A impressão que tive quando cheguei em Praga é que a cidade tinha uma carga histórica cultural enorme. O apelido que damos à Europa de “velho continente” fez todo o sentindo. Não que a cidade seja velha, não leve pra esse sentido (nem me leve a mal 😅), mas visitando o centro histórico de Praga (também chamado de cidade velha 😬) percebi o quanto de história aquele lugar tem pra contar.
Durante milhares de anos, as praças de Praga foram passagem obrigatória nas rotas comerciais que atravessavam a Europa de norte ao sul. Registros atestam a existência de povoações desde 5000 a.C.
Toda essa herança cultural está presente na arquitetura, na cultura e na essência dessa cidade. Às margens do Vlatava vou fazer uma listinha de oito atrações que você deve observar quando estiver visitando o centro histórico de Praga.
1. Praça do Centro Histórico de Praga (Staroměstské náměstí)
Também chamada de praça da cidade velha é uma das praças mais antigas de Praga. Já “viu” centenas de execuções, manifestações políticas e atualmente vê centenas de turistas e moradores tomando café ou cerveja. A praça é super animada e o destaque vai para a Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn.
2. Relógio Astronômico (Orloj)
É um relógio astronômico medieval e foi montado na parede sul da prefeitura Municipal. É composto por três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses. Em toda virada de hora todo mundo se junta próximo ao relógio para presenciar o show mecânico. É simples, mas divertido.
3. Antiga prefeitura
Construído em 1338 para os vereadores da Cidade Velha. A parte mais antiga inclui a torre (onde fica o Orloj) e uma capela incrível cheia e mosaicos. É possível subir na torre e ter uma vista panorâmica da cidade.
4. Portal da Pólvora
Sua construção começou no século XV pelo rei Vladislav II. Usada para guardar pólvora no século XVII, a torre foi danificada durante os ataques das forças prussianas em 1757. A fachada atual é de 1876.
5. Igreja de São Tiago
Uma cidade história assim sem umas boas histórias de terror não teria graça nenhuma né? A nossa dica mal assombrada do post fica a cargo da Igreja de São Tiago. O interior gótico e barroco rende a essa igreja o prêmio de igreja mais sinistro de Praga. Reza a lenda que um ladrão tentou roubar jóias de uma estátua da Virgem nessa igreja, mas a imagem de pedra agarrou seu braço e os açougueiros locais tiveram que cortá-lo. Conta-se que ele inda assombra a igreja pedindo aos visitantes que o ajudem a pegar seu braço que está pendurado na parede interna, Aconselho entrar e sair sem encostar em nada, mas vai lá! É grátis! 😂
6. Clementinum
Construído inicialmente como colégio jesuíta no século XVII, hoje abriga a Biblioteca Nacional. Foi lá que Johannes Kepler descobriu as leis do movimento planetário.
7. Karlova
Uma das ruas mais famosas da cidade. Liga o centro histórico até a Ponte Carlos. Passeie por essa rua de pedra e tire um tempo para observar as fachadas e as construções do centro histórico de Praga.
8. Ponte Carlos (Karlův most)
A 700 metros da praça da cidade velha está a Ponte Carlos. Fundada em 1357 por Carlos IV, é a mais antiga e famosa ponte de Praga. Foi construída de blocos de arenito e em cada uma das margens do rio foi construída uma torre de vigia.
Após a sua inauguração, principalmente durante os séculos XVIII e XIV, várias estátuas esculpidas por artistas renomados foram instaladas na ponte. A primeira e a mais famosa é a de São João Nepomuceno em 1683 e a última foi de São Cirilo e São Metódio, em 1923 totalizando 30 estátuas.
Como toda ponte que se preze, na lateral há uma grade para os apaixonados prenderem os cadeados do amor. 😍
8 on 8 – Centros históricos
Esse é mais uma blogagem coletiva do projeto 8on8. Veja também outro centros históricas nos posts dos blogs amigos:
Turistando.in – Um passeio pelo centro histórico de Gênova na Itália
Entre Polos – Centro Histórico de Olinda – Tour com Guia Local
Turista FullTime – Centro histórico de Manaus e as principais atrações
Travel Tips Brasil – O que fazer em Bergen – andando pelo centro histórico
O Berço do Mundo – Tomar e a linda Festa dos Tabuleiros
Chicas Lokas – O charmoso Centro Histórico de Florianópolis
Let’s Fly Away – [8on8] Viagem para Dubai, desvendando seu centro histórico
Destinos por onde andei… Conexão em Bogotá, o que fazer?
Espiando pelo Mundo – Velhas cidades inesquecíveis pelo mundo
*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Até breve!
Posts Relacionados
🌍 Praga: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Praga: castelo de Praga (Pražský hrad) e Hradčany
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!