedras e ruas não guardam! É meio complicado transporte público nessa parte da cidade (falo mais sobre isso aqui) então o negócio é explorar a pé mesmo. Depois de bater nosso ponto e almoçar no Hard Rock Cafe Roma (sim sou dessas! 😂) seguimos a pé para a famosa Fontana di Trevi.
Fontana di Trevi
Foi uma experiência interessante. Eu sabia que ela era grande mas não tinha parâmetro. Fomos por uma rua lateral e eu comecei a ouvir o barulho da água. Quando eu cheguei e vi o tamanho da Fontana di Trevi, as palavras me faltaram e nem uma interjeição eu consegui emitir naquele momento. 😂
Quando eu disse que a fonte é famosa, não estava sendo modesta. Dependendo do horário que você chegar por lá, ela estará abarrotada de gente. A dica é a mesma de sempre: vá cedo! Fomos a tarde e depois decidimos retornar pela manhã para tirar fotos com calma e deu certo. Se você quiser só conhecer e jogar aquela moeda marota, vá em qualquer horário. 😅
A Fontana di Trevi é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Está encostada na fachada do Palazzo Poli e tem simplesmente 26 metro de altura e 20 metros de largura.
A primeira menção da fonte é de 1453. O Papa Nicolau II determinou que um “simples receptáculo” fosse construído. Depois de muitas modificações, uma grande restauração foi feita e custou uma pequena bagatela de 2,2 milhões de euros.
Reza a lenda que quem atirar uma moeda na Fontana realiza um desejo. em 2016 foram recolhidos um milhão e meio de euros que foram usados em projetos beneficentes. Verdade ou mito, eu joguei sim minha moeda lá e fiz meu pedido. (Contei qual foi no Instagram, me segue lá @mapeandomundo). Depois de tirar algumas fotos e desejar de todo o coração, seguimos para o Panteão (oito minutos a pé).
Panteão
O prédio onde está atualmente o Panteão de Roma foi encomendado por Marco Agripa durante o reinado de Augusto. Com uma planta circular, possui grandes colunas coríntias de granito. É uma das mais bem preservadas estruturas da Roma antiga ainda em uso.
A estrutura da cúpula é impressionante e pesa cinco mil toneladas com o record de maior cúpula de concreto não reforçada do mundo. O centro da estrutura é aberto e é a única fonte de luz natural. Também serve como sistema de resfriamento e ventilação e durante chuvas e tempestades, um sistema de drenagem no piso remove a água.
Apesar de ser um Panteão, o edifício não possui uma cripta e estão enterrados lá o famoso artista Rafael, Vittorio Emanuele II, pai da pátria e o Rei Umberto I e sua esposa. A entrada é gratuita.
Endereço: Piazza della Rotonda
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 8h30 às 19h30. Domingo de 9h às 18h
Para saber mais: Site Oficial
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌍 Roma: tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Roma: Coliseu (Anphitheatrum Flavlum)
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!