Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Santiago: Cerro de Santa Lucia & Cerro de San Cristóban

Vista do Topo do Cerro San Cristóban

Vista do Topo do Cerro San Cristóban

A cidade de Santiago está construída em uma vale e cercada pela Cordilheira dos Andes. Na área metropolitana existem alguns morros, que são chamados pelos habitantes de “cerros”.

Cerro de Santa Lucia

Localizado no centro de Santiago, o local possui praças, fontes, estátuas e lindas escadarias. Ele possui duas entradas. A entrada principal fica bem próximo a estação de Metrô na Avenida Libertador Bernardo O´higgins. Também tem uma entrada por trás do cerro, localizada na Rua Merced que foi a que utilizamos, por estarmos na região do Parque Florestal.

Com três níveis, o primeiro e o da entrada principal é o Terraza Neptuno onde há um enorme palacete e uma fonte que foi inspirada na Fontana Di Trevi  na Itália. O segundo nível possui uma praça e já dá pra ter uma vista bem legal da cidade.

Depois do descanso na praça, existem as escadas de acesso ao mirante, que é a parte mais alta do cerro, há 69 metros do chão. Essa parte é um pouco mais complicada, porque os degraus são feitos de pedra e alguns estão quebrados. O caminho é estreito e a disputa grande no mirante que é bem pequeno. É preciso tomar bastante cuidado com os esbarrões, já que as muretas são baixas e não há nenhum outra proteção além delas. O esquema é subir no mirante, tirar a foto e descer para continuar aproveitando a vista na praça! 😅

Bom, sobre a vista, eu devo falar…é de tirar o fôlego!

Castillo Hidalgo no Cerro de Santa Lucia – entrada pela rua Merced – Foto: Felipe Beiragrande

Terraza Neptuno em Santa Lucia – Foto: Felipe Beiragrande

Acesso ao Mirante de Santa Lucia – Foto: Felipe Beiragrande
Vista do mirante de Santa Lucia – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Av Libertador Bernardo O’Higgins
Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 19h
Como chegar: Metrô – Estação Santa Lucia (Linha 1) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Santiago

Cerro de San Cristóban

Maior que o Santa Lucia, com 880 metros de altura, o Cerro de San Cristóban é um dos pontos mais altos da cidade. O cerro faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, e é lá também que se encontra um dos mais importantes Zoológicos da América do Sul. O modo mais simples de chegar ao topo é através do funicular.

Inaugurado em 1925, o funicular possui dois vagões que revezam a subida e a descida com capacidade para 40 pessoas. A subida é de 485 metros e o percurso possui 3 estações. A entrada para o cerro fica na estação Pío Nono. Lá existe uma pequena bilheteria com as opções de tickets e os horários de subida. Na bilheteria você terá a opção de comprar somente a ida, ida e volta ao topo ou ida e volta com a entrada do zoológico.

Importante lembrar que o funicular só para na Estación Zoológico na subida. Então caso queira visitar o zoo, você terá que fazê-lo na ida e não na volta.

Chegamos bem cedo, e fomos praticamente os primeiros a entrar no funicular. Compramos o ticket combinado com entrada para o Zoo. O Combo saiu por CPL 5.000,00 por pessoa (Mais ou menos R$ 25,00). Para crianças de 3-13 anos o valor sai por CPL 3.000,00 (R$ 15,00).

Estação Pio Nono e entrada do funicular – Foto: Felipe Beiragrande

Zoológico Nacional do Parque Metropolitano de Santiago

O nome é grande e o zoológico também! 😂. São mais ou menos mil animais e 158 espécies nativas. É bem sinalizado, limpo e organizado. Como chegamos cedo, vimos o café da manhã dos leões e foi bem impressionante e curioso. Tem um urso polar bem grande e fofinho e muitos pinguins, além de um tigre branco muito lindo! Mesmo se você não está viajando com crianças vale a pena dar uma parada no Zoológico. Visitamos e foi bem divertido. Atenção ao horário de funcionamento. O Zoo fecha segunda feira para manutenção.

Zoológico de Santiago – Foto: Felipe Beiragrande
Zoológico de Santiago – Tigre Branco – Foto: Felipe Beiragrande
Zoológico de Santiago – Urso Polar – Foto: Felipe Beiragrande

Estación Cumbre

É a última estação do funicular e dá acesso ao topo do Cerro San Cristóban. É também acesso ao teleférico que foi reinaugurado em 2016 depois de ficar 6 anos fechado após o terremoto de 2010. Infelizmente quando fomos o teleférico estava fechado.

Saindo da estação, você vai se deparar com uma praça com lanchonetes e lojinhas. Ainda é possível subir mais alguns lances de escada e ter acesso ao Santuário da Imaculada Conceição uma das principais padroeiras do Chile.

Passeamos pela praça e aproveitamos a vista. Vale a pena ficar até o por-do-sol. No inverno geralmente há muita neblina devido a poluição. No dia que fomos o céu estava lindo e a Cordilheira acenando pra gente! 😍🏔

Vista do topo do Cerro San Cristóban – Felipe Beiragrande
Espaço de meditação no alto do Cerro San Cristóban – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Parque Metropolitano de Santiago
Horário de funcionamento: Segunda das 13h às 19h e de Terça a Domingo das 10h às 19h horas. O teleférico e o zoológico não abrem segunda.
Como chegar: Metrô – Estação Baquedano (Linha 1) – Clique aqui para acessar o mapa do metrô de Santiago
Para saber mais: http://funicularsantiago.cl/

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌎 Valle Nevado: A maior estação de esqui da América do Sul
🌎 Bate e volta em Val Paraíso e Viña Del Mar
🌎 Santiago, do Chile!
🌎 Mapeando Santiago: Vinícola Concha Y Toro
🌎 Mapeando Santiago: Centro Histórico, Plaza de Armas & La Moneda
🌎 Mapeando Santiago: Parque Forestal & Museu de Belas Artes

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

 

 

Sair da versão mobile